A força de uma excelente execução

21/08/2019


Em nosso dia a dia nos deparamos com diversos desafios para atingir os resultados definidos em nossas metas anuais.

O maior deles é ter sucesso no desdobramento e na implementação das ações previstas no planejamento anual de nossa empresa, seja elas no marketing, nas inovações, no comercial ou nas diversas ações que definimos em todas as áreas de nossa empresa ou da nossa marca.

Planejar tem o papel de definir as diretrizes de tudo aquilo que se quer realizar ao longo do ano, porém o plano nem sempre vai conseguir definir todos os passos e os desafios que serão encontrados ao se implementar as ações definidas.

Em minha carreira aprendi que o foco na execução é o principal elemento de sucesso para garantir que o planejamento seja desdobrado e implementado com sucesso.

Estar presente em todas as etapas da implementação e desdobramento das ações irá fazer uma grande diferença no resultado final, pois sempre irão aparecer pelo caminho situações não previstas que demandarão uma revisão do que foi planejado, oportunidades que não foram mapeadas, comunicações que não foram feitas, envolvimento do time para reforçar o entendimento da ação e uma série de atitudes que irão ser fundamentais para definir o sucesso ou fracasso de um projeto.

Se não houver acompanhamento, medições, revisões e alinhamentos ao longo do processo certamente muitas situações poderão afetar o sucesso da ação. O envolvimento de todo o time será a peça chave de sucesso ou fracasso de uma atividade.

Já passei por várias ações que tivemos que fazer várias mudanças no que foi planejado pois os desafios encontrados não foram mapeados ou previmos um formato e tivemos que remodelar ao longo do processo. E certamente, se não fosse o envolvimento de todos, um projeto que no papel era espetacular estaria fadado ao fracasso.

Outro aprendizado para garantir uma excelente execução, é estabelecer um DONO para cada projeto, que irá se dedicar integralmente a ele até que o resultado seja alcançado e que tudo o que foi previsto seja entregue. Um projeto de todos acaba sendo de ninguém.

O Dono irá dar o ritmo, envolver o time, sentir como está se desdobrando as ações e se elas estão chegando ao resultado que se espera. Ter um dono fará com que o projeto não se perca nas inúmeras demandas que se tem hoje nas empresas e seja gerenciado apenas por inúmeros e-mails.

O foco na execução é fundamental para o resultado, o envolvimento e a participação ativa no desdobramento e implantação darão uma prioridade diferente e quando o resultado começar a aparecer todos sentirão o prazer da realização.

Acredito que para ter sucesso nas ações que definimos atingindo os resultados que são previstos, o planejamento deve representar 30% do tempo e a execução 70%, para ter a efetividade esperada.

Gerenciar um projeto de dentro do escritório com belas apresentações de power point não será o caminho do sucesso. Estar presente no mercado, aonde está acontecendo a ação será muito mais rico e trará muito mais insights.

Assim meus amigos, vamos gastar sola de sapato que o sucesso virá!!! Boa semana a todos.

Por Marcelo Amarante.

TAGs: artigo marcelo-amarante