Experiência de Marca

Conforto delivery. Conheça a empresa de Luciano Checon

Conheça o dia a dia de uma empresa especializada na locação e montagem de estruturas para eventos que tem muita história para contar.

O dia mal havia amanhecido naquele 18 de fevereiro e os profissionais da Checon Equipamentos já estavam à postos, com o caminhão estacionado no Portão 3 do Maracanã para uma entrega muito especial. Os móveis e utensílios cuidadosamente transportados no baú iriam decorar o camarim de ninguém menos do que Mick Jaeger, líder dos Rolling Stones.

“Normalmente atendemos uma demanda muito grande para instalação de condicionadores de ar de todos os tamanhos e acessórios como octanorm para montagem de estruturas provisórias. Esta é a nossa especialidade. E foram os produtores que identificaram esta qualidade, compartilhando com a gente a facilidade que é contratar todos os itens de um único fornecedor”, ressalta Luciano Checon, diretor da empresa, que a 600 km dali acompanhava a entrega pelo periscope no escritório de seu depósito com mais de 2.000 itens.

Entregas de qualidade para um mercado cada vez mais exigente

Luciano e sua equipe davam sequencia ali a uma rotina que nós aqui do Promoview batizamos de “conforto delivery” já que tudo que é entregue sob encomenda e montado por eles visa a privacidade, bem estar e o conforto de quem vai utilizar.

E esta rotina já dura 16 anos e mais de 1.000 eventos dentro do universo glamouroso do Showbis além de competições como a Formula Indy. Somente neste início de 2016 já foram mais de 100 atendimentos, com destaque para a turnê dos Stones, a de Lionel Ritchie, Iron Maiden, Maroon 5 e do Lollapalooza, para quem a Checon Equipamentos fornece desde a primeira edição.  “No Lolla nosso atendimento concentrou-se na área de produção e camarins mas já fomos responsáveis pelo atendimento de diversos shows e musicais”, informou Checon. Já no caso do Lionel Ritchie nós fizemos a montagem em SP.”

                                        Luciano Checon

"Hoje somos a única empresa, que fornece quatro ítens essênciais para um grande evento: octanorm, ar condicionado, móveis e passa cabos, facilitando a vida do produtor, que encontra em um único parceiro o que demoraria dias para orçar e montar".

 

 

Entrega de qualidade marca uma história de crescimento

Tudo começou em 1º de Maio de 2000 quando Luciano percebeu a carência no atendimento do setor de locação de equipamentos e resolveu aplicar todo seu expertise acumulado na área de vendas para oferecer os equipamentos e serviços com um diferencial de qualidade.

E a história deste paulistano é interessante de se conhecer exatamente por tudo isso. Armado de muita disposição, requisito indispensável para quem quer progredir no setor de live marketing, Luciano Checon adquiriu 20 aparelhos de ar condicionados, cinco frigobar, dois freezers, uma S10 antiga e um celular pré pago.

“Como não tinha verba fiz tudo com o menor desencaixe” relembra o empresário. “Desenvolvi uma técnica para colocar sozinho o ar no buraco do estande. O problema era retirar. Quando ele saía, vinha uma cachoeira de água acumulada. Chegava em casa de madrugada todo molhado”, revela Luciano, com bom humor e alegria típica dos melhores empreendedores.

Tamanha disposição tinha como aliada uma grande percepção. Circulando pelos corredores e espaços, Luciano Checon percebeu outro gap: os móveis utilizados eram de baixa qualidade. “Quando vi esta oportunidade contratei uma consultora de arte e móveis e comecei a comprar itens diferenciados”.

Apesar dos móveis seram de última geração, para transportá-los na época Checon tinha saído da S10 antiga e adquiriu um mercedinho 76. “O caminhãozinho nos deixou na mão várias vezes e tive que empurrá-lo na marginal, fazendo a alegria dos montadores que trabalhavam comigo” .

Esta economia tinha um bom motivo ”Precisava viajar para Milão e acompanhar o Salão Internacional do móvel para continuar oferecendo itens diferenciados”, conta. O sucesso foi iminente e a concorrência correndo para copiar, ainda mais. O leitor sente alguma familiaridade aqui?
“Logo um monte de gente começou a nos copiar” relembra Luciano Checon. Mas a moeda sempre tem dois lados e um outro público começou a chamar a Checon Equipamentos.

“A criação das agências percebeu e várias delas entraram para nossa carteira, onde estão até hoje. Dali prá frente começamos a participar de outros tipos de eventos afora as feiras, como a Copa do Mundo e trouxemos outros tipos de equipamentos como o passa cabos para shows a prova de fogo” ( aquele que liga a house mix ao palco).

Desta forma e com muito esforço a cada evento a Checon Equipamentos foi reunindo um requintado estoque de materiais que disponibilizas aos seus clientes, que hoje escolhem no site da empresa e recebem nos locais onde são realizadas as produções.

Mesmo assim, quando a situação envolve mega astros, Luciano Checon precisa adquirir novos utensílios. No caso dos Stones a aquisição foi de móveis e as novas luminárias, compradas exatamente a pedido da decoradora Ingrid Berger.

Por determinação da produção, não são permitidas fotos dos camarins e dos móveis após a montagem, mas para esta matéria do Promoview foi autorizado um único registro da mesa acima). Reparem nas bebidas selecionadas para os Stones as garrafinhas de  água mineral da "Fiji". Já os moveis (acima, à esquerda) atenderam o pedido de Mick, em couro branco

A verdade é que quando estes pedidos especiais são feitos quem ganha são os demais clientes da carteira da Checon Equipamentos, que, por conta das exigências do showbizz, sempre dispõem dos mais requintados moveis e utensílios.

Voltando a operação do dia a dia, engana-se o leitor que pensa que o job se encerra quando o show termina.

“Realizamos um trabalho cuidadoso na desmontagem e transporte além, é claro, de um diferenciado serviço de higienização e tratamento da superfície e estofamento, especialmente dos sofás e poltronas, tudo para  que estejam sempre com o aspecto de primeira utilização. Só desta forma,  nosso próximo cliente poderá utilizar a mesma poltrona em que esteve o Mick Jaeger”, finaliza Luciano.

“A rotina de quem produz neste ambiente é bastante difícil e há a necessidade de uma grande harmonia entre os profissionais para que os prazos sejam cumpridos e tudo esteja pronto na hora que é preciso. Isso cria uma grande amizade entre todos”, observa Luciano.

Em 2016 a Checon Equipamentos passa a integrar o time de empresas que patrocinam as publicações do Promoview garantindo qualidade e matérias em primeira mão para os profissionais do live marketing brasileiro.