Experiência de Marca

<!--:pt-->GEA na visão de Claudio Mello<!--:-->

A Ampro lançou o GEA - Grupo de Estudos Acadêmicos, com o objetivo de compor e desenvolver trabalhos que nortearão os caminhos do conhecimento para o marketing promocional. Um grupo seleto de acadêmicos foi eleito para participar de reuniões mensais que facilitarão a geração de conteúdo tanto para o meio universitário como para o mercado, por meio de novos artigos, estudos, pesquisas, entre outros materiais.

A Ampro lançou o GEA – Grupo de Estudos Acadêmicos, com o objetivo de compor e desenvolver trabalhos que nortearão os caminhos do conhecimento para o marketing promocional. Um grupo seleto de acadêmicos foi eleito para participar de reuniões mensais que facilitarão a geração de conteúdo tanto para o meio universitário como para o mercado, por meio de novos artigos, estudos, pesquisas, entre outros materiais. “Pretendemos ser um farol, ou seja, orientadores para o meio acadêmico e para o mercado, além de fomentar a pesquisa acadêmica com os recursos que o mercado disponibiliza, agregando os esforços da Ampro”, afirma Claudio Mello, VP da entidade e coordenador do GEA e que, nesta entrevista ao Promoview, dá maiores detalhes sobre a importância do GEA para o mercado de marketing promocional.

Promoview: Prof. Claudio, o que representa a criação do GEA? Este movimento significa que o marketing promocional caminha para ter uma identidade própria no cenário da comunicação social?

Claudio Mello: Na realidade concordo com a proposição inicialmente. Estamos nesse exato momento, todos os professores que compõe o GEA, analisando profundamente a disciplina e verificando as diversas nomenclaturas e definições dadas a ela. Para tanto, em breve, o grupo deverá ¨fechar¨um conceito sobre aquilo que a Ampro considera como definição para o marketing promocional e, assim, dessa maneira, difundi-la para o mercado como um todo e logicamente com extensão para os meios acadêmicos também. Os conceitos atuais de uma maneira geral são confusos e, na maioria das vezes, não retratam aquilo que a disciplina oferece na realidade atual. Portanto, o objetivo é trazer a definição para a realidade cotidiana em que o marketing promocional atua e com isso, obter uma identidade própria e mais consistente.

Promoview: Academicamente falando, onde começam e onde terminam as ações de marketing promocional?

Claudio Mello: Se a considerarmos como ferramenta estratégica e não simplesmente como àquela que gera incremental de vendas, as mecânicas promocionais são inúmeras e podem, com certeza estar presentes em qualquer momento de um ciclo de vida de um determinado produto ou serviço –  para trazer resultados contundentes e satisfatórios e principalmente agregar maior valor e solidez à marca promovedora. Existe também a possibilidade de se estabelecer métrica de desempenho por meio do marketing promocional e foi por essa razão que muitos profissionais a utilizam-na por ter como mensurá-la. Mas, para que isso ocorra o profissional tem de estar preparado e com experiência comprovada na área para planejar, criar e operacionalizar campanhas promocionais. O mercado atualmente é composto por milhares de profissionais que ainda só a conhecem por meio de algumas aplicabilidades esquecendo-se de que o universo promocional é extenso e há de se estudar, pesquisar e desenvolver conteúdos mais bem preparados e qualificados para o desenvolvimento em cadeia do processo de crescimento do setor.

Promoview: Em sua opinião, como deve ser a estruturação do conteúdo para ensinar marketing promocional aos estudantes?

Claudio Mello: Em algumas instituições de ensino, a atividade é apenas ilustrativa e colocam-na apenas como um acessório. Mas, o mercado profissional sabe que isso é muito maior do que se ensina efetivamente nos meios acadêmicos. Então há de se aproximar a academia  urgentemente do mercado, pois este clama para que as entidades de ensino formem seus alunos de acordo com aquilo que o mercado necessita.

Professores que a ministram tem por obrigação de recorrer aos diversos meios disponíveis para que ocorra a atualização. Mas, na contramão não existem literaturas, artigos ou afins que possam ser utilizados pelos mesmos para serem multiplicados aos seus alunos.

Daí a Ampro cumpre o seu papel, que é o de municiar e dar ao mercado informações pertinentes a este target tão significativo da comunicação e do marketing.

Logicamente que a Ampro jamais formará professores, pois não é o seu papel, mas sim, de estabelecer relações íntimas com as instituições de ensino e nessa  troca, gerar conteúdo e conhecimento para disseminação aos interessados e desta maneira profissionalizar cada vez mais o mercado.

Promoview:Qual das especialidades da Comunicação Social está mais próxima do marketing promocional?

Claudio Mello: Se analisarmos profundamente o marketing promocional, verificaremos que ele atua nas diversas especialidades da Comunicação Social.

Por ser multidisciplinar sua atuação pode estar presente desde um brinde que poderá ser oferecido em uma pesquisa de mercado até em um evento proprietário de grande proporção. O marketing promocional estará presente de maneira significativa em todas as etapas do marketing.

A seguir, alguns dos trechos que encerro meu curso de marketing promocional na ESPM que diz o seguinte:

Promover a Venda, sim.

 

Sempre.

 

Promover a venda para que a marca cresça de maneira robusta e fortificada.

 

Sempre.

 

Mas, sempre se lembre que promover as vendas é um ato de responsabilidade, recheado de nuances e que deve ser elaborado com profissionalismo, visão, competência e principalmente pensando em conquistar marketing-share e ampliar o ciclo de vida de uma marca.

 

Finalmente, deveremos substituir as palavras:

 

Promoção de Vendas por Promover as Vendas de maneira integrada, comprometidos com a marca e seus objetivos estratégicos.

Podemos assim dizer que isto é marketing promocional.

claudio_mello3Cláudio Mello.

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