Em Curitiba

Nova flagship da Virus 41 traz espaço de personalização com foco no público feminino

Localizada em Curitiba, a loja recém-inaugurada associa a experiência de compra omnichannel com ativações

Loja da Virus 41 no Shopping Pátio Batel, em Curitiba
Fotos: Divulgação

Curitiba - A Virus 41, marca de curadoria de sneakers, lançou, na última quinta-feira (8), uma nova loja-conceito em Curitiba. Localizada no Shopping Pátio Batel, a flagship propõe uma experiência diferente aos consumidores com uma ilha de personalização, que permite a customização de tênis. Há, ainda, um espaço escamoteável para ativações, eventos com marcas parceiras e testes de produtos incubados.

Com a assinatura “Trendy for Real. It Sneaker”, a nova loja se estrutura como um hub de tendências, onde o consumidor pode comprar online e retirar offline. A marca mostra estar atenta não só a tendências, como a compra omnichannel, mas também ao perfil do consumidor, focando no público feminino e “escapando” do eixo Rio-São Paulo.

Personalização de sneakers na loja da Virus 41
Foto: Divulgação

Mulheres compõe metade do potencial de compra de sneakers

No Brasil, metade de todas as vendas de sneakers já é liderada por mulheres, de acordo com dados do Instituto Propósito. Isso revela uma mudança permanente nos hábitos de consumo desde 2020, quando o salto alto começou a ceder espaço para o conforto e a versatilidade dos tênis no dia a dia.

O fenômeno se intensificou com o boom do modelo Samba, da Adidas, que ganhou um novo olhar se tornando um dos itens mais desejados do streetwear feminino, impulsionado por microtendências e pela viralização nas redes sociais.

“Atualmente, muitas das principais marcas globais já contam com equipes formadas integralmente por mulheres, com o objetivo de conectar as tendências atuais da moda aos modelos icônicos de seus portfólios, promovendo inovação sem perder a essência”, afirma o CEO da Virus 41, Andre Lavanhinhi. Atualmente, 95% da equipe da empresa é composta por mulheres.

Embora o foco da nova flagship seja predominantemente feminino, a marca também se conecta a um público diverso que enxerga na moda uma forma de expressão autêntica. Mais do que uma loja de fashion sneakers, a Virus 41 quer ser um ponto de encontro entre identidade, comportamento e estilo.

Curitiba, sim: contra a lógica do eixo Rio-São Paulo

Loja da Virus 41 em Curitiba
Foto: Divulgação

Se para muitas marcas globais tudo precisa passar por São Paulo, a Virus 41 vai na contramão. A nova loja ocupa uma das principais alas do Pátio Batel, shopping que concentra o público mais exigente e fashionista do Sul do Brasil. A decisão, segundo Lavanhinhi, foi estratégica. “Nosso público-alvo não está nas ruas, como no Soho paulistano. A mulher que buscamos está dentro dos shoppings, quer conforto, segurança, curadoria. Somos atípicos e orgulhosos disso”.

Curadoria do portfólio

A loja recém inaugurada da Virus 41 reúne um line-up global das principais marcas, Adidas Originals, On, Asics, Hoka, Nike, Veja e outras, sob curadoria rigorosa, apostando em lançamentos de edição limitada e atendimento com foco no público feminino. “Até então, essa experiência era típica de mercados como São Paulo, Nova York ou Amsterdã”, afirma o CEO da marca.

Desde 2005 com operação digital, a Virus 41 foi um dos primeiros e-commerces de sneakers do Brasil. Com sete lojas físicas — cinco delas em Curitiba — e um e-commerce responsável pela maior fatia do faturamento, a marca se consolidou como referência em curadoria e experiência.

“O consumidor quer saber a história por trás do produto, quer agilidade e um atendimento que respeite sua identidade. Uma loja que só expõe produto é só mais uma loja. A flagship não é só sobre comprar: é sobre pertencer a uma comunidade que entende de moda, comportamento e estilo de vida”, conclui Lavanhinhi.

Kássia Calonassi
Kássia Calonassi

Head de Conteúdo

Jornalista especializada em Gestão Estratégica de Conteúdo. Líder de Redação, Social Media e Newsletter no Promoview desde 2024, onde atua como Head de Conteúdo e Editora-Chefe. Pesquisadora de Brand Experience e Live Marketing na UFPR.

Jornalista especializada em Gestão Estratégica de Conteúdo. Líder de Redação, Social Media e Newsletter no Promoview desde 2024, onde atua como Head de Conteúdo e Editora-Chefe. Pesquisadora de Brand Experience e Live Marketing na UFPR.