De acordo com um estudo global de Dove, apenas 4% das mulheres se acham belas, no entanto, 80% veem beleza em outras. A pesquisa, realizada em 20 países, entre eles o Brasil, detectou o quanto a ditadura da beleza ainda afeta pessoas ao redor do mundo e a marca, que há 20 anos está no mercado brasileiro incentivando a “beleza da mulher real”, quer reverter esse quadro.
Por isso, todas as pessoas que estão na fan page de Dove ou que virarem fãs, até o dia de hoje (26/04), terão a oportunidade de utilizar o novo aplicativo de performance inédita no Facebook, com o objetivo de incentivar os usuários, principalmente as mulheres, a repensarem a forma como a beleza é exposta no mundo e perceber o quão bonitas já são.
Bianca Shen, gerente de marketing de Dove, explica que a ideia surgiu pelo impacto que anúncios com mensagens que interferem na autoestima feminina causam nas mulheres. “É comum ver anúncios que digam o que você deve fazer para ficar bonita, com mensagens como ‘Perca peso!’ ou ‘Você está solteira e encalhada?’… Então, por que não substituí-los por outros mais positivos que falem sobre sua beleza real?”, diz.
O formato é simples. Os usuários devem ir até a fan page de Dove e seguir as instruções para aceitar o aplicativo. Lá terão a opção de escolher uma das frases relacionadas à beleza e para quem gostariam de enviar por meio de um tema ou interesse do perfil.
Depois, a mensagem escolhida será publicada pela rede de publicidade do Facebook para outras mulheres da rede social, até mesmo aquelas que não fazem parte da rede de relacionamentos de quem enviou o anúncio.
À esquerda, poderão visualizar a substituição da publicidade negativa que normalmente as mulheres recebem.
“Com esta ação queremos engajar as mulheres de uma maneira diferente criando um movimento no Facebook para provocar as pessoas a repensarem o que é a verdadeira beleza e como os estereótipos de perfeição têm minado a autoestima feminina, que se coloca muitas vezes em situações de risco para se encaixar em padrões determinados pela sociedade”, explica Bianca Shen, gerente da marca.
“A ideia de deixar a frase de cada adepto do movimento à frente desses anúncios demonstra o compromisso de Dove com pessoas reais. A marca está disponibilizando este espaço na rede social para que todos os usuários possam se expressar”, conta.
Esta é a primeira vez em toda a história do Facebook que um consumidor poderá criar seu próprio anúncio com mensagens positivas para enviar para quantas pessoas quiser.
“Dove está dando poder ao consumidor para que se comunique com a rede e essa se estenderá para além de seu círculo de relacionamento. Os novos usuários impactados pelos anúncios positivos sobre beleza que clicarem no banner serão direcionados à fan page de Dove onde poderão ter mais detalhes da campanha e como podem participar”, conclui Bianca.
A fan page de Dove Brasil que atingiu a marca de um milhão de fãs no início deste ano, e quatro milhões em todo o mundo no final de 2011, pretende impactar com o movimento cerca de dois milhões de mulheres brasileiras.