Experiência de Marca

SXSW 2019: confira os 10 principais assuntos do festival

Festival começa a revelar seus principais temas e palestrantes para a próxima edição

O festival tem anunciado parte dos palestrantes que estarão na edição do ano que vem, além de elencar os 10 principais assuntos que serão destaques nos painéis da conferência.

Segundo a organização do festival, a próxima edição do SXSW contará com mais de 500 sessões e, entre os assuntos propostos, alguns se destacaram por terem recebido muitas submissões pelo Painel Picker.

Com os temas selecionados, o festival apresenta suas 10 tendências principais em temas para 2019:

A indústria da Cannabis em evolução: o mercado de produtos que utiliza Cannabis está expandido, e diversas empresas já têm planejamentos concretos para se juntarem a essa nova indústria. No festival, o debate abordará as mudanças nos regulamentos, projetos de grandes empresas, possibilidades de investimento, entre outros assuntos do chamado “mercado verde”.

O papel humano na indústria musical: mesmo com tecnologias e ferramentas que possibilitam a total automação do processo de criação musical, a curadoria humana ainda é essencial para garantir criatividade e resultados originais. Mas até quando?

Blockchain e a internet 3.0: embora o blockchain já seja uma realidade, há muito o que entender sobre ela, principalmente em relação ao seu papel na construção de um novo tipo de relacionamento e interação na internet.

Realidade Estendida: as tecnologias imersivas são sempre assunto no SXSW, mas nesse ano, os debates apontam para como essas tecnologias (Realidade Aumentada, Realidade Virtual e Realidade Mista) já não estão mais em fases de experimentações e já estão (ou deveriam estar) em nosso dia a dia.

Segurança digital: assunto recorrente em 2018, a segurança digital também aparece como tema de destaque no SXSW 2019. Será que ainda confiamos nos ambientes digitais (ou nunca confiamos de verdade)?

Novas propostas de mobilidade: projeto de mobilidade urbana devem abundar o SXSW 2019, principalmente com propostas e debates sobre o que pode ser feito para melhorar (ou solucionar o problema) nas grandes cidades.

Serviços de assinatura: se já pagamos Spotify e Netflix (de acordo com a preferência de cada um), a tendência é que na próxima década os boletos de assinaturas de serviços sejam bem mais numerosos e indo além dos serviços de streaming.

Os trabalhos do futuro: tecnologias como robótica e inteligência artificial estão mudando o cenário de empregos do futuro. O que podemos esperar?

A hora dos documentários: antes considerados “cults”, os documentários agora chamam a atenção do público e crescem em bilheterias. É a hora de falar sobre isso.

Música e blockchain: como esses dois assuntos se relacionam? Os debates giram em torno de como a indústria da música pode ou não se beneficiar da tecnologia blockchain.
Palestrantes confirmados

Entre os palestrantes já confirmados para a próxima edição do festival, alguns nomes representam bem os temas já mencionados, como Jessica Brillhart, fundadora do estúdio independente Vrai Pictures e a principal cineasta de realidade virtual do Google.

Aparecem também entre os confirmados Kevin Systrom,CEO e co-fundador do Instagram; Susan Fowler, ex-engenheira da Uber; Kimberly Bryant, fundadora da Black Girls CODE; Elisabeth Moss, atriz e produtora; e Brené Brown, autor e pesquisador de best-sellers. Para ver a lista completa de palestrantes já anunciados, clique aqui.

O SXSW 2019 acontece entre os dias 08 e 17 de março em Austin, Texas.