SET Expo terá demonstrações do futuro da TV aberta

01/08/2019


A transição do sistema analógico para o digital já impactou mais de 130 milhões de brasileiros desde 2009.

set expoEste foi um importante passo para que a TV aberta evoluísse em 10 anos o que não evoluiu nas últimas cinco décadas. E, para mostrar que ainda há muito para avançar, o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD) leva até a SET Expo 2019 demonstrações de como será a telinha a partir de novos recursos de interatividade, áudio imersivo e HDR.  

Confira as principais feiras de negócios aqui.

Já conhecidas do púbico consumidor de streaming ou mesmo da TV a cabo, essas tecnologias serão disponibilizadas gratuitamente para a população nacional.

“No estande do Fórum SBTVD mostraremos como esses recursos se comportam no ambiente da TV aberta.”, explica José Marcelo Amaral, presidente da instituição.

set expo

O executivo afirma ainda que “Mesmo quem não possui um aparelho smart poderá usufruir desses benefícios, ainda que parcialmente.", lembra. 

Conheça as novidades que serão implantadas no sistema de televisão digital:

Interatividade: DTV Play

Desenvolvido pelo Fórum SBTVD, o DTV Play (middleware de interatividade) em breve estará disponível nas Smart TVs. Hoje, para assistir o conteúdo streaming, é necessário sair da programação aberta e entrar em um menu de aplicativos.

O novo framework vai fazer com que essa transição seja contextualizada e dificilmente percebida. Além disso, esse recurso oferecerá também propagandas direcionadas (cada usuário receberá sua própria oferta de produtos e serviços na TV).

set expo

Som: Áudio imersivo

Conhecida também como áudio 3D, a tecnologia garante ao telespectador uma experiência sonora muito mais real e envolvente do que é oferecido hoje. É como se um objeto fosse nitidamente percebido ao se mover para longe, perto ou mesmo ao redor de quem ouve. Há ainda a possibilidade de personalização. Em um diálogo na TV, por exemplo, será possível reduzir ou aumentar o volume da trilha sonora (música de fundo).

Cores: HDR

O High-dynamic-range, também conhecido como HDR é uma tecnologia que trata principalmente da luminosidade de uma transmissão. A partir desse recurso, os contrastes e as cores podem ser melhor percebidos com mais brilho e intensidade.

Nitidez: 4K

Hoje em dia, mais de 70% da população brasileira já tem acesso à TV digital, chamada de HD ou 2K. Com isso, a imagem dos aparelhos ganhou nitidez muito melhor do que antes. Mas o Fórum SBTVD, que trabalhou juntamente com órgãos do governo para disponibilizar esse benefício aos telespectadores da TV aberta, já está estudando uma nova migração para o Ultra HD, também conhecido como 4K. Isso significa que a imagem terá uma resolução quatro vezes melhor do que a atual.

As novidades acima serão apresentadas na Feira de Produtos e Serviços da SET Expo deste ano, que acontece entre os dias 27 e 29 de agosto, em São Paulo.

Os interessados em conferir as demonstrações dos recursos poderão comparecer ao estande do Fórum SBTVD, na Rua 1E, 11 – Expo Center Norte.

Fonte: Redação.

TAGs: evento-de-negócios feira-de-negócios live-marketing set-expo