Oi, Huawei e Nokia apresentam soluções em 5G na Futurecom

05/11/2019


A feira de negócios aconteceu entre os dias 28 a 31 de outubro, em São Paulo.

A Oi apresentou na Futurecom 2019, em parceria com a Huawei e a Nokia, novas soluções em tecnologia 5G e de uso da fibra ótica para o mercado corporativo e para clientes do varejo.

Confira as principais feiras de negócios aqui.

Leia também: Oi apresentou soluções digitais ao varejo no Latam Retail Show.

As soluções se baseiam na robustez e abrangência da infraestrutura da Oi, que é a maior do país, com mais de 376 mil quilômetros de fibra ótica, diferencial competitivo que será explorado em várias frentes do plano estratégico da companhia.

Essa infraestrutura tem possibilitado a rápida expansão da rede de fibra ótica da Oi até a casa do cliente (FTTH, na sigla em inglês), com 76 cidades atendidas e previsão de aproximadamente 5 milhões de casas passadas com fibra até o fim do ano, além de ser essencial para a implantação do 5G no Brasil quando esta tecnologia estiver disponível no país.

 “A fibra é o coração da estratégia da Oi e terá papel essencial em todas as frentes em que atuamos, seja no varejo, nas soluções para empresas, no segmento de atacado ou na mobilidade. Nossa rede representa um ponto de partida privilegiado para as transformações que vão ocorrer no Brasil em conectividade e serviços, pois nos confere capacidade superior para viabilizar tanto a banda larga por fibra como o 5G no país.”, afirma Rodrigo Abreu, executivo responsável pelas operações da Oi (COO).

 Na Futurecom, a companhia reforçaou seu posicionamento estratégico no segmento de fibra, destacando também a utilização do 5G como uma solução complementar ou temporária à solução de fibra, especialmente para disponibilização de serviços de banda larga em áreas onde a distribuição do acesso local em fibra ainda não estiver disponível.

A estratégia adotada pela Oi foi usada para sustentar aplicações tanto para o varejo (como na indústria de games, no streaming de vídeo ou em experiências de realidade virtual e realidade aumentada, entre outras iniciativas), quanto para o B2B, em soluções de IoT para empresas, por exemplo.

A Oi exibiu na Futurecom exemplos práticos destas aplicações, suportadas tanto pelo 5G como pela nova tecnologia para redes de acesso em fibra (FTTH) denominada XG.PON, que alcança taxas de transmissão de dados de até 10 Gbps, ampliando em até 4 vezes os limites da capacidade da rede atual de FTTH. Em parceria com a Huawei, a companhia promoverá uma experiência imersiva em Realidade Virtual 360 por meio do 5G.

Outra demonstração foi de um produto residencial lançado pela Oi, o Streaming Box, que conecta TVs convencionais à internet e transforma o aparelho numa Smart TV, com acesso a diversos conteúdos de streaming de vídeo.

Esta solução estará associada ao XG.PON utilizando acesso em fibra e a outra tecnologia inovadora, o FWA (Fixed Wireless Access), que garante internet sem fio de altíssima velocidade para aplicações fixas utilizando o 5G.

A Oi também  demonstrou na Futurecom a plataforma avançada de vídeo-monitoramento inteligente desenvolvida pela Huawei em rede de fibra. Destinada a aplicações de segurança preventiva em locais públicos e privados, a plataforma de vídeo-monitoramento é um serviço da Oi voltado para o mercado corporativo e público, que já está sendo utilizado em alguns pontos das cidades do Rio de Janeiro e Búzios.

Em outra demonstração, em parceria da Oi com a Nokia, o público pode viver uma experiência interativa e imersiva de game utilizando a nova tecnologia XGS-PON (que disponibiliza taxas 10Gbps simétricos) para redes FTTH e comprovar que mesmo quando a fibra óptica não estiver disponível, o 5G e sua ultravelocidade permitirão a mesma experiência da fibra óptica.

Fonte: Redação.

TAGs: feira-de-negócios futurecom huawei nokia oi são-paulo