Eventos

GTM Cenografia transforma stand da Deca em point da Expo Revestir 2018

Palco para a apresentação de novidades das principais marcas do segmento de arquitetura e construção, a Expo Revestir figura entre os maiores eventos do setor nas Américas e é reconhecida por revelar tendências e novas tecnologias.<br />  

Palco para a apresentação de novidades das principais marcas do segmento de arquitetura e construção, a Expo Revestir figura entre os maiores eventos do setor nas Américas e é reconhecida por revelar tendências e novas tecnologias.

E, para criar, executar e montar seu stand – que costuma se transformar em um point dos visitantes do evento -, a Deca contou mais uma vez com a expertise da GTM Cenografia, repetindo uma parceria de sucesso pelo quarto ano consecutivo – e que já foi foi reconhecido por importantes publicações internacionais, como a Grand Stand 6 e a seleção para o prêmio do site Archdaily. “Os visitantes sempre esperam algo novo no stand da Deca.

Por conta dessa expectativa, sempre procuramos estar à altura das novidades, tanto em design quanto em tecnologia. Para esse ano, o grande desafio foi apresentar as quatro marcas – Deca, Hydra, Ceusa e Duratex – com a mesma roupagem, mas garantindo a cada uma o foco em seus produtos”, revela Daltro Mendonça, diretor de projetos da GTM Cenografia.

Com 1.500 m² e situado logo à entrada do Pavilhão F no Transamérica Expo Center, o stand da Deca segue o formato ambience, reproduzindo da forma mais fiel possível os ambientes em que os produtos fabricados pela marca podem ser utilizados. Para compor as paredes do espaço – que, de acordo com as regras da feira, não podem ser totalmente fechadas, a fim de não impedir a visualização das marcas e dos produtos expostos -, a GTM Cenografia utilizou cerca de 30 quilômetros de elástico, nas cores branco e preto e nas mais diferentes larguras, gerando uma unidade visual futurista e, ao mesmo tempo, alinhada com os valores do cliente.

“O elástico é uma solução cênica que foi usada por nós de uma forma bem inusitada. A Deca é uma empresa que briga pela transparência e que passa por um momento muito positivo, então, nada como levar essa transparência à feira. Trouxemos, com o uso do elástico, flexibilidade e luminosidade, mostrando que o stand está de acordo com os ideais da empresa e, ao mesmo tempo, apresentando soluções que surpreendem no visual e sem competir com os produtos”, explica Daltro.

“Trabalhar com a GTM é muito fácil, pois a empresa nos transmite muita competência no que faz, desde a parte criativa e de projeto aos materiais utilizados, capacidade de execução, cumprimento dos prazos, proporcionando uma experiência diferenciada. É muito prazeroso trabalhar com a GTM e ver uma parceria de quatro anos se consolidar cada vez mais”, declara Bruno Antonaccio, diretor de desenvolvimento e marketing da Deca.

Sinergia entre Deca e GTM possibilitou soluções únicas

Um dos objetivos da GTM Cenografia ao realizar os projetos da Deca na Expo Revestir é humanizar os produtos da marca, deixando tudo bem próximo à realidade dos visitantes e sem o aspecto de showroom.

Mas, segundo Daltro Mendonça, isso só é possível graças à sinergia que existe entre as equipes das duas empresas. “Todas as ideias são combinadas entre os arquitetos e designers da Deca e os criativos da GTM Cenografia. Todos os resultados são frutos de cocriação, porque temos total liberdade para trabalhar dessa forma, e a Deca é uma empresa que é parceira, que valoriza isso e que gosta de ousar”, destaca.

Para Renata Braga, gerente de marketing e produtos da Duratex, a experiência foi positiva. “A Duratex já conhecia o trabalho da GTM através da Deca e este ano definimos contrata-los para a realização do nosso estande. Foi uma experiência muito bacana, onde conseguimos trocar e somar experiências no processo criativo e na produção. Respostas rápidas e comprometimento foram fatores de sucesso para a realização do projeto. Estamos muito felizes com o resultado na Expo Revestir”, afirma.

A integração é tamanha que, um mês antes do evento, uma equipe da Deca é alocada na fábrica da GTM Cenografia para auxiliar na pré-montagem e teste de todos os elementos do stand. “Quanto mais cedo um cliente nos envolve, melhor é o direcionamento que podemos dar. No caso da Deca, que encara a Expo Revestir como o principal evento do calendário, é importante que cada detalhe seja testado. Assim, evitamos imprevistos e garantimos não só o sucesso da operação, como também o cumprimento do cronograma de execução e de montagem”, destaca Daltro.

“Foi uma grande surpresa trabalhar com a GTM esse ano. Todo trabalho realizado, o esforço e extrema dedicação, além do cuidado para que o nosso stand ficasse perfeito, respeitando muitas vezes as dificuldades e o tempo para aprovação das questões que eram sugeridas para a nossa avaliação. Outro ponto que é importante destacar foi o cuidado em replicar todas as solicitações da forma mais fiel possível e a disposição em melhorar no que for preciso”, comenta Marcele Brunel, gerente de marketing e design da Ceusa.

A GTM Cenografia também é reconhecida pela agilidade em oferecer soluções que potencializam o resultado dos projetos e, ao mesmo tempo, eliminam problemas que podem arruinar todo o trabalho. Foi o que aconteceu no Espaço Ceusa. “Havia uma piscina prevista, mas consideramos arriscado colocar um teto de água no meio do stand. Sendo assim, usamos uma solução cênica que permitiu representar, de forma lúdica, uma piscina da borda ao fundo e com um elemento boiando, sem usar uma única gota de água”, descreve Daltro.

A empresa também se esmera em soluções que possibilitem em uma experiência sensorial, caso do túnel central do Espaço Deca. “Fizemos uma brincadeira com espelhos, que resultou em um caleidoscópio gigante reproduzindo milhares de cubas coloridas. Outra ideia bacana foi a sinfonia dos chuveiros, cujo fluxos de água seguiam o ritmo da música ambiente”, conta. E, também, faz uso de recursos arquitetônicos modernos para valorizar produtos e comunicar com precisão a proposta da marca.

“Usamos brises pivotantes para expor os revestimentos no Espaço Duratex. Aproveitamos o pé-direito alto e, de quebra, possibilitamos aos visitantes tocar os produtos, gerando maior interação. O mesmo aconteceu no Espaço Hydra. Lá, optou-se por reproduzir ambientes de quatro perfis de apartamentos, inclusive um adaptado aos portadores de necessidades especiais. Não se trata de uma questão de design pura e simples, mas também de funcionalidade e de aproximação do consumidor à marca”, finaliza.