Goodyear apresenta o futuro da mobilidade no Tokyo Motor Show

28/10/2019


Os conceitos Aero e Oxygene estão no estande da marca que ganhou o tema "Liberdade de Movimento".

A Goodyear Tire & Rubber Company está presente na 46º edição do Tokyo Motor Show 2019 com um estande com o tema "Liberdade de Movimento".

Confira as principais feiras de negócios aqui.

No local, estão sendo exibidos pela primeira vez no Japão duas abordagens em relação à mobilidade futura, apoiadas na história de inovação e de pioneirismo da Goodyear.

Apresentado no Salão Internacional do Automóvel de Genebra de 2019, o pneu Goodyear Aero foi projetado para o futuro, para ser usado por carros voadores.

Com base no conceito de "dois em um", o pneu pode ser usado no chão e no ar. "Aero" é caracterizado por um processador de IA (Inteligência Artificial) que combina informações recebidas de sensor dos pneus com informações transmitidas entre os veículos e entre a infraestrutura disponível. O processador AI analisa uma série de dados para mudar o veículo para o modo de voo ou de direção e aconselha até sobre a próxima operação.

O protótipo Oxygene Goodyear tem uma estrutura única que conta com musgos vivos que crescem dentro da parede lateral do pneu. Esta estrutura aberta aliada a um desenho inteligente da banda de rolamento absorve e faz circular a umidade da água na superfície da estrada, permitindo que ocorra a fotossíntese, e, assim, gerando a libertação de oxigênio para o ar.

Inspirado nos princípios da economia circular, com ênfase na redução do desperdício de materiais, nas emissões e na perda de energia, o protótipo foi concebido para integrar-se à perfeição na paisagem urbana do futuro, apresentando várias soluções de desempenho.

O Oxygene, por exemplo, absorve umidade da estrada através da sua banda de rolamento exclusiva, e inala o CO2 do ar para alimentar o musgo da sua parede lateral, libertando oxigénio através da fotossíntese. Numa cidade idêntica em tamanho à Grande Paris, com cerca de 2,5 milhões de veículos, isto significaria gerar praticamente 3000 toneladas de oxigénio, e absorver mais de 4000 toneladas de dióxido de carbono, por ano.

Com uma construção não pneumática, impressa em 3D com pó de borracha proveniente de pneus reciclados, a estrutura leve e amortecedora proporciona uma solução duradoura e imune aos furos, concebida para prolongar a vida útil do pneu, minimizando as questões de serviço e garantindo uma mobilidade sem preocupações.

Carro-conceito Lexus EV com pneu-conceito Goodyear

Os pneus conceito desenvolvidos pela Goodyear para o carro-conceito EV estão sendo mostrados no estande da Lexus. Os pneus apresentam um design com linhas transversais que usam a tecnologia aerodinâmica para ajudar no resfriamento do motor.

Trata-se de uma espécie de aletas avançadas cobertas por uma textura do tipo veludo que geram maior fluxo de ar para o funcionamento do veículo.

Fonte: Redação.

TAGs: evento feira-de-negócios goodyear live-marketing