Eventos

Futurecom terá 'tours' guiados

O objetivo da ação é que os participantes interajam com soluções de 5G, Cloud e IoT.

O Futurecom, evento de tecnologia e telecomunicações, promoverá, de 16 a 18 de outubro, no São Paulo Expo, tours guiados que serão dirigidos por um mentor técnico do Inatel – Instituto Nacional de Telecomunicações.

O objetivo é que os participantes interajam com soluções de 5G, Cloud e IoT.

A participação nos tours guiados estará disponível para todas as credenciais de evento. O ponto de encontro será ao lado do Press Center, próximo ao espaço 4Corp. As inscrições deverão ser realizadas com antecedência, no próprio local.

Os participantes terão a oportunidade de conhecer soluções de IoT do mercado, desde a infraestrutura até a sua aplicação para o consumidor final. Também poderão vivenciar de que forma o cloud é essencial para a melhor utilização das soluções de Internet das Coisas.

A IoT está se expandindo rapidamente no Brasil e as expectativas para os próximos anos são de que bilhões de dispositivos estejam conectados somente na América Latina.

“Uma das bases da nova tecnologia é a conectividade entre dispositivos diversos para encurtar distâncias, juntar objetivos e otimizar as atividades para melhor atender o usuário.”, afirma Hermano Pinto, diretor de portfólio da Informa Exhibitions e responsável pelo Futurecom.

Segundo o Gartner, a Internet das Coisas será incorporada por 95% dos eletrônicos até 2020. A diminuição dos custos dos dispositivos, o uso combinado com o gerenciamento de smartphones e o controle em nuvem estimularão o uso de IoT e o interesse crescerá de maneira exponencial, conforme avaliam os analistas.

“Todo fornecedor deve fazer planos para implementar a tecnologia de IoT em seus produtos, tanto para consumidores como para compradores de empresas, uma vez que a solução deve movimentar o setor, sendo uma das principais tendências para os próximos anos.”, destaca Hermano Pinto.

De acordo com a IDC, vários projetos de IoT serão impulsionados pelo Plano Nacional de IoT, lançado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC) no Futurecom do ano passado.

A IDC Brasil estima que circulem por toda a cadeia de valor neste segmento US$ 8 bilhões – do fabricante de sensores ao concentrador de dados, da integradora de serviços à operadora de conectividade.