Experiência de Marca

Couromoda 2019 começa com otimismo em alta

João Dória e Eduardo Leite, governadores de São Paulo e do Rio Grande do Sul, participaram da cerimônia de abertura do evento no Expo Center Norte, em São Paulo, no dia 14 de janeiro.

João Dória e Eduardo Leite, governadores de São Paulo e do Rio Grande do Sul, participaram da cerimônia de abertura do evento no Expo Center Norte, em São Paulo, no dia 14 de janeiro.

No início da tarde da segunda-feira (14/01), ocorreu a abertura oficial da 46ª edição da Couromoda, feira de calçados e artigos de couro mais importante da América Latina.

Realizada nos pavilhões do Expo Center Norte, que segue até quinta-feira, contou em sua abertura com a presença do governador do Estado de São Paulo, João Dória, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, os dirigentes da Abicalçados e da Ablac, o presidente Rosnei Alfredo da Silva e o vice-presidente Bruno Constantino, além de autoridades políticas dos principais polos calçadistas do Brasil, incluindo Franca.

O início da cerimônia de abertura da feira foi conduzida por Francisco Santos, presidente da Couromoda, que ressaltou que o setor deve retomar o caminho do crescimento e do emprego a partir de um cenário econômico mais favorável a partir deste ano.

"A mesma lógica serve para o varejo e as mais de 60 mil lojas que levam o calçado ao consumidor em todo o Brasil. As perspectivas de retomada no campo econômico e social e o retorno da capacidade de compra dos consumidores dão novo alento aos empresários e lojistas na nossa área de atuação.", afirma.

João Dória, governador de São Paulo, presidiu a cerimônia de abertura e durante o seu discurso reforçou grande parte de sua agenda liberal para estimular a economia, como forma de alavancar o setor calçadista paulista. "Não fazer guerra fiscal e melhorar a logística, por meio de uma série de privatizações no estado, incluindo o setor ferroviário, o sistema de hidrovia Tietê-Paraná e o Porto de Santos.", disse Dória.

Com discurso focado no aumento da produtividade do setor, Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, segundo maior produtor de calçados do país e maior exportador brasileiro, listou os pontos fundamentais para alcançar esse objetivo.

"Vamos trabalhar o mercado, para quem investe e empreende, reduzindo a burocracia e os custos logísticos e tributários e aprimorando a qualificação de mão de obra para o setor.", disse o governador Eduardo Leite.

O cenário para 2019 é otimista, visto que o Índice de Confiança do Empresário Industrial, por exemplo, é o maior dois últimos oito anos, atingindo 63,2 pontos em novembro; o PIB, no último trimestre, cresceu 1,7% no comparativo com o mesmo período do ano passado e o Índice de Atividade Econômica (Intenção de Consumo das Famílias), realizada pela Confederação Nacional do Comércio, indica que os brasileiros estão mais dispostos a comprar, um aumento de 9,2% em novembro, em relação a novembro de 2017. Dentro deste quadro, a expectativa é de retomada da economia e aumento dos negócios gerados durante a feira.