Eventos

Brasília recebe o 8º Fórum Mundial da Água

A pesquisa pioneira de planejamento territorial que está sendo desenvolvida no município de Santo Antônio do Pinhal, interior de São Paulo, será destaque no maior evento global sobre o tema de recursos hídricos, o 8º Fórum Mundial de Água.

        José Roberto Manna

A pesquisa pioneira de planejamento territorial que está sendo desenvolvida no município de Santo Antônio do Pinhal, interior de São Paulo, será destaque no maior evento global sobre o tema de recursos hídricos, o 8º Fórum Mundial de Água.

O encontro, que acontecerá em Brasília entre os dias 18 e 23 de março, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, tem como objetivo discutir o uso sustentável da água.

O projeto Águas da Mantiqueira, desenvolvido pela Fundação Toyota do Brasil em parceria com a Fundepag (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio), será apresentado no fórum pelo prefeito de Santo Antônio do Pinhal, Clodomiro Correia de Toledo Júnior, durante a mesa de projetos de financiamento internacional relacionados a recursos hídricos, no dia 22, às 11h30.

Além de apresentar a experiência, as boas práticas e os resultados prévios que estão sendo coletados na cidade paulista, Júnior vai discutir sobre a importância de financiamento em tecnologias inovadoras e pesquisas, capazes de economizar água e ampliar a segurança hídrica junto ao coordenador técnico do projeto Águas da Mantiqueira, José Roberto Manna.

O projeto Águas da Mantiqueira está promovendo uma pesquisa sobre a biodiversidade visando a sua conservação por meio do planejamento territorial e do desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável do município de Santo Antônio do Pinhal, localizado na Serra da Mantiqueira – cordilheira que é a maior província de água mineral do mundo.

Para Manna, que também é consultor da Fundepag, é fundamental o reconhecimento de parcerias privadas e investimentos que promovam a manutenção hídrica. “A participação desse projeto no principal e maior evento que discute o tema água é extremamente importante para incentivarmos mais parcerias que promovam a conservação da biodiversidade como base para os serviços ambientais, especialmente o provimento de água”, reconhece.

Debates da CNM

Ainda durante a semana do Fórum Mundial da Água, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) promoverá debates e trocas de experiências no tema do recurso natural. O projeto Águas da Mantiqueira também será destaque no evento, dessa vez, no ‘Espaço Municipalista: a Água e o Mundo’ no dia 22, às 15h, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães.

A coordenadora do projeto pela Fundação Toyota do Brasil, Thais Guedes, a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Santo Antônio do Pinhal, Sueli Nicolau, e a prefeita de Monteiro Lobato (SP), Daniela de Cássia Santos Brito, terão a oportunidade de discutir o protagonismo político da mulher sobre os serviços hídricos.

Para conferir a programação completa do 8º Fórum Mundial de Água, acesse o site http://www.worldwaterforum8.org/pt-br.