Eventos

Avantgarde marca presença na Expo Dubai 2020

A Exposição Mundial será realizada entre os dias 20 de outubro de 2020 e 10 de abril de 2021 em Dubai, e a agência foi escolhida para executar o projeto do Pavilhão Reino Unido Expo 2020.

Especializada em proporcionar experiências entre marcas e consumidores, a agência de comunicação global Avantgarde marca presença em um dos maiores eventos internacionais de inovação.

A Exposição Mundial será realizada entre os dias 20 de outubro de 2020 e 10 de abril de 2021 em Dubai, e a Avantgarde foi a agência escolhida para executar o projeto do Pavilhão Reino Unido Expo 2020, em parceria com a designer Es Devlin.

Conhecida por criar projetos que unem tecnologia, poesia, luzes e som, Devlin se uniu à sede da Avantgarde em Londres para produzir este projeto para o pavilhão do Reino Unido, inspirando-se em um dos últimos trabalhos do físico Stephen Hawkin, ‘Breakthrough Message’, uma competição global que o time de Hawkin criou para convidar as pessoas de todo o mundo a considerarem qual mensagem representando nosso planeta seria mandada ao espaço, caso encontrássemos uma civilização avançada vinda de outro lugar.

O pavilhão na Expo 2020 Dubai se tornará um lugar onde os visitantes de todo o mundo participarão de um projeto global coletivo, para mostrar o conhecimento britânico em inteligência artificial, tecnologia e poesia.

A Avantgarde foi escolhida pelo Departamento de Comércio Internacional e atuará na contratação geral do projeto, além de coordenar e realizar a produção criativa das interações, exibições e experiências digitais do pavilhão.

“A Expo 2020 Dubai vai explorar as possibilidades de conexão entre novas ideias e pessoas. É uma grande oportunidade para que empresas e países participem e exponham suas grandes inovações.”, destaca o diretor-geral da Avantgarde São Paulo, Ricardo Bruno.

O projeto é o resultado de uma estreita colaboração entre as equipes de design e construção sediadas em Londres, lideradas pela Avantgarde, em nome do Departamento de Comércio Internacional do Reino Unido. 

Construída em torno do tema  Inovando para um futuro compartilhado, a  Expo 2020 Dubai tem como objetivo celebrar a resiliência, criatividade, cultura e inovação da humanidade.

Esta é a primeira Expo Mundial realizada no Oriente Médio e também o maior evento realizado na região, com mais de 190 países participantes.

O Pavilhão do Reino Unido foi concebido e desenhado por Es Devlin com produção criativa da Avantgarde. Também contou com o apoio de arquitetos, Veretec e engenheiros estruturais, Atelier One. 

A estrutura de 25 metros de altura convida os visitantes a doar uma palavra para a ‘Mensagem Coletiva’, uma mensagem coletiva poética compilada por um algoritmo, utilizando as palavras doadas e treinadas em milhares de poemas de centenas de poetas britânicos. Os visitantes poderão começar a doar palavras a partir de 1º de outubro.

No centro do Pavilhão , dentro da estrutura do cone, está o Espaço Coral que cria uma paisagem sonora com vozes e instrumentos de todo o mundo.

O pavilhão também incorpora um restaurante, 1851, que visa mostrar o melhor da comida e bebida britânica de todo o Reino Unido. O espaço adicional para eventos abrigará uma série de experiências ao vivo celebrando especialistas, pensadores, inovadores e empresas do Reino Unido.

Steve Austen-Brown, diretor criativo da Avantgarde, disse: “Trabalhar na Expo Dubai 2020 tem sido uma experiência incrível. Ver nossa visão e design para o Pavilhão do Reino Unido ganhar vida e ser compartilhada com pessoas ao redor do mundo é uma coisa incrível de se fazer parte. Agora estou ansioso para que os visitantes insiram suas palavras na Mensagem Coletiva. Será emocionante ver como isso evolui à medida que mais e mais pessoas visitam nos próximos meses.” 

Stuart Bradbury, diretor administrativo da Avantgarde London, acrescentou:  “A Avantgarde está trabalhando na criação do Pavilhão do Reino Unido há quatro anos, então este é um momento importante para nós. Tivemos a honra de ser escolhidos para representar o Reino Unido neste projeto e aproveitamos a oportunidade de trabalhar diretamente com a Expo 2020 Dubai e Es Devlin. Depois de todos os desafios dos últimos 18 meses, agora parece o momento perfeito para um evento verdadeiramente global e completamente inspirador. ”

Segundo ele, a expertise da agência global contribui para levar a cultura e a tecnologia à exposição. “Somos a única agência brasileira com escritório em Dubai, esse alcance da Avantgarde é mundial e as sedes trabalham de maneira conjunta e única para entregar os melhores resultados e experiências para as milhões de pessoas que vão visitar os pavilhões durante os seis meses de evento.”, pontua.

A primeira Exposição Mundial foi realizada em 1851, em Londres, e levou aos visitantes as grandes invenções da Revolução Industrial. Desde então, o evento se tornou referência em inovação e tecnologia, chegando a apresentar durante sua realização grandes inventos da humanidade como o primeiro telefone, a primeira máquina de costura, alimentos novos como pipoca e ketchup, além do destaque para a edição de 1889, que teve como símbolo principal a Torre Eiffel, em Paris.