Experiência de Marca

Feira de negócios China Sourcing Fair chega ao Brasil

Entre os dias 14 e 16/08, São Paulo receberá cerca de 1.500 empresários e executivos chineses, representando mais de 540 companhias, em busca de negócios com empresas brasileiras.

O evento é inédito na América Latina e trará para São Paulo mais de 540 empresas da chamada Grande China, que inclui Hong Kong e Taiwan, para negócios com empresas brasileiras em quatro segmentos.

O projeto para o Brasil é ambicioso, e já para o próximo ano a expectativa é aumentar em 70% o número de participantes. Para 2014, o plano de expansão é de 100% em relação a esta primeira edição, reunindo no país mais de mil empresas chinesas.

Entre os dias 14 e 16/08, São Paulo receberá cerca de 1.500 empresários e executivos chineses, representando mais de 540 companhias, em busca de negócios com empresas brasileiras.

Esta é a primeira vez que um grupo deste porte desembarca no País, reunidos na China Sourcing Fair, um evento mundial que já ocorre em algumas capitais europeias e asiáticas.

China Sourcing Fair na edição de 2010 em Hong Kong.

O evento terá participação de empresários dos segmentos: eletrônicos de consumo, materiais de construção, vestuário e têxtil e brindes e presentes, e, não é direcionado ao consumidor final, mas sim para importadores e distribuidores de produtos asiáticos e varejistas em geral.

“Estávamos procurando um local que servisse tanto para compradores no Brasil, como em outros mercados na América do Sul, e, São Paulo, foi a escolha lógica. Tem uma localização central e um foco de negócios e comércio internacional”, afirma Bill Janeri, gerente geral da Global Sources, organizadora do evento. A promoção da China Sourcing Fair no Brasil está a cargo da EPS Eventos, promotora de eventos B2B.

A aposta de negócios dos empresários chineses está baseada no crescimento da classe média brasileira, o que expande as oportunidades para muitos produtos. “A expansão da classe média e o aumento da renda média nacional faz crescer a demanda por produtos de consumo, como TVs de telas grandes, telefones celulares, segurança e também artigos diferentes para casa”, avalia Carlos Militelli, diretor da EPS Eventos.

Carlos Militelli afirma que os sistemas de distribuição de produtos em mercados como o Brasil estão se tornando mais sofisticados, fazendo uma transição de lojas pequenas para redes de varejo semelhantes as existentes em economias do primeiro mundo. “Para preencher as prateleiras, atualmente, importadores e gerentes de compra olham para a China”.

No momento, a China produz grande parte dos produtos de consumo no mundo, e, ao longo dos últimos anos, a qualidade desses produtos tem melhorado consideravelmente. “Hoje, muitos dos exportadores da China operam dentro de normas ISO e têm vários certificados internacionais de segurança”, diz Carlos.

Tanto Carlos como Bill ressaltam a importância do evento pelo ineditismo no continente e também pelas inéditas oportunidades de negócios que estarão disponíveis para os empresários brasileiros.

“A internet certamente fez o comércio ficar mais fácil, no entanto, quando você investe milhares, ou mesmo milhões de dólares com um fornecedor, em última análise, você quer se sentar à mesa com ele e negociar pessoalmente”, diz Bill. “É isso que a China Sourcing Fair vai fazer, trazer esses fornecedores para perto dos compradores brasileiros, que não conhecem essas empresas”.

A China Sourcing Fair será realizada no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.