Experiência de Marca

Superliga ABCDE firma parceria com Burger King e NET

Competição foi criada pela Associação Brasileira de Clubes de eSports em 2017. Presidente e diretor-geral da ABCDE, Carlos Fonseca e Christian Costantini comentam a chegada de novos patrocinadores.

Competição foi criada pela Associação Brasileira de Clubes de eSports em 2017. Presidente e diretor-geral da ABCDE, Carlos Fonseca e Christian Costantini comentam a chegada de novos patrocinadores.

A Superliga ABCDE, criada pela Associação Brasileira de Clubes de eSports chega ao seu segundo ano com grandes novidades.

Com o objetivo de fomento do cenário e extensão do calendário da modalidade League of Legends, o torneio já atraiu em sua segunda edição duas grandes marcas parceiras: Burger King e NET. Ambas as empresas, não endêmicas, estão investindo no segmento no Brasil pela primeira vez.

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Segundo Carlos Fonseca, presidente da ABCDE, a Associação vem se profissionalizando cada vez mais, e está de olho nos profissionais mais renomados do mercado de esportes. Uma prova disso é a chegada recente de Christian Costantini, responsável pela gestão e captação de parcerias para a Superliga neste ano.

Com ampla experiência na área, Christian passou pela diretoria de vendas e marketing da ESM, agência de marketing esportivo, Time For Fun e Move, duas das maiores empresas de entretenimento brasileiras.

Formado na Western New England University (Massachusetts, USA), ele chega ao comando da ABCDE com o objetivo de representar os clubes e fomentar o crescimento, profissionalização, regulamentação e o reconhecimento dos eSports no país, além de mostrar a grandeza e o potencial do cenário para grandes marcas, que em sua maioria não sabem ao certo como investir neste novo mundo.

Burger King e NET chegam à edição de 2018 da Superliga para conversar diretamente com o público jovem.

“O interesse das marcas em patrocinar eventos está associado à audiência, na maioria das vezes. A Superliga envolve os principais clubes de LoL do Brasil, suas maiores estrelas e um público muito engajado no digital. São milhões de jovens, na sua maioria entre 17 e 24 anos, com bom poder de compra e que estão começando a criar uma relação de confiança com as marcas.”, ressalta Christian.

“Muitas marcas têm interesse por esse território, mas ainda não têm confiança na forma de ativação. Chego com objetivo de apresentar esta nova plataforma e oferecer essa exposição de maneira criativa e eficiente.”, completa.

No ano passado, cerca de 1 milhão de pessoas assistiram à Superliga ABCDE. Neste ano, a expectativa é que a audiência cresça 100% em relação a 2017. Em 2018, o campeonato tem transmissão por diversos canais: YouTube, Facebook, Twitter, Twitch, Nimo e Cube TV.

Ativações das marcas serão realizadas até o fim do torneio, no dia 23 de dezembro. A ideia é que streamers e influenciadores estejam envolvidos, trazendo um engajamento ainda maior para os parceiros. 

“Os eSports são apenas uma parte do ecossistema de jogos eletrônicos. Para a Superliga, pensamos em uma maneira de comunicar as marcas para todo este universo, presente principalmente nas plataformas de streaming. Não serão só os fãs de LoL ou da Superliga que serão impactados.”, explica Christian.

Como primeira forma de ativação, o Burger King premiará o MVP (melhor jogador) de cada partida com uma coroa. Ele será o “King of the Match”. Na primeira rodada, já foram distribuídas seis coroas. Até o fim do torneio, mais de 30 coroas serão dadas aos destaques dos jogos.

As rodadas da primeira fase da Superliga ABCDE acontecem às sextas-feiras, sábados e domingos, com dois jogos por dia. As semifinais estão marcadas para os dias 15 e 16 de dezembro, e a decisão, para o dia 23 do mesmo mês, às 13h.  A premiação total é de R$ 100 mil.