Semana de Monotipos é warm up para o Pan de Lima

10/07/2019


Tradicional competição em Ilhabela recebeu atletas do Brasil e do Exterior em preparação para disputar medalhas no Peru, a partir de 25 de julho.

monotipos ilhabela Uma conexão entre Brasil e Peru esquentou o clima de inverno durante a 46ª Semana de Monotipos de Ilhabela. Vários atletas aproveitaram a tradicional competição como forma de preparação na reta final para os Jogos Pan-Americanos de Lima, a partir de 26 de julho.

O melhor do marketing esportivo está aqui.

O resultado foi um elevado nível técnico do evento no litoral Norte paulista, fazendo desta edição umas das mais fortes da história.

O casal baiano Juliana Duque e Rafael Martins é exemplo de velejadores empenhados no título em Ilhabela, mas focados no Peru. “O nível está bem alto na Semana de Monotipos, e, para nós, é sempre bom vir para a ilha, onde sempre encontramos bons velejadores e raias muito boas. Neste ano está servindo para a gente testar algumas coisas diferentes, avaliar como está o nosso nível em relação a flotilha, que também conta com outros atletas que estarão no Pan.”, explica a timoneira Juliana.

monotipos ilhabela

Marido de Juliana e seu proeiro, Rafael confirma o objetivo de se preparar bem para os Jogos de Lima. “Estamos nos preparando para o Pan há dois anos, mesmo antes da classificatória. Somos a única dupla mista na classe Snipe que veleja também nas disputas exclusivamente masculinas. Neste último ano nos dedicamos bastante e conseguimos bons resultados. Viajamos bastante para treinar e competir com outras duplas, tudo para fazer um bom trabalho e buscar uma medalha para o Brasil.”, completa.

O Pan atraiu também competidores estrangeiros para Ilhabela. É o caso do cubano Nélido Manso Lopez. Campeão mundial de Snipe em 1999 e dono de três medalhas de Ouro nos Jogos Pan-Americanos, ele treina no Brasil ao lado da filha Iris.

Classe Star

Em paralelo à 46ª Semana de Vela de Monotipos, Ilhabela recebeu o campeonato do 7º Distrito da Classe Star. A competição recebeu alguns dos principais nomes da vela nacional e o título foi conquistado pela dupla formada por Marcelo Bellotti e Mauricio Bueno. Com quatro vitórias em sete regatas, levantaram o troféu de campeão com 9 pontos perdidos, cinco a menos que os vice-campeões André Diomelli e Marcelo Jordão.

monotipos ilhabela

“Estou muito contente com o resultado. É o meu terceiro título na Semana de Monotipos, mas o troféu do 7º Distrito da classe Star, o mais tradicional, eu ainda não tinha. Conseguimos uma performance muito boa ao longo da competição e me sinto muito a vontade em velejar em Ilhabela, onde conheço as raias, e fico feliz pelo conquista ao lado do Maurício.”, afirmou Bellotti, que completou.

A 46ª Semana de Monotipos de Ilhabela, começou no sábado (6) e terminou na terça-feira (9), reunindo 300 barcos na cidade do litoral Norte paulista, considerada a capital nacional da modalidade náutica.

A competição antecede a tradicional Semana Internacional de Vela de Ilhabela, a partir do próximo dia 13. 

 

Fotos: Paulo Stefani.

Fonte: Redação.

TAGs: evento evento-esportivo ilhabela jogos-pan-americanos