Experiência de Marca

Raio-X da quarta semana da Copa do Mundo na Rússia

Não foi dessa vez. Lágrimas, tristeza, decepção. A eliminação da Seleção Brasileira nas Quartas-de-Final do Mundial da Fifa foi o fato marcante dessa última semana.

Não foi dessa vez. Lágrimas, tristeza, decepção. A eliminação da Seleção Brasileira nas Quartas-de-Final do Mundial da Fifa foi o fato marcante dessa última semana.

Mas, como dizem por aí, futebol é assim mesmo, uma ‘caixinha de surpresas’. Poderíamos ter ido adiante? Sim, com certeza, porém, nem sempre o que se quer acontece.

O fato mais marcante da eliminação da Seleção Brasileira do Mundial da Rússia foi, com certeza, a maneira como a torcida brasileira reagiu ao fato. Pela primeira vez na história das Copas do Mundo quando o Brasil foi eliminado, não houve xingamentos nem a jogador, e, muito menos, à comissão técnica que foi aplaudida pelos amantes do futebol.

Mesmo com a eliminação da Seleção Brasileira, a comissão técnica recebeu aplausos dos torcedores (Foto: Lucas Figueiredo/CBF).

Infelizmente, temos que dizer houveram que ofensas nas redes sociais. O meia-campista Fernandinho, de 33 anos de idade, foi eleito pela torcida brasileira o ‘vilão’ da eliminação da Copa do Mundo após ter sido autor do gol contra que abriu caminho para a vitória da Béligica por 2 x 1.

As redes sociais do jogador e de seus familiares foram tomadas minutos depois do término do jogo por comentários de torcedores revoltados com a atuação do meio-campista. "Você é horrível", "Essa foi na sua conta", "Tu é um lixo", foram algumas das infelizes manifestações.

Para além das ofensas, alguns internautas chegaram a publicar ameaças e comentários racistas contra o jogador. "Parabéns, Fernandinho, seu macaco filho da p*** espero que você morra atropelado, seu m***", foi uma das publicações nesse nível. "Seu preto imundo. Vai aprender a jogar bola", foi outro.

Fernandinho, infelizmente, foi vítima de comentários racistas nas redes sociais (Foto: Divulgação/Fifa).

Indivíduos que têm esse perfil, não podem ser chamadas de torcedores. São uns idiotas, que não entendem nada de futebol, ou do esporte como um todo. Deveriam ser presos e condenados por incitar a violência de maneira gratuita.

Mas, os verdadeiros torcedores, aqueles que entendem que no esporte sempre um vai ganhar e o outro perder, também se mobilizaram em defesa de Fernandinho.

"Parabéns, Fernandinho. Você deu o seu melhor sim! Jogou muito. As pessoas precisam encontrar alguma forma de culpar os outros pelas frustrações delas, mas não ligue.".

Criticar é muito fácil. Muitos ex jogadores, alguns que sequer jogaram ou brilharam na Seleção Brasileira, e que hoje atuam como comentaristas esportivos, se acham também no direito de elencar uma série de falhas do time brasileiro. Todos querem achar um culpado. No futebol não existem vilões. Tem sim, um dia em que nada dá certo. Neymar foi 'cai-cai'? Sim! Mas foi só ele? Não! Muitos outros atletas forjaram faltas, porém, nenhum deles chamou tanto a atenção quanto o craque da nossa Seleção.

Neymar ficou mais conhecido no Mundial da Rússia por suas quedas do quê por seu futebol. Milhares de memes invadiram as redes sociais (Foto: Divulgação/Fifa).

Futebol não é ciência exata. Nem o maior especialista do mundo iria supor que teríamos entre os quatro finalistas à disputa da tão cobiçada Taça as seleções da França, Bélgica, Croácia e Inglaterra. Se tudo fosse previsível, seria um tédio.

As favoritas, aquelas nas quais todos os experts do futebol apontavam como certas para chegarem à Final, caíram muito antes que o Brasil. Alemanha, Argentina e Espanha foram algumas delas.

A grande campeã da Copa do Mundo no Brasil, a Alemanha foi eliminada ainda na Fase de Grupos na Rússia (Foto: Divulgação/Fifa).

Mas, é justamente aí que se encontra a magia do futebol que faz o mundo parar quando a sua Seleção entra em campo: o inesperado. Se todos os resultados fossem previsíveis, esse esporte não teria a magia que tem.

Não existe tecnologia no mundo, e, muito menos especialistas, que possam cravar com 100% de certeza, quem vai ganhar um jogo, e, muito menos, levantar a Taça da Copa do Mundo.

Nike e Adidas: quem levanta a Taça?

Bélgica, Croácia, França e Inglaterra seguem firme na disputa pela Taça da Copa do Mundo da Rússia 2018, cujas Semifinais acontecem na terça (10/09) e quarta-feira (11/07).

França e Inglaterra fazem o seu confronto na cidade de São Petersburgo às 15 horas (Horário de Brasília) no dia 10/07, e Croácia e Inglaterra jogam em 11/07, também às 15 horas, em Moscou.

Mas, na disputa de patrocínio à camisa, quem está levando a melhor? A Nike pode não ser patrocinadora do Mundial, no entanto, três de suas seleções chegaram à Semifinal contra apenas uma da Adidas.

Na próxima semana saberemos quem levou a melhor. Vai dar zebra? É esperar para ver! Até porque, com a evolução do futebol, ela está perdendo cada vez mais espaço.

Que venha a Copa do Mundo do Qatar em 2022. Seguimos juntos torcendo pela Seleção Brasileira. Uma hora o Hexa vem!