Experiência de Marca

Marcas investem R$ 9 milhões no Oi Rio Pro

A “tempestade brasileira” que tomou conta da Liga Mundial de Surf deságua em investimentos de multinacionais no mercado local.

A “tempestade brasileira” que tomou conta da Liga Mundial de Surf deságua em investimentos de multinacionais no mercado local.

Estimuladas pelos dois recentes títulos mundiais de Gabriel Medina e Adriano de Souza, as marcas Oi, Corona, Jeep, Airbnb e Hurley , ao lado da Secretaria Estadual de Esporte Lazer e Juventude, remam contra a crise econômica e apostam no patrocínio ao Oi Rio Pro, etapa brasileira da World Surf League (WSL), que acontece na cidade de Saquarema (RJ), entre 11 e 20 de maio.

A V3A e sua parceira 213 Sports, agências responsáveis pela comercialização dos ativos de patrocínio, compra de mídia e licenciamentos da WSL, revelam que, até 2015, o investimento de patrocinadores na etapa do Rio da elite mundial do surf oscilava entre 4 e 5 milhões de reais. Agora, em 2018, o evento que ocupará a praia de Itaúna, em Saquarema, arrecadou 9 milhões de reais.

O campeonato, que espera receber até 150 mil fãs nas areias, terá transmissão ao vivo nas plataformas digitais da WSL todo o mundo.  Com isso, as marcas impactarão aproximadamente 3 milhões de consumidores.

Fernando Cachinho, diretor-comercial da V3A, fala sobre o interesse das marcas neste mercado. “Observamos um crescimento relevante do mercado de surfe no Brasil. O esporte é praticado há décadas no país, mas os títulos mundiais de Medina e Adriano elevaram os surfistas ao status de ídolos nacionais. O interesse do público e, consequentemente, das marcas entrou nesta onda positiva. Trabalhamos em parceria com a WSL desde 2015. Este ano chegamos a um novo patamar de arrecadação junto ao mercado. E não pretendemos parar por aqui.” aponta o executivo.

Já Pedro Dau de Mesquita, diretor-comercial da 213 Sports, disseca os ativos da WSL para o mercado brasileiro.

“A WSL possui os quatro ingredientes para o sucesso de qualquer liga esportiva: ídolos nacionais, rivalidade, ampla audiência e transmissão de qualidade em diversas plataformas. O Brasil já representa 26% do mercado mundial, sendo o país mais importante. O surfe é jovem e autêntico, atributos percebidos pelos fãs da WSL e um grande oportunidade para marcas que buscam essa conexão."

Ativações e experiências de marca desembarcam no Oi Rio Pro

Em meio ao grande aparato de infraestrutura da única etapa da América Latina da Liga Mundial de Surfe, a Corona prepara uma atração que promete ser disputada pelo público.

A Casa Corona, também produzida pela V3A, em parceria com a Haute,  apresentará diversas ativações e experiências promovidas pela marca.

O espaço aberto ao público contará com aulas de ioga, oficinas de futvôlei, vôlei de praia e uma extensa programação de shows e festas durante todo o campeonato.