Maratona do Rio apresenta time de embaixadores

22/04/2019


Maior festival de corridas da América Latina acontece nos dias 22 e 23 de junho com cerca de 40 mil participantes.

A Maratona do Rio, o maior festival de corridas da América Latina, lançou dia 17/04, seu time de embaixadores.

O melhor do marketing esportivo está aqui.

O evento, organizado pela Dream Factory e pela Spiridon Eventos, acontece nos dias 22 e 23 de junho na cidade do Rio de Janeiro, e oferece percursos para todos os tipos de atletas, desde os iniciantes até os corredores profissionais.

Os embaixadores têm a missão de representar cada uma das cinco provas do festival: Maratona do Rio Cosan (42 Km), Meia Maratona Olympikus (21km), Desafio Cidade Maravilhosa (21 Km + 42 Km), 5km e 10km e Maratoninha Gloob, sendo essa última voltada para crianças de 3 a 10 anos (obrigatoriamente acompanhadas por um adulto), com percursos que variam entre 100 e 800mts.

A Maratona do Rio atrai atletas do mundo inteiro (Foto: Thiago Diz).

Segundo Camila Bahia, gerente de Produto da Dream Factory, o objetivo é promover a aproximação entre as provas e os corredores, mostrando a preparação e os desafios de cada um dos embaixadores para as suas respectivas modalidades e incentivando cada vez mais as pessoas a conquistarem um estilo de vida saudável.

“Escolhemos pessoas que representam com verdade cada uma das provas, alinhando o perfil dos atletas e seus momentos de vida aos desafios e distâncias de cada uma. Nossa intenção é que os embaixadores, junto com o Time de Especialistas, nos ajudem a contar a história da Maratona.”, explica.

Para representar a Maratona do Rio Cosan, que acontece no dia 23 de junho, a escolhida foi a corredora Mayra Rizzi, 32 anos. Contrariando as estatísticas da modalidade mais longa, onde 70% do público de atletas é masculino, Mayra foi escolhida como embaixadora dos 42Km justamente por representar o perfil das mulheres que são as novas entrantes da categoria e que cada vez mais estão buscando longas distâncias.

Mayra, Ruy, Silvio e Vinicius são os embaixadores da Maratona do Rio (Foto: Divulgação).

Em busca de completar sua primeira prova de longa distância, a corredora está muito focada e motivada, compartilhando seus treinos e bastidores todos os dias em sua conta no Instagram (@mayrarizzi).

A organização da Maratona do Rio acredita que escolha de Mayra tem a capacidade de inspirar e trazer novos atletas para a atividade.

Já na Meia Maratona Olympikus, a prova mais popular do festival, que reúne 14 mil corredores, as mulheres são a maior parte dos inscritos. Para mostrar que os homens também são adeptos do trajeto de 21km, que será realizado no dia 22 de junho, o embaixador escolhido foi o estudante de Educação Física Ruy Carmona (@ruulk), de 34 anos.

Ruy, que foi indicado pela Olympikus, é praticante de triathlon e treina corrida todos os dias. Sua escolha pela organização do evento tem o objetivo de retratar a seriedade e dedicação que uma prova de 21km exige.

Já o Desafio Cidade Maravilhosa é a combinação das modalidades anteriores. Nele, os corredores encaram as duas distâncias: o percurso de 21km, que acontece no dia 22 de junho, e o de 42km, o dobro da distância do primeiro, que acontece no dia seguinte, 23.

Desafio Cidade Maravilhosa (Foto: Reprodução).

Apesar de ambas as provas contarem com trajetos privilegiados pelas paisagens do Rio de Janeiro, o desafio exige uma preparação bastante consistente e conhecimento de todos os obstáculos do caminho.

Foram dois os nomes escolhidos para representarem o Desafio: Vinicius Vitorino, 38 anos, e Silvio Boia, 33 anos. Vinicius é ultramaratonista. Viúvo e pai de uma menina de 10 anos, Vinicius é um corredor “raiz”, daqueles que não usa relógio com tecnologia GPS e não toma gel de carboidrato, mas dá para segui-lo no Instagram @vinivitorino_rj.

Morador de Campo Grande, sai de casa na noite anterior à Maratona e corre de 3 a 4 vezes o caminho entre Recreio dos Bandeirantes e Aterro do Flamengo antes da largada da Maratona.

O também corredor Silvio Boia, por sua vez, é “veterano” no Desafio Cidade Maravilhosa e engajado no esporte por meio das redes sociais (@programakilometragem). Dono de um canal no YouTube voltado para amantes da corrida, Silvio vai mostrar sua jornada e ajudar a contar a história de Vinicius mostrando lado a lado a trajetória da dupla até o momento do Desafio.

As provas de 5km e 10km, consideradas a porta de entrada na Maratona do Rio, serão representadas pela paulista Karina Teixeira, 30 anos. A embaixadora, responsável por representar os 65% de atletas-turistas que não são do Rio de Janeiro, já foi ultramaratonista e hoje se encontra em um processo de recomeço na corrida.

Voltando à modalidade depois de uma série de motivos que a levaram a parar, Karina, a @corredoradavidareal, dialoga diretamente com aqueles que estão iniciando ou retornando no mundo da corrida e transmite a importante mensagem de se manter focado em um objetivo para alcançá-lo.

Por sua vez, a Maratoninha Gloob terá como embaixador Narbal Fernandes, 37 anos, responsável pelo projeto @correndopeloautismo

Karina e Narbal com a sua pequena Alicia (Foto: Divulgação).

Pai de Alicia, uma menina de cinco anos no espectro autista, Narbal faz da corrida algo maior que o esporte, sendo também uma ferramenta de conscientização sobre o autismo. Juntos, Narbal e Alicia vão participar da prova infantil com o objetivo de ampliar a imagem da causa e promover o esporte como forma de inclusão.

Na última edição, a Maratona do Rio recebeu 38 mil inscritos de todos os Estados brasileiros e de 50 países. 

As vagas para a prova de 21km já se encontram esgotadas. Para as demais distâncias, as inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial do evento.

Fonte: Redação.

TAGs: corrida-de-rua evento-esportivo maratona-do-rio marketing-esportivo rio-de-janeiro