Airbnb e COI anunciam parceria global para os Jogos Olímpicos

21/11/2019


Centenas de milhares de anfitriões do Airbnb vão participar do Movimento Olímpico oferecendo acomodações e experiências até 2028.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Airbnb anunciaram um acordo para apoiar o Movimento Olímpico até 2028. A parceria de nove anos e cinco Jogos Olímpicos vai criar um novo padrão de hospedagem que beneficiará as cidades que vão sediar os jogos, o público e os atletas.

O melhor do marketing esportivo está aqui.

Leia também: Barbie abre as portas da Casa dos Sonhos para o Airbnb.

O acordo está em sintonia com a Agenda Olímpica 2020, o plano estratégico do COI, a missão do Airbnb de promover viagens sustentáveis, e vai contribuir para os objetivos de sustentabilidade do Movimento Olímpico.

Esses esforços também estão em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para fornecer opções de viagem que favoreçam a economia e possibilitem a inclusão social.

A parceria inclui acomodações que vão reduzir custos para organizadores e entidades participantes dos Jogos Olímpicos, minimizando a necessidade de construção de nova infraestrutura de alojamento para o período dos Jogos e gerando receita para anfitriões e comunidades locais.

Em conjunto com o Comitê Paralímpico Internacional, o Airbnb também vai viabilizar acomodações acessíveis para pessoas com deficiência ou com outros requisitos de acessibilidade.

“O Airbnb e o COI têm um histórico robusto de organizar e receber os maiores eventos do mundo. Nossa parceria olímpica garantirá que os Jogos sejam os mais inclusivos, acessíveis e sustentáveis que já tivemos, e deixará um legado positivo duradouro para atletas e comunidades anfitriãs.”, afirma Joe Gebbia, cofundador do Airbnb. “A missão do Airbnb é criar um mundo em que sua casa seja em qualquer lugar, e estamos orgulhosos de que o espírito olímpico seja transmitido por nossa comunidade”, acrescenta.

“Esta parceria inovadora sustenta a estratégia de garantir que a realização dos Jogos Olímpicos seja sustentável e deixe um legado para a comunidade anfitriã.”, diz Thomas Bach, presidente do COI.

“Com a ajuda do Airbnb, também criaremos novas oportunidades para atletas de todo o mundo desenvolverem seus próprios fluxos de receita por meio da promoção da atividade física e dos valores olímpicos. A partir dessa parceria, atletas se beneficiarão diretamente além dos US$ 5 bilhões que o COI está distribuindo nesta Olimpíada para Comitês Organizadores e organizações de esporte no mundo todo.”, completa.

Novos anfitriões

A parceria vai gerar centenas de milhares de novos anfitriões em nove anos e dará aos moradores locais a oportunidade de obterem renda extra oferecendo acomodações e experiências locais aos fãs, atletas e outros membros do Movimento Olímpico em visita às cidades.

Para os visitantes, a comunidade do Airbnb vai proporcionar uma forma mais autêntica de vivenciar as cidades anfitriãs. Para as próprias cidades, a comunidade do Airbnb representa uma maneira mais sustentável de acomodar um maior número de visitantes.

Experiências Olímpicas do Airbnb

O COI e o Airbnb vão lançar as Experiências Olímpicas do Airbnb para dar oportunidade de ganho direto aos atletas.

Com lançamento previsto para o início de 2020, essa nova categoria vai beneficiar atletas em todo o mundo – para além do período e da localização geográfica dos Jogos.

Ao promover esportes e atividades físicas, essas experiências vão incluir um pouco de tudo: desde a chance de treinar com um atleta olímpico até explorar a cidade com um atleta de elite.

Nos próximos meses, o Airbnb e o COI, por intermédio da plataforma Atleta 365, vão orientar os atletas interessados em se tornar anfitriões na plataforma das Experiências do Airbnb.

Além disso, o COI disponibilizará pelo menos US$ 28 milhões em acomodações do Airbnb durante o período da parceria para atletas competindo nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em viagens de competição e treinamento.

“Em nome da Comissão de Atletas, estou entusiasmada com nossa nova parceria global com o Airbnb, que irá beneficiar os atletas diretamente. Isso inclui oportunidades de receita ao compartilhar sua paixão por esporte por meio das Experiências Olímpicas do Airbnb, assim como suporte direto para suas necessidades de acomodação.”, diz Kirsty Coventry, chair da Comissão de Atletas do COI.

Apoio para atletas refugiados

O Airbnb também vai ajudar o COI nos esforços em relação aos desafios enfrentados pelos refugiados no mundo inteiro. O COI tem um compromisso de longa data com refugiados, incluindo uma cooperação com o Acnur desde 1994, a criação da Equipe Olímpica de Refugiados do COI para os Jogos Olímpicos Rio 2016 e Tóquio 2020, e a criação da Fundação Olímpica para Refugiados em 2017.

O Airbnb tem contribuído com iniciativas envolvendo refugiados desde 2015 por meio do Programa "Open Homes”, que conecta anfitriões com pessoas que precisam de alojamento temporário, incluindo refugiados.

Até o momento, mais de 35 mil pessoas já foram alojadas em momentos de necessidade. Durante o período da parceria, o COI e o Airbnb estabelecerão outros programas para prover suporte de longo prazo para refugiados.

O Airbnb torna-se o Parceiro Olímpico Mundial na categoria exclusiva de "Produtos de acomodações únicas e serviços de experiências únicas." Os Parceiros Olímpicos Mundiais apoiam todos os Comitês Olímpicos Nacionais e suas equipes, assim como todos os Organizadores dos Jogos Olímpicos, além de ajudar atletas e contribuir com o desenvolvimento de esportes em todos os níveis no mundo inteiro. Além disso, os Parceiros promovem os valores olímpicos e ajudam a criar experiências inesquecíveis para os fãs de todo o mundo.

“Desde que foi fundado em 2008, o Airbnb cresceu até se tornar um nome conhecido globalmente. Esta parceria dá suporte às futuras operações sustentáveis do Movimento Olímpico e demonstra o apelo contínuo dos programas comerciais olímpicos às principais marcas mundiais.”, afirma Jiri Kejval, presidente da Comissão de Marketing do COI.

Como parceiro global, o Airbnb agora apoiará os Jogos Olímpicos de 2020 em Tóquio, os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 em Pequim, os Jogos Olímpicos de 2024 em Paris, os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026 em Milão-Cortina e os Jogos Olímpicos de 2028 em Los Angeles.

O acordo também inclui direitos de marketing para o IPC e os Jogos Paralímpicos por meio do acordo de colaboração de longo prazo do COI-IPC, assim como para os Jogos Olímpicos da Juventude.

 

Fonte: Redação.

TAGs: airbnb coi jogos-olímpicos marketing-esportivo