Pré-Carnaval reúne 90 mil pessoas no Rio de Janeiro

19/02/2019


Foram 38 blocos que desfiaram pelas ruas da cidade, todos acompanhados pela prefeitura.

O primeiro fim de semana de pré-Carnaval oficial da cidade reuniu um público de cerca de 90 mil foliões nas ruas.

Veja também: Carnaval de rua de SP recebe o Trio Seja você. Seja feliz da RCHLO

Com 38 blocos circulando pelo Rio, a Riotur acompanhou as ações dos órgãos públicos.

A Barra da Tijuca, São Conrado, Jardim Botânico e Ipanema foram os bairros que receberam os blocos mais expressivos.

No sábado (16), foram cerca de 50 mil pessoas em 15 blocos que desfilaram pela cidade. Já no domingo (17), o Rio recebeu cerca de 40 mil foliões em 23 blocos.

Destaque para os desfiles da Banda de Ipanema, Vira Lata, Me Esquece, Desliga da Justiça e Imprensa Que Eu Gamo.

A Comlurb coletou mais de 21 toneladas de lixo nos cortejos e o cálculo parcial de domingo girou em torno de 10 toneladas de lixo em 23 blocos. A companhia atuou 362 garis e 70 agentes de limpeza urbana.

A Operação Carnaval 2019 foi iniciada no sábado (16), registrando 11,1 toneladas de lixo coletadas em 15 blocos. No balanço de domingo (17), a Banda Amigos da Barra foi a que deixou mais lixo para a coleta, 4,2 toneladas, seguida do Bloco Vira Lata, em São Conrado, com 2,1 toneladas.

As equipes do Lixo Zero também iniciaram no sábado a Operação Carnaval, com fiscalização durante a passagem dos blocos de rua. Com um efetivo de 15 fiscais, 10 guardas municipais e 3 supervisores, foram registradas no sábado, 80 infrações por urinar em vias públicas e outras 43 para o descarte de pequenos resíduos no chão.

A Coordenadoria de Controle Urbano, da Secretaria Municipal de Fazenda, realizou operação de ordenamento em quatro blocos de Carnaval, com 19 agentes e no entorno do Sambódromo, durante os ensaios técnicos.

As ações do fim de semana resultaram na apreensão de 1.929 itens, entre garrafas de vidro, bebidas, facas, mídias, frutas, carroças, caixas de isopor e carrinhos. Desse montante, 224 itens são garrafas de vidro e 90 kg de alimentos descatados.

A CCU também aplicou 3 multas para ambulantes que atuavam em desacordo com a legislação.

A Guarda Municipal atuou com 782 agentes em apoio aos blocos de pré-Carnaval que desfilaram neste fim de semana. Os guardas prenderam no domingo, dia 17, quatro homens, sendo um por desacato e três  suspeitos de furtar 15 celulares no bloco Vira Lata, em São Conrado, na Zona Sul do Rio.

A CET-Rio atuou com 310 homens nas diferentes ações de trânsito relativas ao eventos de Carnaval em toda a cidade, durante o fim de semana, incluindo seus agentes, controladores e apoiadores de tráfego.

Além dos ensaios técnicos realizados no Sambódromo, 14 blocos receberam esquemas de trânsito especiais para mitigar eventuais impactos no trânsito. Em todos os casos não foram verificados impactos significativos no trânsito.

De sábado (16) ao início da tarde de domingo (17): 96 veículos foram removidos por estacionamento irregular em áreas de passagem de blocos.

Além dos cortejos, o Sambódromo recebeu seis agremiações para os ensaios técnicos.

 

Fotos: Flickr Riotur.

Fonte: Redação.