Festival Fartura Portugal chega à terceira edição

02/11/2019


Evento leva a gastronomia brasileira à Europa com almoços de chefs nacionais, mostra audiovisual e mesa de conversa.

Há três anos, o projeto Fartura – Comidas do Brasil ultrapassou as fronteiras nacionais e chegou à Europa. E entre os dias 14 e 17 de novembro, acontece a terceira edição do Festival Fartura Portugal, no Espaço Espelho D´Água.

O melhor do entretenimento está aqui.

As últimas novidades do mercado de live marketing estão aqui.

Com direção-geral do empresário Rodrigo Ferraz, a programação reúne a mostra audiovisual “Fartura – Da Origem ao Prato”, uma mesa de conversa e almoços com os chefs brasileiros Flávio Trombino, de Minas Gerais, e Marina Araújo, do Ceará.

Para abrir o Festival, no dia 14 de novembro, às 10h, uma mesa de conversa pretende trazer um panorama da gastronomia brasileira e os elos com a cozinha portuguesa.

Mediado pela curadora gastronômica do projeto, Luiza Fecarotta, o bate-papo terá a participação da portuguesa Teresa Vivas (activista à Mesa Cultura Gastronomica) e os chefs João Lima, Flávio Trombino e Marina Araújo.

Um dos pilares do Projeto Fartura são as Expedições, que já rodaram todos os Estados brasileiros e também algumas regiões de Portugal, com uma pesquisa profunda envolvendo a cadeia produtiva da gastronomia. O registro dessas viagens resultou em um rico material audiovisual, que estará na Galeria Espelho D’Água ao longo dos dias.

Ao visitar a exposição Fartura – Da Origem ao Prato, será possível fazer uma viagem pela diversa cultura brasileira, seus ingredientes, personagens e receitas. Dos sabores exóticos do Pará aos raros cogumelos do Paraná.

Além de acompanhar a expedição realizada em Portugal, que passou pela Quinta do Medronheiro, pelo Arquipélago das Berlengas, pela região do Algarve, Beira Baixa, Serpa, Viseu, entre outras.

Os vídeos produzidos pelo Projeto Fartura já receberam vários prêmios. Os mais recentes foram “Best South American Film" e "People's Choice Awards" na categoria “Documentários”, no Festival ART&TUR, com o vídeo “O Mestra da Farinha”, entregue dia 25 de outubro em Lisboa. A produção vencedora tem realização de Leandro Miranda e Luiza Fecarotta, com produção de Adriana Benevenuto.

Programação gastronômica

Os Estados escolhidos para representar o Brasil no Festival Fartura Portugal estão profundamente amparados pela Expedição, além de possuírem políticas públicas que fomentam a gastronomia, que são de suma importância para fortalecer o setor.

“Enquanto Minas Gerais tem uma cozinha tão forte que virou símbolo do Estado, o Ceará, historicamente, concentrou seu olhar pra fora e hoje vive um processo de ressignificação de sua identidade, liderado por profissionais envolvidos em uma pesquisa de tradições culinárias. Os dois chefs selecionados para levar os sabores do Brasil à Europa têm uma ligação visceral com a gastronomia de seus respectivos Estados.”, comenta Luiza Fecarotta, curadora do projeto.

“A gastronomia brasileira é uma grande mola propulsora de desenvolvimento no país. E o Projeto Fartura, que tem como missão trazer nossa gastronomia à luz, continua apostando em seus valores culturais, na memória e tradições de seus povos e no sabores de seus produtos. Mesmo em tempos confusos continuamos lutando pela fortificação de uma rede nacional da gastronomia brasileira. O Fartura continua percorrendo o país, documentando, ouvindo, vivendo a forma do brasileiro se comunicar pela comida e registrando a sutileza desta expressão. Mais uma vez, unidos pela força da gastronomia nos encontramos em terras de além mar, pra compartilhar nossas histórias e vitórias nessa luta.”, finaliza a diretora de relações internacionais Patrícia Tavares.

Mais informações aqui.

Fonte: Redação.

TAGs: evento live-marketing projeto-fartura-comidas-do-brasil