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Festival de Parintins é Patrimônio Cultural do Brasil

O evento tive início na noite de sexta-feira (28), na cidade de Parintins, com a disputa dos bois Garantido e Caprichoso, e o encerramento foi no domingo (30).

O evento tive início na noite de sexta-feira (28), na cidade de Parintins, com a disputa dos bois Garantido e Caprichoso, e o encerramento foi no domingo (30).

parintins Durante a abertura da 54ª edição do Festival de Parintins, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) entregou o certificado de Patrimônio Cultural do Brasil. O reconhecimento foi realizado pelo Instituto no ano passado.

O melhor do entretenimento está aqui.

Com o tema “Nós O Povo”, o boi-bumbá Garantido, que defende as cores vermelho e branco, abriu a primeira noite do festival.

O "boi vermelho" fez referência às lutas pelo folclore na ilha. Durante a apresentação, o Garantido surgiu na galera – torcida – para dar início à festa. Logo, a cunhã-poranga – nome dado à índia mais bonita da tribo – completou o cenário.

A sinhazinha da fazenda, o boi e a porta-estandarte celebraram a aldeia da diversidade cultural. A vaqueirada, comandada pelo Amo do Boi, carregava rosas vermelhas, em respeito às lutas das mulheres e à vida. O juteiro, que retratou a figura típica regional, abriu espaço para a rainha do Folclore.

Durante a apresentação do bumbá vermelho, um princípio de incêndio atingiu uma alegoria, mas logo foi controlado.

A apresentação terminou com o ritual indígena de cura "Kawahiwa", onde o pajé afasta os seres sobrenaturais que habitam as matas.

O Boi foi criado em 1913, fruto de uma promessa de Lindolfo Monteverde a São João Batista. Garantido possui 31 títulos do Festival e tem como símbolo o coração na testa.

Para encerrar a primeira noite de espetáculos, o boi-bumbá Caprichoso entrou na arena com o tema “Um canto de esperança para a Mátria Brasilis”.

A alegoria de abertura do bumbá destacou a divindade mítica do povo Dessana, chamada “Yêba, a deusa Brasilis”.

caprichoso boi

A porta-estandarte surgiu na festa enquanto o boi evoluía junto à galera. Na lenda amazônica “mura-pirahã, houve celebração com preces de esperança. Logo surgiu a cunhã-poranga.

Barcas da exaltação folclórica transformam o cenário da arena no Brasil colônia, revelando o Amo do Boi e a sinhazinha da fazenda.

A vaqueirada trouxe o "Auto do boi". O mateiro, herdeiro dos saberes tradicionais, foi representado na figura típica regional que, em seguida, trouxe a rainha do folclore.

A noite teve, ainda, o ritual indígena do povo Yanomami – a cura da terra, de onde o pajé é levado para o mundo sobrenatural. Por intermédio de rezas e canções, ele cura a "mãe terra" de degradações do homem branco.

O Boi Caprichoso foi criado em 1913, possui 22 títulos do Festival e busca, neste ano, o tricampeonato. O boi tem como berço os bairros da Francesa e de Palmares e possui como símbolo a estrela na testa.

Patrimônio Cultural do Brasil

O Complexo Cultural do Boi Bumbá do Médio Amazonas e Parintins foi inscrito pelo Iphan no livro das Celebrações, em novembro de 2018.

O certificado foi entregue pelo diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI-Iphan), Hermano Queiroz. Na cerimônia estiveram presentes, a superintendente do Iphan no Estado do Amazonas, Karla Bita, o governador do Amazonas, Wilson Lima, e outras autoridades.

parintins prêmio

Segundo o diretor, esse reconhecimento público durante a festividade é importante para valorizar o trabalho de todos que constroem a manifestação cultural.

“Há um intenso envolvimento da comunidade local na preparação do Boi Bumbá, sendo necessários inúmeros saberes de tradição popular que, juntos, resultam no Complexo Cultural do Boi Bumbá do Médio Amazonas e Parintins.”, explica Hermano Queiroz, por meio da assessoria.

Patrocínio da Coca-Cola

O governador do Amazonas Wilson Miranda Lima, destacou o apoio da Coca-Cola Brasil na realização do espetáculo.

“Há muito tempo que a Coca-Cola apoia o Festival Folclórico de Parintins e agora dá mais uma demonstração dessa valorização da cultura, mostrando seu comprometimento com o povo parintinense e com o Estado do Amazonas, no sentido de preservar a nossa identidade.”, afirmou Lima.

Trata-se do 24º ano consecutivo que a Coca-Cola Brasil investe no Festival de Parintins, uma das mais importantes festas folclóricas do Brasil. Em 2019, o patrocínio para o evento alcança a cifra de R$ 2,5 milhões, sendo 50% do valor para cada boi.

coca-cola parintins
O termo de patrocínio foi assinado em abril, em solenidade, no Teatro Amazonas (Foto: Michael Dantas/Divulgação).

Desde o início da parceria, os valores aplicados pela Coca-Cola Brasil no Festival contribuem, principalmente, para o desenvolvimento socioeconômico do Interior do Estado e para a valorização da cultura local.

“Dar esse apoio ao Festival de Parintins, há mais de duas décadas, é uma satisfação para nós e uma forma de reafirmar o nosso compromisso e identificação com a cultura nacional e amazonense. Fazer essa festa ser ainda mais conhecida é um compromisso da Coca-Cola. Sabemos do potencial desses investimentos e temos certeza que, mais uma vez, seremos surpreendidos com um espetáculo único.”, afirmou o executivo da Coca-Cola Brasil, Victor Bicca.

O secretário estadual de Cultura, Marcos Apolo Muniz, ressaltou que a continuidade do patrocínio da Coca-Cola Brasil reforça o compromisso da empresa e a grandiosidade do Festival. “Uma marca como a Coca-Cola só alia seu nome por tantos anos a eventos com muita credibilidade. Essa parceria é fundamental para o fortalecimento do espetáculo encantador que Parintins proporciona.”, afirmou Marcos Apolo.