Em busca de novas oportunidades de negócio, 18 empresas brasileiras participam da NAB Show 2014, feira do setor de mídia eletrônica do mundo, que acontece entre os dias 7 e 10/4, no Las Vegas Convention Center.
A iniciativa é organizada pelo Projeto Setorial Eletroeletrônicos Brasil, em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e o Sindvel (Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica).
As empresas irão expor seus equipamentos e a alta tecnologia presente no setor brasileiro de radiodifusão, com um extenso portfólio que inclui produtos e soluções de software para televisão e dispositivos móveis digitais; equipamentos para telemetria e gerenciamento remoto; plataformas de transmissão e recepção; projetos e integração em equipamentos de broadcast; serviço de consultoria técnica de transmissão e operação em emissoras de rádio e TV; soluções integradas de hardware e software e plataformas completas de entretenimento, entre outros.
Além da exposição, os empresários brasileiros participarão de fóruns, congressos e encontros de negócio com potenciais revendedores e parceiros locais.
“O objetivo é criar uma plataforma abrangente que fortaleça a marca dos produtos nacionais, reforce a promoção comercial e atraia potenciais clientes. As empresas brasileiras dispõem da melhor e mais avançada tecnologia e levarão à feira o que existe de mais atual para o segmento de radiodifusão.”, explica a gerente do PS Eletroeletrônicos Brasil, Daniela Saccardo.
Oportunidade
O setor de radiodifusão responde por 0,49% do PIB brasileiro e gera 743.900 mil empregos, diretos e indiretos, ao longo de sua cadeia produtiva, segundo dados da FGV. Anualmente, a receita bruta do setor gira em torno de R$ 25,8 bilhões.
Os países da América Central e América do Sul como Argentina, Bolívia, Chile, Costa Rica, Equador, Guatemala, Honduras, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, bem como Botswana na África, são mercados-alvo importantes para as exportações nacionais do setor de radiodifusão, já que adotaram o mesmo padrão de TV digital que o Brasil.
A perspectiva para 2014 e para os próximos anos é positiva, em especial pelo crescente investimento nas áreas de tecnologia e mídia eletrônica, além da adoção do sistema de TV digital brasileiro por novos países, abrindo mercado para os produtos nacionais.
“A estimativa é que estes números vão continuar em ascensão. O mercado internacional ainda oferece um grande potencial de negócios para as empresas brasileiras, que possuem soluções diferenciadas e alta tecnologia para as mais variadas aplicações no segmento”, finaliza Daniela.
A NAB Show 2014 terá a participação de 1,5 mil expositores e espera receber mais de 93 mil visitantes de 156 países.