Mídia

Você está atento às suas redes sociais?

Por intermédio das redes sociais, é possível monitorar e premiar os seus melhores clientes, além de responder e atender suas necessidades a respeito de seus produtos e serviços.

O site está criado, a minha empresa está nas redes sociais, o Google vai me indexar e os clientes vão aparecer aos montes.

Doce ilusão! Infelizmente, é assim que muitas empresas pensam desde que ficar fora da internet virou sinônimo de perder clientes, e, consequentemente, dinheiro.

Que ficar fora da internet é inconcebível nos dias de hoje, disso ninguém mais duvida, no entanto, não atualizar o seu site, mesmo que seja uma vez por semana, de preferência com conteúdo de qualidade; não acompanhar os comentários feitos em suas redes sociais, e, pior, ignorá-los, vai fazer com que o resultado seja um só: fracasso.

Com certeza já aconteceu com você ter encaminhado uma mensagem no Facebook de uma determinada empresa solicitando alguma coisa. Na mesma hora, vem um aviso de que receberam. A princípio você pensa: que eficiência. Porém, não demora muito para vir a decepção. Trata-se simplesmente de uma resposta automática agradecendo pelo contato e que assim que possível irão responder.

'Assim que possível?' Isso é inconcebível. O cliente não quer esperar pela resposta. A partir do momento que ele faz uma solicitação, principalmente por meio de uma rede social, a resposta tem de ser imediata, pois, do contrário, certamente esse cliente irá procurar outra empresa que atenda às suas necessidades.

As redes sociais são um fenômeno de interação e tornaram-se a nova forma de comunicar-se facilmente com seu público. O aumento de usuários ampliou as buscas por seus interesses e é um modo eficiente de aproximação com os clientes potenciais.

Sendo assim, é imprescindível que a empresa tenha um colaborador para atuar de forma efetiva e ativa nessa área. Ok! Não dá para responder todas as mensagens na hora, porque muitas vezes isso é impossível, até é aceitável, porém, colocar uma mensagem automática e nunca mais responder é um desrespeito total com o cliente.

Quando atuamos como editores de um site de notícias, como é o caso do Promoview, sabemos que determinada marca realizou uma ação de live marketing porque recebemos o release de uma assessoria de imprensa ou da própria empresa, só, que quando vamos buscar mais detalhes ou mais fotos no Facebook ou Instagram da referida marca, lá não tem nada. Como isso é possível?

Será que eles pensam que é melhor sair em outras redes sociais, em outros sites e não no deles? Esse é um pensamento errado, até porque, se o cliente é fiel a uma determinada marca, é no site dela ou em suas mídias sociais que ele vai buscar saber o que ela está fazendo.

Lógico, que quanto maior a divulgação, maiores as chances de uma marca se tornar mais conhecida. Mas, antes de mais nada, o relacionamento com o seu público tem de ser feito de uma forma direta, por isso, a importância dos sites e redes sociais próprios.

Por intermédio das redes sociais, é possível monitorar e premiar os seus melhores clientes, além de responder e atender suas necessidades a respeito de seus produtos e serviços.

Pesquisas comprovam que empresas que mantêm um canal de relacionamento com seus clientes conseguem vender 35% a mais do que aquelas que não se importam com essa aproximação com o público.

Mantendo contato com seus clientes por meio das redes sociais, você não abre espaço para os concorrentes, além de mantê-los informados sobre novidades, promoções e oportunidades.

Não responda de forma automática. Respeite o seu cliente e fique sempre de olho nas suas redes sociais, mantendo-a atualizada, assim como manter o seu site atualizado é fundamental para conquistar novos clientes e encontrar a tão almejada fidelização.

O uso de redes sociais foi absorvido por pessoas em todo o mundo e hoje já é parte da rotina. Isso tornou esses espaços um lugar onde as marcas e empresas precisam estar para interagir com seus prospects e clientes, trazendo possibilidades muito positivas. Portanto, fique de olho nelas o tempo inteiro se não quiser perder o seu cliente.