Vivo e Huawei juntos rede móvel 5G

13/07/2018


Pela primeira vez, um teste com solução fim a fim será conectado e operado por meio de uma rede móvel usando a tecnologia 5G.

A Vivo e a Huawei apresentam no prédio da operadora no Rio de Janeiro (Barra da Tijuca) a operação do equipamento conectado à rede 5G na frequência 3.5Ghz.

Este teste adota tecnologias de Estação Rádio Base e Dispositivo CPE 5G, Massive Mimo 64x64, Core 5G Virtualizado e fatiamento de rede proporcionando baixíssima latência e altas velocidades de dados.

A aplicação utilizada no teste possui sensores, câmeras e óculos de realidade virtual proporcionando uma experiência de jogo on-line, mesclando interação humana com experiência virtual, só possível com a baixa latência inerente ao 5G.

O emprego de uma rede 5G, com maior capacidade e melhor desempenho, irá possibilitar o convívio harmonioso entre banda larga móvel (MBB) e outros tipos de serviços, como parte do caminho de evolução para o 5G.

“A Vivo está trazendo novas funcionalidades para otimizar sua rede móvel e permitir uma melhor experiência do cliente na navegação de dados. Essa demonstração comprova o enorme potencial da rede 5G para novas aplicações que vão além de uma conexão excelente.”, explica Atila Branco, diretor de Planejamento de rede da Vivo.

Segundo Atila, com a evolução da rede, novas aplicações que demandam baixa latência (menor que 2ms) poderão ser gradativamente oferecidas ao mercado, como transmissão ao vivo broadcast, monitoramento de cidades, apoio em situações de emergência e acidentes, serviços de entregas, verificação de tráfego de veículos, entre outras.

A Huawei é uma das empresas parceiras da operadora no projeto que visa uma nova gama de possibilidades.

“Nosso trabalho de longa data com a Vivo nos levou a apresentar soluções com foco na inovação, mas acima de tudo, em oportunidades de mercado para nossos clientes.”, comenta Jorge Wada, vice-presidente de Carrier da Huawei no Brasil.

Esta parceria inovadora assegura também a qualidade da operação em uma rede 5G, que fomentará novos negócios muito em breve.”, completa Wada.

Fonte: Redação Promoview.