Mídia

Twitter seleciona campanhas que foram destaque na rede social em 2017

Por ser uma rede de interesses, o Twitter reúne consumidores em busca de informação e dispostos a participar de conversas fora de seus círculos sociais, o que abre espaço para que as marcas se conectem com o seu público de forma efetiva.

Por ser uma rede de interesses, o Twitter reúne consumidores em busca de informação e dispostos a participar de conversas fora de seus círculos sociais, o que abre espaço para que as marcas se conectem com o seu público de forma efetiva.

Ao longo de 2017, diversas marcas aproveitaram o potencial da plataforma para se engajar com seus consumidores nos mais variados temas.

"Temos trabalhado em parceria com agências e marcas unindo criação, estratégia e inovação. Isso nos permite construir histórias que sejam relevantes para as pessoas e façam as marcas se tornarem o que está acontecendo no Twitter. Tudo isso sempre alinhado com o plano de comunicação e especialmente de mídia, afirma Daniela Bogoricin, diretora de estratégias de marcas do Twitter Brasil.

Confira abaixo 10 campanhas de marcas que tiveram alto engajamento no Twitter em 2017:

Doritos (@doritosbrasil) – #DORITOSGarage

A marca utilizou o  Twitter para divulgar campanha que levou sete bandas independentes para tocar em um espaço no Rock in Rio.

Itaú (@itau) – #viveramusica

O Itaú aproveitou o Rock in Rio para participar das conversas sobre o assunto no Twitter em tempo real e se conectar com os usuários de forma natural por meio de parcerias com criadores do Niche, comunidade do Twitter que une criadores de conteúdo às marcas e cria sinergia entre suas personalidades e as mensagens dos anunciantes.

Kit Kat (@KitKatBrasil) – #PartiuCelebreak

A marca utilizou vídeos promocionais com criadores e Tweets conversacionais para se engajar com os fãs e distribuir cupons de desconto para adquirir o KitKat Celebreak, uma caixa para dar de presente contendo vários tipos diferentes do chocolate.

Analisando o comportamento do consumidor no Twitter, a marca identificou os melhores momentos para conversar com o público.

Samsung (@SamsungBrasil) – #SamsungCare

A Samsung utilizou a plataforma para divulgar as principais funcionalidades da Samsung Care, assistência técnica inteligente da marca. Alguns dos vídeos foram feitos por meio de Niche, comunidade do Twitter que une criadores de conteúdo às marcas e cria sinergia entre suas personalidades e as mensagens dos anunciantes.

Os vídeos também foram utilizados no atendimento ao consumidor no Twitter por mensagens diretas (DMs), auxiliando a esclarecer dúvidas sobre diversos produtos.

A empresa é pioneira no segmento de tecnologia na América Latina a utilizar Twitter Business Solutions (TBS) – plataforma desenvolvida pelo Twitter para facilitar a comunicação entre marcas e consumidores.

Samsung (@SamsungBrasil) – #GalaxyS8

A Samsung também usou vídeos promovidos no Twitter para lançar o aparelho modelo Galaxy S8.

Budweiser – (@Budweiser_Br) – #ThisBudForYou

Por meio de Tweets conversacionais, a marca convidou os fãs para utilizar um recurso que permite encomendar cerveja via Twitter.

O recurso também foi desenvolvido por meio da Twitter Business Solutions (TBS) – plataforma desenvolvida pelo Twitter para facilitar a comunicação entre marcas e consumidores. A Budweiser foi a primeira marca de cerveja a oferecer o delivery de seu produto com uma experiência de compra feita 100% no Twitter.

FIAT (@FiatBR) – #FiatArgo

A Fiat foi a primeira marca no Brasil a utilizar Twitter Business Solutions. A campanha de lançamento do novo Fiat Argo incluía ativações no Twitter para divulgar um serviço de atendimento que a marca lançou na plataforma.

Para saber mais sobre o novo Fiat Argo, os consumidores podiam iniciar uma conversa com o perfil@FiatBR, que passa a oferecer, de maneira automatizada e inteligente, diversos botões com opções de mensagem e respostas de acordo com os objetivos de cada um.

É possível, por exemplo, encontrar detalhes sobre as tecnologias disponíveis no veículo, informações técnicas sobre performance, desempenho e segurança, saber os preços de cada versão do automóvel, além de encontrar a concessionária mais próxima para agendar um test drive.

Ruffles (@Ruffles_Oficial) – #TodoMundoNoMesmoPacote

A marca promoveu uma série de vídeos na plataforma para divulgar seu game de realidade aumentada, que pode ser jogado entre amigos. E para aproveitar melhor o seu patrocínio de uma novela na TV, a Ruffles seguiu uma estratégia de Twitter como segunda tela com conteúdo ao vivo durante toda semana.

Fox Film do Brasil (@FoxFilmdoBrasil) – #AssassinsCreed

Para divulgar a estreia do filme "Assassin's Creed" nos cinemas brasileiros, a marca criou um jogo interativo no Twitter, multiplicando o alcance do vídeo com o trailer do filme e diversos conteúdos.

iFood (@iFood)

Em parceria com a ESPN, a marca de delivery online de comida aproveitou o território de esporte e as conversas sobre a NFL para promover o seu serviço.

O Twitter também divulgou os assuntos que tiveram destaque na plataforma no Brasil e no mundo em 2017. Entre os temas mais relevantes estão o #RockinRio, a #LavaJato e tópicos relacionados ao mundo do futebol, como a notícia da transferência do jogador #neymarjr para o PSG e a #libertadores2017, vencida pelo Grêmio.

No universo da música, que é o assunto mais falado no Twitter globalmente e no Brasil, além do #RockInRio, tiveram destaque premiações musicais como o Billboard Music Awards (#bbmas), cujas conversas foram bastante motivadas pelo K-Pop, gênero musical sul-coreano que ganhou relevância em diversos países. O Meus Prêmios Nick (#mpn), versão brasileira do prêmio infantil Nickelodeon Kids' Choice Awards, também teve grande repercussão na plataforma. Entre os artistas, destaque para #CamilaCabello e #PablloVittar. Além disso, programas de TV como o reality show brasileiro #BBB17 e a série americana #GameofThrones se destacaram no país.