Tecnologia na mensuração de ativação de marca

09/08/2018


Hoje em dia, um dos objetivos principais das empresas é criar a melhor experiência de marca ao cliente.

Esse é um grande desafio para os dias atuais: dar aos clientes o que eles querem. As expectativas são elevadas e as empresas devem focar em seu consumidor para criar experiências inesquecíveis, trabalhando com todas as tecnologias existentes e relevantes para cada ação.

A internet ajudou na comunicação entre os dois lados, aproximando ainda mais as empresas de seus públicos. Mas é considerada ainda como um desafio, especialmente no ponto de vista da marca, uma vez que o cliente ganhou voz por meio das redes sociais (é onde compartilha opiniões, positivas e negativas).

Até hoje, muitas empresas continuam lutando para se adequarem sobre as demandas tecnológicas resultantes da transformação digital, sem uma visão clara sobre onde querem ir e como promover as ações com os clientes de uma forma assertiva.

Além disso, questões como política, egos e medo podem bloquear diretamente as possíveis mudanças que os consumidores digitais desejam.

As mudanças sociais promovidas pelas novas tecnologias obrigam as empresas a ampliarem as formas como se comunicam e atingem seus públicos, mas algumas ainda não usam estas ferramentas para criar valor para os consumidores.

O marketing digital, por exemplo, não deve ser uma área isolada, mas aplicada e conhecida por todos os profissionais envolvidos.

Da mesma forma, a boa interação entre o marketing e outros departamentos otimiza processos, diminui custos e oferece uma melhor prestação de serviço aos clientes.

Entendendo quem é seu público-alvo, fica mais fácil escolher os melhores canais para se trabalhar. É possível cruzar interesses do seu público, pontos fortes do negócio e canais mais relevantes nesse sentido.

Com tudo alinhado, pode-se finalizar a elaboração do  projeto e definir as estratégias, como: “Gerar X conversões em vendas com campanhas focadas para o público-alvo jovem, com interesse em design de produtos. Para isso, usar o Facebook e Instagram como canais de ação é uma boa pedida e deve-se mensurar diariamente as  ações, com relatórios aprofundados de 30 em 30 dias.

Como ferramentas adicionais pode-se usar o Excel e Admatic para mensurar resultados e otimizar as campanhas.

Mensuração de resultados

Durante a mensuração é importante priorizar as métricas mais relevantes para atingir os objetivos propostos. Se a intenção é gerar exposição da marca, por exemplo, não há necessidade de focar tanto em conversões, e, se quer gerar vendas, pouco adiantará ter muitos views e cliques.

Mesmo assim, não deixe de analisar estas métricas em segundo plano, pois elas podem indicar falhas e melhorias necessárias em uma campanha.

Feito isso, comece a analisar seus dados, sempre olhando para o ROI da ativação, ou seja, resultados sobre o investimento de suas ações.

Caso utilize uma ferramenta de automação de marketing, aproveite essa etapa para obter insights mais aprofundados, comparando resultados em diferentes canais.

Analise resultados e histórico de preços em diferentes canais, como seu próprio e-commerce, marketplaces e os canais de marketing. Isso dará percepções ainda mais completas sobre que estratégias funcionam melhor em cada canal e a melhor maneira de otimizar cada ponto da estratégia.

Reformulação das Ativações

Atualize suas ações de marketing com base nos resultados que coletou. Amplie investimentos onde possui maior retorno, pause ou modifique estratégias de campanhas com baixo resultado.

 Caso tenha muitos pontos de melhoria, prefira fazer isso por meio de uma plataforma de gestão de marketing de performance. O ideal é que se gaste pouco tempo operacional e mais tempo analisando as ações e aperfeiçoando seu direcionamento.

Antes de investir nas novas tecnologias simplesmente porque a concorrência está fazendo algo, é importante que as empresas primeiro deem um passo atrás e entendam quais são os objetivos do seu negócio naquele momento.

Já existem muitas tecnologias, como o Big data, que permitem mapear e conhecer o consumidor. Com a personalização é muito mais fácil criar uma campanha ou ativação que tenha valor para ele e que seja mais efetiva comercialmente.

Além disso, a mensuração no meio digital é muito mais fácil que outras por ser individual. Se algo não está funcionando é possível tirar do ar, mudar e melhorar com mais facilidade e menos custo até o resultado esperado ser alcançado.

Fonte: Redação.