Mídia

Samsung Social coloca no ar histórias reais

A ação faz parte do projeto “Alfabetização Cidadã” que, em parceria com o Instituto Paulo Freire, oferece, às pessoas que usavam somente as digitais para assinar o próprio nome, um curso de alfabetização com base tecnológica.

O Samsung Social, iniciativa de ações sociais da Samsung que tem como objetivo usar a tecnologia para ajudar as pessoas a superarem barreiras e irem além, passa a contar, a partir desta semana, as histórias reais de adultos que estão sendo alfabetizados com o apoio da tecnologia da marca.

A ação faz parte do projeto “Alfabetização Cidadã” que, em parceria com o Instituto Paulo Freire, oferece, às pessoas que usavam somente as digitais para assinar o próprio nome, um curso de alfabetização com base tecnológica.

Filmes com cerca de um minuto e meio cada mostrarão a trajetória dos participantes, entre 18 e 83 anos de idade, que lidam com descarte de resíduos em geral e estão aprendendo a ler e escrever em aulas que acontecem duas vezes por semana em  São Paulo.

Os alunos contam com o apoio da tecnologia da Samsung e do aplicativo Palma Escola, da IES2, que combina imagens, sons e letras e facilita o desenvolvimento da aprendizagem junto da metodologia de ensino de Paulo Freire. Ao todo, 300 pessoas estão sendo alfabetizadas em seu local de trabalho desde outubro de 2017.

Histórias comoventes e de superação, como a da Wilza, que não conseguia realizar coisas simples como assinar documentos, pegar um ônibus ou ir ao supermercado fazem parte da série de vídeos que serão divulgados ao longo das próximas semanas.

A partir da iniciativa, ela aprendeu a escrever o nome completo, entre outras ações.

Além de disponibilizar smartphones, televisores e notebooks para ajudar na alfabetização dos adultos, a Samsung também oferece plano de dados para os telefones, material didático, lanche, vale transporte e atendimento oftalmológico com disponibilização de óculos para incentivar a participação no projeto.

“A Samsung acredita que todos têm direito ao acesso a educação. A mudança na vida dessas pessoas é visível e esse poder de transformar é o que nos motiva a continuar utilizando a nossa tecnologia como aceleradora do potencial humano e da inclusão digital.”, afirma Andréa Mello, diretora de Marketing Corporativo e Consumer Electronics da Samsung.

“O projeto Alfabetização Cidadã é mais um exemplo de que é possível vencer barreiras que antes pareciam intransponíveis. Essa é a mensagem que queremos transmitir, mas, acima de tudo, contribuir efetivamente para melhorar a vida das pessoas por meio da nossa tecnologia e ações que realizamos no âmbito social.”, finaliza Andréa.