Mídia

Piraquê Wear: A receita é ser original

As icônicas embalagens da marca viraram estampas de uma exclusiva coleção de roupas.

As icônicas embalagens da marca viraram estampas de uma exclusiva coleção de roupas.

Depois de lançar a maior campanha 360º da história da Piraquê, a Lew’Lara\TBWA cria a "Piraquê Wear", uma ação com influenciadores digitais que enaltece o posicionamento da marca premium de massas, biscoitos e torradas da M. Dias Branco: “A receita é ser original”.

Confira as últimas novidades sobre marketing digital aqui.

A famosa identidade visual das embalagens de Piraquê, criada no fim dos anos 60 por Lygia Pape – uma das mais importantes artistas plásticas contemporâneas brasileiras –, foi transformada em estampas exclusivas de roupas e acessórios como: bermudas, camisas, meias, blusinhas, pochetes, sacochilas e lenços.

A ação faz parte da plataforma de rejuvenescimento de Piraquê e foi criada a partir do mapeamento das redes sociais, por intermédio do "Social listening" da marca.

“Foi por meio de um insight mapeado nas redes sociais que surgiu a ideia da ação Piraquê Wear. Além do fit com o posicionamento da marca, ligado à originalidade, durante o desenvolvimento do projeto descobrimos que não é qualquer marca de biscoito que tem potencial para fazer uma ação assim, o que certamente vai fazer do projeto algo ainda mais exclusivo.", destaca Rodrigo Mainieri, gerente de Marketing da M. Dias Branco.

Se a receita é ser original, como diz o próprio posicionamento da marca, as roupas e acessórios da Piraquê destacam essa originalidade com suas estampas e com seu design de repetição da Goiabinha, do salgadinho Presuntinho, do biscoito Leite Maltado e do salgadinho Gergelim.

“As embalagens de Piraquê são ícones e ao longo dos anos ganharam essa pegada cool, por preservar a essência desde a criação. Após a aquisição da marca em 2018, temos imenso cuidado em preservar e evidenciar esse diferencial. Traduzir essas estampas em peças de roupas era exatamente o que alguns consumidores da marca pediam nas redes sociais.”,  ressalta Rodrigo Mainieri.

Tudo começou em um show da cantora Duda Beat, em Recife, no qual a diva da sofrência pop, conhecida por sua autenticidade e originalidade se apresentou com um look elaborado pelo stylist da cantora todo trabalhado na icônica estampa da Piraquê, um vestido com a estampa do biscoito da vaquinha de Leite Maltado.

Em seguida, o influenciador John Drops conhecido por suas paródias dos looks dos famosos reproduziu a roupa da diva usando as embalagens do biscoito. A brincadeira teve tanto sucesso que a marca convidou o influenciador para fazer o catálogo da exclusiva coleção. "O John Drops é incrível e é uma máquina de gerar conversa, sua originalidade de produção de conteúdo tem tudo a ver com a campanha Piraquê Wear.", complementa Felipe Luchi.

O projeto da marca é ambicioso e não vai parar por aqui. Essas ações marcam o lançamento da coleção Piraquê Wear, e, dependendo da repercussão da campanha, outras ações serão desdobradas.

"Piraquê Wear não é apenas uma ideia. Estamos pensando nisso como uma plataforma de ativação, que pode gerar mais conteúdo e valor à marca.", finaliza Mainieri, acrescentando que, pelo menos por enquanto, não há intenção de comercializar as roupas e acessórios com estampas exclusivas.

Nas primeiras duas semanas a campanha já teve mais de 103,8k de engajamento, sendo 815K de impressões e 514,4k de alcance orgânico nas redes sociais.

Martim Ibrahim Bernardara e Rodrigo Mainieri ( da M.Dias Branco) e Felipe Luchi e Luiz Lara (da Lew’Lara\TBWA).