Mídia

O fenômeno instagramável

Instagrama... o quê? Nosso vocabulário informal só se torna, cada vez mais, extenso, e depois da famosa “foto tumblr", a nova tendência são fotos instagramáveis.

Instagrama… o quê? Nosso vocabulário informal só se torna, cada vez mais, extenso, e depois da famosa “foto tumblr", a nova tendência são fotos instagramáveis.

Já faz alguns anos que equipes de marketing se esforçam para tornar lugares e produtos mais agradáveis para seus clientes, levando a eles uma experiência completa tanto na compra, recebimento e uso deles.

Porém, nos últimos anos, com o surgimento dos stories, o Instagram criou uma vida para a maioria dos usuários de smartphones, obrigando as empresas a repensarem em como cativar seu público.

Pensando em como esse fenômeno de fotos para redes sociais consolidou, a nova estratégia cria em fazer com que os produtos sejam perfeitos ao ponto dos usuários se orgulharem e registrarem o momento em suas redes sociais.

O importante é a foto bem feita, criada por momentos memoráveis, onde o cliente queira que todos vivenciem o mesmo que ele.

E para isso vale tudo! Desde grandes investimentos em design e caixas elaboradas, até grandes eventos de lançamento com lugares preparados para possibilitar uma boa foto para o Instagram do público.

Isso mesmo! Atualmente, fotos instagramáveis estão tão em alta que eventos começaram a produzir locais somente para serem usados como parte das fotos, desta forma, os organizadores conseguem ampliar ainda mais o alcance das divulgações sem gerar um grande aumento em seu orçamento.

No Brasil, o caso mais famoso é da FunCast que recebe diversos visitantes que querem produzir o conteúdo perfeito para as redes sociais. Eles investem em espaços cenográficos instagramáveis, sendo 25 cenários interativos para uma boa foto.

O essencial nessa nova tendência é pensar na experiência do seu consumidor. O novo marketing atrelado a experiências atualmente não é composto só pelas experiências ao vivo das pessoas com a marca, mas também das pessoas através das telas que são impactadas por grandes vídeos e fotos.

Claro que não é tão fácil impactar as pessoas por meio de vídeos e fotos institucionais, portanto, não poderíamos deixar de falar sobre os grandes pilares da atualidade quando falamos sobre redes sociais: os youtubers.

Sem essas pessoas, que muitas vezes são vistas só através de telas, atualmente, é o público que mais utiliza dos recursos instagramáveis, em seu nome ou em nome de alguma empresa, pelo simples fato de serem pessoas que conseguem transmitir experiências para um grande público por meio de vídeos de 15 segundos.

Se todas essas informações ainda estão muito confusas em sua mente, agora gostaria de apresentar alguns exemplos que eu particularmente gosto muito.

Barras de LED

Uma nova tecnologia que vem chegando com tudo no mercado, as barras de LED, prometem agregar ainda mais para esse universo instagramável, principalmente pela variedade de possibilidades que elas nos dão, tanto na criação de formas extravagantes quanto na gama de cores que elas atingem.

LED Brand

Não consigo pensar em uma ação instagramável sem me vir à mente o LED Brand, afinal, nesse produto é possível unir o KV do evento, tecnologia e fotos incríveis.

Como a ativação do LED Brand se baseia em um bastão de LED programado que, quando movimentado, nos mostra uma imagem ou uma mensagem, claro que tudo isso considerando o uso correto da máquina fotográfica.

Street Mídia 3D

Street Mídia para mim é o maior exemplo de ação instagramável, afinal, é uma ação simples, barata e que pode gerar grandes resultados nas redes sociais, afinal, ela foi criada com o propósito de impactar as pessoas e gerar grandes fotos.

Light Painting

O Light Painting consiste em uma cabine de fotos escura, a qual chamamos de caixa preta, na qual o participante se posiciona para tirar sua foto, enquanto um bastão de LED, projeta imagens e desenhos de luz aparentes em seu rastro.

Enquanto a pessoa tira sua foto, o bastão se move, trazendo a sensação do elemento contido no LED estar flutuando na imagem.