my.search

12/11/2018


Onde você se inspira para fazer o seu trabalho melhor? Em sites, redes sociais, programas de TV, blogs, bíblias de tendências ou portais?

Os mais velhos certamente vão lembrar quando no mundo da publicidade, os bancos de imagens ofereciam livros belíssimos onde podíamos escolher as imagens que seriam usados em uma campanha. Era trabalhoso manuseá-los, escolher as imagens, escaneá-las e aí sim poder usar nos layouts. 

Hoje basta digitar o nome do que você quer (o famoso search) no Google, Pinterest ou num banco de imagens moderno e instantaneamente já aparecem inúmeras opções, na qualidade que você quer e tudo isso é mais moderno, rápido e melhor. Mas certamente perdemos muitas sinapses e boas ideias com isso.

Quando folheávamos aqueles livros, nos deixávamos encantar por aquilo que não procurávamos. Olhávamos outras coisas até chegarmos na sessão que queríamos e por fim, mais do que uma imagem, encontrávamos ideias, conceitos e construíamos num craquelê de referências as propostas que surpreendiam pela originalidade e criatividade.

Hoje, nós e mais milhões de pessoas estamos procurando referências nos mesmos lugares. O resultado é uma produção criativa padronizada e onde vemos nas grandes premiações, cases cada vez mais parecidos e vindos da mesma rota de fuga: os nichos das "mesmas grandes mesmas ideias".

Qual foi a última vez que você folheou uma revista em lugar de ver mais uma vez o seu celular? Quando foi a sua última lembrança de um jornal visto de cabo a rabo? Me diz qual feira de negócios que você foi que não tinha nada a ver com a sua área de trabalho? Ou quando assistiu um programa de TV que não tinha a mínima conexão com você? A criatividade e as ideias inovadoras estão na coragem de buscar em algo aparentemente sem conexão, o inspiring para fazer o novo.

Você quer ter uma ideia nova? Vá dar uma volta na rua, pegar um transporte coletivo, visitar uma loja popular, ver onde o consumidor do seu produto vive, assistir o que ele assiste, sinta o cheiro de um carro na concessionária, pegue a embalagem de um produto, vá tomar uma ducha, tomar um chopp, conversar com os amigos ou até quem sabe fazer o tal do brainstorming em um lugar diferente, inspirador e sem amarras. Longe do computador e de todas as suas facilidades, existe um mundo incrível e igualmente transformador: dentro e fora de você!

A gente se provoca muito pouco para quem aspira a ser diferente, inovador e criativo. E não adianta falar que tudo isso está apenas no conceito da absorção da tecnologia e das novas tendências, como acontecem em todos estes grandes eventos e encontros que existem mundo a fora. Eles são realmente imperdíveis e sem dúvida dali saem coisas incríveis.

Mas o mais legal não é somente o conteúdo que você encontra lá, é o clima e a atmosfera de busca, a inquietação, um cheiro de indignação e vontade absurda de querer ser diferente. Se você ficar apenas no que viu de diferente e encantador, vai se ver no meio de milhares de pessoas que estavam presentes e outras milhões que acompanharam pelas redes sociais e isto significa que você foi lá buscar inspiração e a achou, mas sua concorrência também.

Mas se trouxe na mala aquela vontade de ser diferente, de buscar a ideia onde ela não está, de reencontrar aquele brilho irresistível de pensar diferente, olhar com mais curiosidade coisas que não te interessam, absorver assuntos que não te dizem respeito e ver o presente, passado e futuro num layer só, aí sim você estará realmente fazendo o melhor uso da inovação e da tecnologia a serviço das melhores ideias - aquilo que certamente já estará na sua bagagem da volta. 

Uma atmosfera criativa te faz correr para por insights no papel e trazer de volta o sentimento de liberdade de se abrir e entender que o melhor lugar onde a gente pode procurar uma nova ideia, continua sendo dentro da gente.  

My.search não é só uma provocação, é um conceito de abordagem de trabalho que permite trazer para o profissional a velha e boa vontade de folhear ideias a partir do que você já tem dentro de si. É não ter medo em olharmos para dentro da gente e encontrar respostas e certamente elas começam com uma boa pergunta: "Onde você se inspira para fazer o seu trabalho melhor?

Se tá na hora de dar uma sacudida no seu time, na sua empresa ou nos seus processos. Se sua empresa, produto ou marca precisam de um novo respiro. Ou se você profissional está se preparando para encarar o mercado de um foco diferente, tá na hora da gente conversar. Topa? 

Afinal, como já dizia um grande poeta curitibano:

DILMac_HD:Users:dilmota:Desktop:Screen Shot 2018-11-12 at 02.19.46.png