Mídia

Museus do Vaticano implementarão IA para monitorar suas obras

O sistema irá melhorar a segurança dos visitantes, contribuindo para a proteção das infraestruturas e a conservação das milhares de obras expostas

A empresa Minsait está implementando um sistema para integrar os serviços dos Museus do Vaticano, melhorando a proteção das obras e a segurança de seus visitantes.

Resultado de imagem para vaticano museumO sistema inovador foi apresentado durante a convenção “Conservação Preventiva nos principais museus”, que ocorreu no mês passado na Cidade do Vaticano e acolheu alguns dos museus mais importantes do mundo.

A tecnologia permitirá integrar todos os sistemas de segurança do Museu do Vaticano em uma única plataforma, que oferecerá uma visão mais precisa e completa de tudo o que acontece dentro, permitindo assim uma gestão inteligente e otimizada do fluxo de visitantes e dos espaços, e melhorando ainda mais a segurança.

O projeto faz parte de um plano de digitalização de cinco anos orientado para melhorar os serviços oferecidos ao público e inclui não só os Museus do Vaticano, mas também a Direcção de Serviços de Segurança e Protecção Civil, a Direcção de Serviços Técnicos e a Direcção de Telecomunicações.

A tecnologia do complexo sistema de sensores, já instalado e funcionando nos museus, será desenvolvida, aprimorada e integrada à plataforma para fornecer dados úteis também aos sistemas de segurança e gerenciamento.

Uma equipe de especialistas da Minsait em Smart Security e Smart Tourism já concluiu um primeiro estudo definindo o plano de segurança que será implementado nos próximos anos. Além disso, um Data Center está sendo criado para receber e integrar as informações provenientes dos diferentes sistemas, centralizando o gerenciamento dos processos de segurança.

Uma cobertura complexa de rede de fibra ótica que já cobre cerca de 12 milhas conectará o complexo sistema de controle de fluxo e sensores ambientais, vigilância por vídeo e segurança, além de sistemas de incêndio e evacuação.

Além disso, a conexão sem fio estará disponível para os milhares de visitantes que apreciam as obras de arte nos Museus do Vaticano todos os dias e oferecerão novas experiências de visita por meio de aplicativos dedicados e um “lugar de segurança”.

Em sua fase inicial, o projeto abordará a digitalização de todos os sistemas de gerenciamento de fluxo de segurança e visitantes, posicionando os Museus do Vaticano como líder mundial em Segurança e Proteção.

A integração das diferentes fontes e sistemas possibilitará a centralização da vigilância e o controle de todos os espaços dos Museus, garantindo assim um diagnóstico imediato de cada incidente com base na situação detectada, no local e contexto em que ocorreu. o número de visitantes afetados.

Além disso, o visitante estará totalmente protegido em situações de emergência graças a um sistema de alerta digital e multimídia que canaliza os visitantes, dependendo dos níveis de concentração de pessoas nas salas, acelerando e automatizando procedimentos e protocolos de evacuação.