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Instagram vai permitir que usuários sinalizem fake news

Postagens marcadas pelos usuários como suspeitas de promover desinformação serão ocultadas da aba "explore" e da pesquisa de <em>hashtags</em>.

Postagens marcadas pelos usuários como suspeitas de promover desinformação serão ocultadas da aba "explore" e da pesquisa de hashtags.

instagram fake newsNos últimos anos, as redes sociais têm se mobilizado para combater as fake news e banir os responsáveis por sua criação e compartilhamento.

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Em junho de 2019, uma pesquisa revelou que os americanos hoje temem mais as fake news do que sexismo, racismo, crise dos imigrantes e até as mudanças climáticas.

É fácil de compreender, portanto, porque o Facebook tem se mobilizado para combater a desinformação, e um exemplo foi a empresa expor e banir uma rede da extrema-direita européia de compartilhamento de notícias falsas que alcançava meio bilhão de pessoas e tinha planos de influenciar as eleições europeias.

Agora, o Instagram, que também pertence à companhia de Mark Zuckerberg, também criou um novo recurso para combater o compartilhamento de mentiras em sua plataforma.

Nos Estados Unidos, os usuários do Instagram em breve poderão sinalizar quando encontrarem uma postagem que tenha conteúdo falso.

instagram fake news

Anunciado na última semana, o recurso identificará o conteúdo sinalizado e ocultará da aba “explore”, que é onde os usuários encontram conteúdo sugerido por algoritmo. As postagens sinalizadas também serão ocultadas das pesquisas em hashtag.

Como lembra a revista Time, os esforços do Facebook para combater as fake news são, hoje, bastante diversificados. A empresa possui 54 parceiros de checagem de fatos trabalhando em 42 idiomas diferentes.

Em 2018, a plataforma chegou a remover mais de quinhentas páginas que propagavam conteúdo falso.

Outra informação importante foi trazida por um relatório do Comitê de Inteligência do Senado dos Estados Unidos, que descobriu que durante as eleições de 2016 usuários da Rússia tiveram mais engajamento no Instagram em relação ao Facebook.

Isso sugere que desde aquela época a rede social de fotos já era um grande alvo dos criadores de fake news, mesmo que até então todos pensassem que o Facebook fosse o principal alvo.