Mídia

Hoje é o Dia Mundial das Redes Sociais

O dia é comemorado com a organização de encontros informais de pessoas de todo o mundo por meios tecnológicos ou presencialmente.

A data foi criada pelo site Mashable em 2010, como uma forma de reconhecer a revolução digital que fez dos media um ambiente social, celebrando-se anualmente a 30 de junho desde então.

O dia é comemorado com a organização de encontros informais de pessoas de todo o mundo por meios tecnológicos ou presencialmente. Alguns eventos são transmitidos on-line e são abertos a todos, para tornar a data verdadeiramente social.

Conheça as redes sociais favoritas dos brasileiros

O destaque dos encontros vai para a partilha de conhecimentos sobre as áreas transversais às redes sociais e sobre as especificidades destas.

De fato, a cada dia que passa elas ganham mais importância. Apesar de certas redes sociais pioneiras como o Myspace já não serem relevantes, outras tornaram-se obsessões, como o Facebook e o Twitter.

As-proprias empresas reconheceram a importância das redes sociais, recorrendo a sites como o LinkedIn para contratar trabalhadores. Snapshat, Vine e Instagram são outros exemplos de plataformas sociais populares.

Mais do que uma forma de socialização globalizada, as redes sociais são como um espelho das pessoas: mostram o que gostam e não gostam, o que fazem ou querem fazer, o que comem e vestem… tudo e mais alguma coisa.

Com ou sem fotografias servem como forma de expressão, como um diário aberto. Mas nem tudo aquilo que se mostra é do interesse dos outros ou mesmo da rede social.

As redes sociais são um fenômeno de interação e tornaram-se a nova forma de comunicar-se facilmente com seu público. O aumento de usuários ampliou as buscas por seus interesses e é um modo eficiente de aproximação com os clientes potenciais.

Leia também: Você está atento às suas redes sociais?