Disney vai utilizar IA para mapear diversidade de gênero

11/10/2019


Empresa fechou acordo para utilizar software do Instituto Geena Davis de Gênero na Mídia.

A Disney fechou contrato com o Instituto Geena Davis de Gênero na Mídia para utilizar, de agora em diante, um software que analisa os roteiros das futuras produções do estúdio.

Confira as últimas novidades sobre marketing digital aqui.

Leia também: Disney+ terá os desenhos clássicos da Marvel em seu catálogo.

O objetivo é mapear como os gêneros são abordados nas obras e buscar uma participação igual para todos os gêneros.

Nomeada GD-IQ: Spellcheck for Bias, a ferramenta foi criada em parceria com a Universidade do Sul da Califórnia e a Escola Viberti de Engenharia.

O software analisa a totalidade do roteiro para identificar as participações de personagens homens e mulheres, e, então, mapear como eles são utilizados na narrativa, e, caso haja problemas na forma como a obra retrata os gêneros, apontá-los para que sejam corrigidos.

O recurso também pode ser utilizado para analisar personagens LGBTQ+, negros e de outros grupos minoritários. A Disney deve utilizar a ferramenta não só para seus principais lançamentos do estúdio, incluindo Pixar e Marvel Studios, mas também para as obras encomendadas diretamente para seu vindouro serviço de streaming, o Disney+.

Pelo fato de se tratar de uma ferramenta que analisa o roteiro, não haverá nenhuma alteração em obras prontas. Todos os textos serão estudados e alterados antes das filmagens, obviamente.

A Disney já vinha demonstrando engajamento nos temas sociais há um bom tempo, algo que podemos ver ao notar como os últimos filmes da Pixar e da Marvel trazem mais personagens femininas protagonistas ou, mesmo que coadjuvantes, fugindo da fórmula de personagem feminina de apoio básica.

O uso do software, porém, deve diminuir a chance de as próximas produções da empresa apresentarem problemas no retrato de mulheres, negros, pessoas LGBTQ+ e demais minorias, já que haverá não só uma visão consciente ao escrever o roteiro, mas também a ajuda tecnológica para analisar o resultado do script.

Fonte: Redação.

TAGs: disney igualdade-de-gêneros marketing-digital