Mídia

Devemos confiar nos likes?

Tem muitas marcas que vivem comemorando o fato de terem alcançado tantos mil <em>likes</em>, e, quando chegam ao seu primeiro milhão de curtidas é motivo de festa. Mas, será que eles realmente são verdadeiros?

É fato concreto que todas as marcas têm de estar presente nas redes sociais.

É por intermédio das redes sociais que se chega de uma forma mais rápida e eficaz ao público-alvo.

Tem muitas marcas que vivem comemorando o fato de terem alcançado tantos mil likes, e, quando chegam ao seu primeiro milhão de curtidas é motivo de festa. Mas, será que eles realmente são verdadeiros?

Se formos ao Google e pedirmos pela expressão like, só o que se encontra são empresas oferecendo serviços para aumentar o número de curtidas em seus posts.

Que vantagem isso tem? Nenhuma. Da mesma forma que a marca conquista várias curtidas, pode ser que o seu concorrente esteja fazendo o mesmo, ou seja, postando algo que deponha contra, e, isso também gera muitos likes.

Jogar confete em si mesmo é muito fácil, o difícil é fazer com que os outros o façam.

Dessa forma, não adianta as marcas e empresas ficarem divulgando o seu conteúdo apenas no seu Facebook.

Compra de likes

 

O relatório da empresa de segurança Trend Micro, em 2017, mostrou que é possível comprar 300 mil seguidores no mercado chinês por 2.600 dólares (cera de 8.000 Reais).

Com 300 mil seguidores, o perfil passa a ser classificado como de sucesso pelas redes sociais. É uma forma de enganar o algoritmo, que determina a relevância de cada perfil com base em seu conteúdo e atividade na rede social.

Como as postagens não são exibidas por ordem cronológica, perfis mais relevantes ganham preferência na hora de aparecer para outras pessoas.

Mas quem são as pessoas que compram esse tipo de produto? Na maior parte das vezes são candidatos a influenciadores digitais, que tentam convencer as marcas a investir neles.

“Essas pessoas veem a compra como um investimento. Elas querem mais seguidores, curtidas e visualizações, porque quanto mais engajamento, supostamente mais você vale para as marcas.”, diz o professor e coordenador de MBA em Marketing Digital na Fundação Getulio Vargas (FGV), André Miceli.

Para saber se realmente está no caminho certo, ganhando seguidores fiéis, que consomem seus produtos ou contratam seus serviços, é preciso divulgar também em sites especializados, pois, se nesses houver curtidas, comentários, é sinal de que está sendo verdadeiro.

Por meio das curtidas não tem como mensurar resultados reais de vendas. De repente, em uma ação promocional ou de live marketing, há a possibilidade de chegar muito mais próximo ao target do que simplesmente comemorando likes.

Não engane o seu cliente! Não se conquista fidelidade apenas por meio de likes.

Produtos de qualidade e respeito ao consumidor ainda contam muito mais quando o assunto é fidelizar clientes!