Confira os destaques do Twitter no primeiro trimestre

02/04/2019


Selecionadas de acordo com estratégia de marca e de conteúdo, além de boas práticas no uso de vídeo, escolhidas do período foram Fiat, McDonald's, Natura, Rappi, Skol, Unilever/Axe e 99.

O Twitter Brasil divulgou no dia 1º de abril, a lista com as campanhas que souberam aproveitar os diferenciais da plataforma para transmitir sua mensagem à audiência de maneira criativa, impactante e efetiva durante o primeiro trimestre de 2019.

Confira as últimas novidades sobre marketing digital aqui.

Leia também: Twitter quer permitir acompanhar notícias perdidas no feed.

As eleitas do período foram Fiat (@FiatBR), McDonald's (@McDonalds_BR), Natura (@naturabroficial), Rappi (@RappiBrasil), Skol (@skol), Unilever/Axe (@UnileverBrasil) e 99 (@voude99).

A partir de agora, o Twitter Brasil trará as campanhas de destaque na plataforma a cada trimestre, divididas entre três pilares: estratégia de marca; estratégia de conteúdo; e boas práticas de conteúdo em vídeo e uso de mídia.

Para cada pilar, o Twitter elenca duas marcas que souberam aproveitar as características da plataforma para trazer conteúdos de qualidade e se conectar com os consumidores. Por fim, o levantamento interno também indica uma campanha que reúne as três categorias.

Confira as marcas de destaque no Twitter no Brasil entre janeiro, fevereiro e março de 2019, divididas por pilares:

Estratégia de marca

Marcas que foram capazes de analisar o comportamento do consumidor a partir das conversas no Twitter e aproveitaram a oportunidade para construção de marca na plataforma.

Skol (@skol)

Para o lançamento da nova Skol Puro Malte, o Creative Shop da Ambev, em parceria com a agência Blinks, optou por aproveitar temas com grande repercussão na plataforma para posicionar o produto. Assuntos como a nova tatuagem de Ariana Grande e a declaração da cantora Anitta sobre ter "beijado muito" no Carnaval, por exemplo, geraram muitas conversas no Twitter e foram alguns dos ganchos usados pela marca para ressaltar os diferenciais da cerveja com timing e contexto.
 

 

Natura (@naturabroficial)

A Natura soube se apropriar de temas recorrentes na plataforma, como movimentos sociais relacionados ao empoderamento feminino, para entrar em conversas relacionadas ao #DiaInternacionalDaMulher e para convidar as mulheres a compartilhar sua opinião sobre o que uma marca de beleza poderia fazer em favor da autoestima das consumidoras.

A marca entendeu a vocação do Twitter, e, ao invés de fazer uma campanha voltada a si mesma, tem adotado uma linha focada nas pessoas.

Estratégia de conteúdo

Marcas que utilizaram criadores de conteúdo para estabelecer uma conexão com a audiência e levar sua mensagem de forma natural e autêntica.

Axe/Unilever (@UnileverBrasil)

Axe lançou no Twitter a campanha "Dá pra ter tudo" com a participação do criador DJ Liu (@liulive) no vídeo de destaque. Antes de iniciar a divulgação, a marca se conectou com o público na plataforma para entender qual seria o melhor mote para o lançamento.

Alinhados à linguagem do público alvo, os vídeos tiveram grande sucesso, extrapolaram o Twitter e foram adaptados para a TV. A agência F.Biz participou da iniciativa.

99 (@voude99)

A empresa se baseou nas diversas conversas sobre Carnaval, e, em parceria com criadores, contou com vídeos para tratar da questão do assédio, incluindo ações distintas para seus dois públicos - motoristas e passageiros.

 

Boas práticas de vídeo e uso de mídia

Marcas que foram bem-sucedidas no uso das boas práticas de conteúdo em vídeo e de mídia.

McDonald's (@McDonalds_BR)

Para sua campanha de lançamento dos novos lanches McNífico Bacon e Grand McNífico Bacon, o McDonald's optou por um criativo que segue as melhores práticas do Twitter, como a presença da marca nos primeiros segundos do vídeo, elementos visuais que ajudam a contar a história - mesmo sem som - e duração mais curta, de até 15 segundos.

Fiat (@FiatBR)

A Fiat aproveitou a sinergia de audiência entre o Twitter e a TV para lançar uma campanha em vídeo atrelada a conteúdos do Big Brother Brasil 2019 (@bbb) na plataforma, com o apoio da agência Blinks.

Para trazer conteúdo premium ao Twitter, a área de parcerias trabalhou diretamente com a TV Globo (@RedeGlobo). Já a área de Niche, comunidade do Twitter que une criadores de conteúdo às marcas, intermediou a criação de um vídeo pre-roll customizado (quando o anúncio aparece antes do início do vídeo em si) seguindo as melhores práticas de vídeo da plataforma, trazendo ainda mais associação da Fiat ao conteúdo, e, consequentemente, aumentando sua relevância.

Destaque do trimestre

Marca que apresentou bom uso das estratégias de conteúdo e marca, além de boas práticas de mídia.

Rappi (@RappiBrasil)

A Rappi (@RappiBrasil) está patrocinando a série "28 coisas que meu pai nunca fez", do criador de conteúdo Cid (@naosalvo) - a primeira do programa #CreatorOriginals do Twitter.

A marca investiu em um formato que prevê a produção de uma série original por um criador de conteúdo em torno de um assunto sobre o qual ele já gostaria de falar naturalmente com as pessoas que o seguem.

A série é veiculada no perfil do criador no Twitter, atingindo sua audiência cativa de forma autêntica e gerando conversas, e permite que a marca se associe àquele conteúdo. Além da série, a ação conta com anúncios em vídeos curtos produzidos pelo criador para a marca.
 

 

 

Fonte: Redação.

TAGs: digital Twitter