Mídia

China cria um âncora de jornal não-humano que pode trabalhar 24h/dia

O apresentador virtual foi exibido nesta quinta-feira (08) falando em inglês e mandarim na 5ª Conferência Mundial da Internet

A agência chinesa de notícias Xinhua, em parceria com a empresa pública Sogou, criou um âncora de jornal a partir de inteligência artificial ''especializado'' em ler notícias.

O apresentador virtual foi exibido nesta quinta-feira (08) falando em inglês e mandarim na 5ª Conferência Mundial da Internet.

  • O que rola no meio digital, tecnologia, apps e redes sociais, está aqui

Em primeira declaração, o âncora – que não recebeu um nome e é chamado de English AI Anchor (Âncora Inglês de IA) -, conta que é seu primeiro dia de trabalho na agência de notícias Xinhua, e que o desenvolvimento da indústria midiática precisa de inovação contínua.

O apresentador também afirmou que vai trabalhar para manter o telespectador informado enquanto os textos são digitados em seu sistema ininterruptamente. 

Infelizmente, não é claro como exatamente ele foi criado, mas é possível ver que os movimentos dos lábios são extremamente limitados, ele não gesticula e nem esboça qualquer tipo de reação. Mas segundo a Xinhua, "ele pode trabalhar 24 horas por dia no site oficial da empresa e em várias outras plataformas, reduzindo custo de produções de notícias e melhorando a eficiência", o que é no mínimo questionável.

Assista abaixo o resultado:

Os âncoras já são considerados parte da equipe jornalística da agência estatal, mas, não podemos dizer que é imperceptível que estamos vendo um robô e não uma pessoa de verdade. Principalmente pela falta de expressões e linguagem corporal, embora a Xinhua garanta que os modelos são capazes de fazer o trabalho usando uma linguagem natural.