Carnaval 4.0 leva realidade aumentada para o Sambódromo

19/11/2019


A tecnologia vai dar um bom samba no Carnaval 2020 de São Paulo. Isso porque a Rosas de Ouro conta com o apoio da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil e outros parceiros para o projeto "Tempos Modernos", que está sendo desenvolvido pelo carnavalesco André Machado.

O tema traz a história das revoluções industriais com ênfase na Revolução 4.0 contada pelo robô ROXP4, um brinquedo que foi trocado por outro mais moderno.

Confira as últimas novidades sobre marketing digital aqui.

O melhor do entretenimento está aqui.

A ideia é mostrar para o público geral que estamos vivendo a Revolução 4.0 de forma prática com a aplicação de algumas tecnologias. No dia 23 de outubro, a escola e a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil assinaram a parceria.

Além de toda participação técnica e conceitual para o desenvolvimento do projeto, a parceria conta também com uma fantasia chamada "Código para o Futuro". O figurino tem como elemento principal o código de barras, que tem ganhado formatos e aplicações diferentes com as evoluções tecnológicas e tem transformado a maneira como trabalhamos e vivemos. Para se ter uma ideia da importância dessa fantasia, atualmente o código de barras é lido 6 bilhões de vezes ao dia em todo o mundo.

Já em produção, o carnaval da Rosas contará, pela primeira vez, com tecnologias nas alegorias e fantasias. Essas tecnologias que estão sendo apresentadas no enredo da Rosas de Ouro são inovações que já ajudam e vão colaborar ainda mais para melhorar as nossas vidas, trazer mais eficiência para as empresas e em várias áreas da sociedade, como na saúde, agricultura, alimentos entre outras.

Fundada há 48 anos, a Rosas de Ouro, tradicional escola de samba da Zona Norte de São Paulo, é considerada uma das maiores do Brasil e vai usar a cultura para dar visibilidade à quarta revolução industrial que estamos vivendo.

A proposta da escola é expandir os limites de tempo e espaço durante o desfile por meio de experiências digitais, que estão em testes. Assim, serão disponibilizados aplicativos que poderão ser baixados gratuitamente para público acompanhar em tempo real todas essas informações, vivenciando uma folia diferente.

Levar a tecnologia para o Anhembi tem sido uma experiência única e inovadora para todos os cientistas envolvidos. "Quando conhecemos o projeto ‘Tempos Modernos’ ficamos empolgados com este momento único do Carnaval de São Paulo e muito felizes em encontrar uma sinergia muito forte com o samba-enredo e com a Rosas de Ouro. Felizmente percebemos uma química, e, com certeza, será uma experiência muito interessante.", aposta João Carlos de Oliveira, presidente da GS1 Brasil.

Na opinião de Osmar, vice-presidente da Rosas de Ouro, o diferencial do enredo é que ele não acaba no Carnaval pois deixa a sugestão da discussão "Chegou a hora de rasgar o manual? - trecho do samba-enredo que vai embalar o desfile. Esse questionamento, que significa repensar para fazer diferente, servirá para todas as pessoas e telespectadores. Chegou o momento!", conclui.

Os ensaios da Rosas de Ouro ocorrem todas as sextas-feiras, das 22h às 2h, na quadra social da escola, localizada à rua Cel. Euclides Machado, 1066, ao lado da ponte da Freguesia do Ó.

O time do projeto Carnaval 4.0 é uma organização formada por acadêmicos, especialistas de tecnologia de diferentes organizações e gestores e artistas da Rosas de Ouro que buscam contribuir com a transformação do País num Brasil 4.0. O time é organizado em três núcleos: parceiros acadêmicos, tecnológicos e comitê de gestão.

Fonte: Redação.

TAGs: carnaval-de-são-paulo marketing-digital rosas-de-ouro tecnologia