Mídia

Asteroide produz filme oficial de divulgação Cannes Lions em VR

Produtora de Curitiba é responsável por idealizar e produzir conteúdo imersivo para o maior festival de criatividade do mundo

A brasileira Asteroide foi a produtora de filmes escolhida pela britânica Ascential, responsável pela comunicação do Festival Internacional de Criatividade de Cannes, para realizar, de forma inédita, um filme em realidade virtual para o evento.

Imagem relacionadaNos últimos anos, o festival tem trazido inovação para dentro de sua programação, com seminários, espaços de relacionamento e premiações. Nada mais justo, portanto, utilizar ferramentas que apontam para o futuro da comunicação para mostrar a capacidade do evento em gerar grandes ideias e negócios.

  • O que rola no meio digital, tecnologia, apps e redes sociais, está aqui

 O vídeo é guiado por uma baterista, a francesa Morgane Taylor, recrutada pela produtora de áudio Mandril, de São Paulo, responsável pelo áudio. Morgane toca em diferentes pontos da cidade, servindo como elemento integrador de imagens que foram captadas durante os cinco dias do festival de 2018.

Dentre alguns dos cenários conhecidos do filme por quem frequenta Cannes estão o Palais des Festivals, além de ativações diversas em lounges de empresas como o Youtube, Havas e o iate da Shutterstock.
 
“O objetivo da Asteroide foi utilizar uma tecnologia emergente de uma forma justificada, e não apenas por usar. É um filme tanto para os frequentadores quanto para os que nunca pisaram lá”, declara Giuliano Biondi, sócio e diretor criativo da produtora.

"A tecnologia adquirida pela Asteroide permite não apenas gravar e produzir vídeos 360, como os mais comumente encontradas no mercado. Ela permite produzir fortes experiências imersivas pois as câmeras, além de captarem áudio binaural e imagem 8k, aliadas a processos de pós-produção capturam o depth da imagem (profundidade), algo parecido com o 3D do cinema. A junção das experiências 360 + 3D + áudio espacial entregam uma sensação de presença no ambiente, uma dissociação do ambiente real. Algo díficil de descrever mas fácil de sentir utilizando um headset de Realidade Virtual.", explica Tiago Gavassi, CTO da empresa.

 
A Asteroide investe há algum tempo em tecnologias imersivas como essa, que agora se tornou comunicação oficial do Cannes Lions. Com a visão de ir além da experiência de filmes, a produtora Asteroide desenvolveu uma escola de habilidades do século XXI e duas startups no Vale do Silício.

Uma focada em brand experience chamada Bluezup e outra de realidade virtual chamada Panic Lobster. Ambas as empresas do hub Asteroide operam no mercado brasileiro e norte americano.  

A produtora é conhecida pela diligência na criação e execução de projetos audiovisuais, se destacou em Cannes com "The Refugee Nation", case da Ogilvy NY para Anistia Internacional.

Esta aparição rendeu nada menos que 19 leões para sua cidade natal, Curitiba. Dentre esses 19 Leões, houve 1 Titanium Lions, 1 Grand Prix for Good e 7 Leões de Ouro. Na sua carta de clientes, agências como CP+B, Leo Burnett, FCB e DDB, e trabalhos para clientes nacionais e internacionais como McDonald's, Renault, Bradesco, Oreo, Cartoon Network e HBO.