App de mensagens do Google ganha recurso contra spam

08/01/2019


O novo recurso é capaz de analisar as mensagens recebidas pelos usuários para detectar, bloquear e denunciar mensagens identificadas e sinalizadas como spam.

Aplicativo de mensagens do Android, sistema operacional do Google para Smartphones, ganha finalmente recurso contra Spam.

O Google começou a implementar gradativamente um novo recurso de proteção automática contra spam em seu aplicativo Android Mensagens.

Após receber a atualização do aplicativo Android Mensagens que oferece o novo recurso de proteção automática contra spam, o usuário tende a receber uma notificação que irá informá-lo que o recurso foi ativado por padrão, porém como o mesmo é opcional, ele poderá ser desativado a qualquer momento diretamente no menú de configurações avançadas.

Em uma seção de ajuda na página de Support do Google, a companhia explica que o novo recurso utiliza os dados das mensagens, mas as mantêm privadas.

Ressaltamos ainda que em uma declaração fornecida ao The Verge, um porta-voz do Google disse: "Para ajudar a identificar spammers, o Google armazena temporariamente os números de telefone das pessoas que enviam e recebem mensagens com você e as vezes que eles enviam mensagens para você, mas não armazena seu número de telefone nem o conteúdo dessas mensagens."

Entretanto, ainda de acordo com a página de Support do Google o novo recurso gera um relatório de suspeita de spam no Mensagens do usuário, que necessita de retorno com um feedback manual do usuário confirmando se a mensagem é spam. O feedback ao Google deve ser feito através de seleção das opções “Denunciar spam” ou “Não é spam”.

Após o usuário confirmar ao Google que a mensagem é spam, uma cópia do conteúdo completo das mensagens do spammer (até 10) serão enviadas para o Google. Permitindo que o aplicativo de Mensagens possa detectar spam com mais eficiência no futuro.

O novo recurso também poderá permitir que as operadoras de celular que oferecem suporte de denúncias de spam recebam uma cópia da última mensagem do spammer.

Este recurso já está sendo disponibilizado para vários usuários ao redor do mundo, no entanto, o Google não divulgou ainda informações sobre sua programação para a implementação do novo recurso.

Fonte: Redação.

TAGs: