Mídia

5 soluções para o dia a dia do paulistano

Cidade completa 465 anos nesta sexta-feira, 25/01, e tem atraído uma série de negócios inovadores.

Cidade completa 465 anos nesta sexta-feira, 25/01, e tem atraído uma série de negócios inovadores.

Quem vive em São Paulo está acostumado com alguns problemas que moradores de outras cidades do Brasil nem imaginam: trânsito todos os dias, estabelecimentos sempre lotados, filas e mais filas, reflexo de uma cidade que teve um rápido crescimento demográfico sem o devido planejamento.

Confira as últimas novidades sobre marketing digital aqui.

Se chover, então, podemos multiplicar todos estes problemas por dois. Cheia de controvérsias, a Capital paulista chega aos 465 anos como a maior metrópole da América Latina e o principal centro econômico do País.

Com tantos problemas, a cidade tem atraído cada vez mais negócios que buscam atender uma demanda constante por novas soluções.

Pensando nisso, separamos cinco inovações que chegaram a São Paulo nos últimos anos com o objetivo de facilitar a vida e o dia a dia dos paulistanos, que mesmo diante dos percalços dessa cidade de pedra, como dizem alguns, amam e não largam este lugar por nenhum outro no mundo. Confira:

Glovo (Delivery)

Em São Paulo desde 2018, quando desembarcou no Brasil, o aplicativo espanhol Glovo tem a missão de entregar "qualquer coisa". De comida a medicamentos. O aplicativo também faz as compras no mercado e até busca a carteira em casa se você esquecer. Segundo o gerente da startup no Brasil, Bruno Raposo, a ideia é tornar a ferramenta um tipo de assistente pessoal.

"Em uma cidade como São Paulo, ir ao mercado, por exemplo, pode levar horas. Ao invés de perder tempo, custo com deslocamento e estacionamento, a pessoa pede sua lista de compras direto no app e recebe em casa", explica Raposo. A plataforma também lançou recentemente o Glovo Prime, um serviço de assinatura que permite receber pedidos sem taxa de entrega.

Inti (Cultura)

Cada vez mais, museus têm investido em tecnologia para que as pessoas usufruam de seus recursos, tanto por meio da digitalização do acervo para visitas virtuais como pela rapidez na compra de ingressos.

Por isso, para quem é da Capital paulista ou está de passagem, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) acaba de firmar parceria com a Inti, plataforma de gestão e Business Inteligence (BI), CRM e venda de ingressos, season tickets, doações e inscrições para cursos, para aprimorar sua venda on-line de entradas.

A parceria começa com uma promoção: a isenção da taxa de conveniência, na compra de ingressos pela internet, até 28 de fevereiro. Segundo Nicolle Stad, CEO da startup, essa iniciativa atende uma das causas da Inti.

"Temos o propósito de viabilizar e ampliar o acesso à cultura. Poder fazer parte da história do Masp e contribuir de alguma forma com o consumo cultural da cidade de São Paulo nos traz a sensação de dever cumprido.", diz Nicolle.

Com esta novidade, para conhecer a programação do Masp e adquirir ingressos, agora, basta acessar o site do museu.

Facily (Serviços)

O Facily é um aplicativo multisserviços que conecta profissionais de serviços a clientes que estão na mesma região. É possível solicitar serviços como pedicure, unhas em gel, design de sobrancelha, depilação, cabelos e massagem.

Com um funcionamento simples e versões nos sistemas Android e iOS, o usuário seleciona o serviço que deseja, o local de atendimento e o horário de sua preferência, de maneira similar aos aplicativos de transporte. Os serviços têm preços tabelados, e, após concluídos, são cobrados no cartão de crédito via app.

De acordo com o CMO da Facily, Luciano Freitas, pedir comida pelo celular já é algo comum e confiável. Agora, a ideia é criar esse hábito no mercado de beleza e bem-estar. "Nosso propósito é levar o salão de beleza até aos paulistanos, para que possam dedicar mais do seu tempo ao que realmente importa", revela Freitas.

Teldoctor (Saúde)

Já para quem deseja cuidar da saúde, mas vive a rotina insana dessa metrópole, a telemedicina, ou medicina à distância, pode ser uma solução. O serviço é útil para o chamado "primeiro atendimento", que pode ser uma simples renovação de prescrição médica ou um pedido de encaminhamento ao especialista.

É o que faz a Teldoctor. Criada em 2018, a startup atua por meio de uma plataforma online, autenticada pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), com o objetivo de encaminhar o paciente para uma consulta presencial, já com prescrições e exames a serem feitos, economizando tempo e agilizando o processo de atendimento médico.

Buser (Transporte)

Aqueles que entram e saem de São Paulo com muita frequência sabem que é quase impossível encontrar passagens baratas nas rodoviárias. Isso quando há passagens disponíveis no horário que queremos.

Pensando nos altos preços e na comodidade, Marcelo Abritta e Marcelo Vasconcellos trouxeram para Capital paulista o aplicativo Buser, que conecta viajantes com destino em comum para fretar um ônibus e dividir os custos do deslocamento.

O serviço chega a custar 60% mais barato que as passagens convencionais, e pode ser uma solução para quem mora em São Paulo e quer visitar parentes ou amigos fora da cidade.

Para utilizar, basta se inscrever no site ou aplicativo, criar um grupo de viagem e se juntar com outros passageiros. A plataforma tem opções de ônibus executivo, leito e leito-cama.