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Quatro mitos sobre gestão de leads

Muito se fala sobre as vantagens da gestão de <em>leads</em>, mas ainda existem alguns mitos sobre o assunto, que impedem que muitas empresas invistam nessa estratégia, que pode ser uma grande propulsora de vendas.

Muito se fala sobre as vantagens da gestão de leads, mas ainda existem alguns mitos sobre o assunto, que impedem que muitas empresas invistam nessa estratégia, que pode ser uma grande propulsora de vendas.

gestão de leadsPara esclarecer as dúvidas, listamos os quatro principais mitos. Confira:

1. Gestão de leads custa caro

Este é o primeiro grande mito em qualquer coisa que envolva tecnologia e inovação. Há alguns anos, isso deixou de ser sinônimo de alto investimento para se tornar acessível a qualquer empresa.

Mais do que isso: tornou-se economia para muitas delas. Uma empresa que não conta com um software de gestão de leads normalmente faz seu controle em planilhas. Não que isso seja errado, mas será que elas já pararam para contabilizar quanto tempo a equipe de vendas perde atualizando informações e compilando dados descentralizados?

Ao invés de fazer a conta do quanto elas investem em uma ferramenta de gestão de leads, primeiro é preciso fazer os cálculos para entender qual é o tamanho do custo sem a ferramenta. Depois é só equilibrar as informações e calcular quanto a marca ganha ao investir em uma tecnologia preparada para otimizar a gestão de leads e ela perceberá que mesmo com os valores mensais direcionados para a ferramenta, ainda terá uma economia significativa de recursos na gestão.

Isso sem contar o aumento da lucratividade, já que a equipe passa a atuar de forma mais focada em leads realmente qualificados ao invés de perder tempo controlando e reunindo dados em planilhas e informações paralelas.

2. Não funciona

Sabe quando nos recusamos a comer um legume porque é ruim e nossa mãe diz "Como você pode saber se é ruim se nem experimentou?"

Dizer que a gestão de leads não funciona é a mesma coisa: só fala isso a empresa que ainda não testou a experiência na prática.

O Ser humano é naturalmente resistente a mudanças e boa parte desse mito vem daí. É mais fácil dizer que algo não funciona do que tentar praticar uma nova estratégia. No caso da gestão de leads, o medo está atrelado ao risco do investimento e a falta de resultados após sua implementação. Mas para contradizer a ausência de resultados, já existem empresas que superaram essa etapa e estão coletando grandes números com o apoio da gestão de leads.

3. Eleva a carga de trabalho da equipe

Vamos repetir um ponto lá do primeiro mito: quanto tempo mesmo a equipe perde centralizando informações de planilhas paralelas?

Com uma tecnologia preparada para a gestão de leads, é só eliminar esse tempo e a equipe terá espaço de sobra para investir em novas negociações. Acreditar que a tecnologia duplica a carga de trabalho é completamente errado. Sempre que existe inovação, ela vem cercada de benefícios para automatizar processos e práticas internas. Claro que é importante investir um tempo de qualidade na fase de implementação e, muitas vezes, a equipe acaba sobrecarregada durante um curto período por esta razão.

Mas existem ferramentas de gestão de leads que são baseadas na lógica click and go, prontas para uso e sem exigir que a equipe passe muito tempo focada em implementação. É só manter os processos alinhados e sair aproveitando o tempo com mais qualidade, produtividade e resultados muito melhores.

4. Não é seguro

Os mitos sobre segurança de dados na internet existem em qualquer negócio e não seria diferente na gestão de leads. O importante, neste caso, é saber que tipo de solução a empresa vai escolher para o seu negócio.

É fundamental conhecer bem os produtos e serviços disponíveis no mercado e dar preferência àqueles que utilizam as mais modernas características tecnológicas, inseridos em um ambiente adequado e seguro, infraestrutura de acesso à internet, monitoramento, suporte e sistema de segurança lógica por firewalls, assim como protocolos SSL (secure socket layer) para transmissão de dados, a mesma utilizada por bancos on-line.