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Como gerenciar sua marca pessoal num mercado competitivo?

Todo profissional, seja qual for a sua formação, precisa pensar na gestão da sua marca pessoal, não importa o segmento de atuação.

Todo profissional, seja qual for a sua formação, precisa pensar na gestão da sua marca pessoal, não importa o segmento de atuação.

Uma das formas de vencer os obstáculos que irá enfrentar ao longo do caminho é entender o seu propósito de vida, e, principalmente, ter escolhido a profissão que o faça feliz.

Esse assunto deveria ser discutido com os alunos do Ensino Fundamental, para quando chegarem na faculdade já estarem mais preparados para decidirem qual o melhor curso para sua vida pessoal e profissional.

Sempre aponto aquela famosa frase: “Onde você passa o maior tempo de sua vida? Fazendo o que efetivamente? ” Resposta óbvia: trabalhando. E se estiver escolhido a profissão errada e pior, continuar insistindo no erro, ou seja, atuar numa área que não lhe dá satisfação, aí sim é um forte problema.

Impossível realizar um trabalho bem feito se não gostar do que está fazendo e os resultados são sempre desesperadores para a empresa que o contratou e para o profissional que vai estar sempre frustrado.

O branding pessoal tem este objetivo, pensar de forma estratégica na carreira profissional e na vida pessoal, pois os dois estão superligados e se destacar no mercado exige que esta marca pessoal esteja feliz nos dois ambientes: pessoal e profissional.

E por outro lado, a Era da informação, do qual fazemos parte, com expressivo impacto de desenvolvimento tecnológico e a intensa globalização da economia, que traz profundas transformações nas organizações, faz com que os profissionais tenham a necessidade de gerenciar sua marca pessoal de maneira mais estratégica para que possam se manter competitivos.

O branding, ou melhor, a gestão da marca pessoal, é uma ferramenta indispensável para os profissionais que buscam alcançar maiores chances de sucesso em suas carreiras.

Para iniciar a gestão da marca é preciso descobrir como citado acima a sua paixão, e, em seguida, definir o propósito de vida. O que está fazendo nesta vida que o está deixando feliz, e pensar de maneira estratégica é importante para desenvolver um plano que traga resultados.

Assim como no mercado corporativo, onde a competição é acirrada e muitos são os produtos comoditizados brigando por preço, o mesmo acontece com aos profissionais.

A globalização é uma realidade na vida de todos. Qual é o resultado deste cenário para o profissional? Vários profissionais disputando a mesma vaga, oferecendo os mesmos atributos: graduação, pós-graduação, dois idiomas e experiências internacionais.

Como se diferenciar neste cenário tão competitivo? Branding pessoal é o caminho

Branding pessoal nada mais é do que a gestão da marca pessoal. O objetivo principal é criar valor para sua marca pessoal e gerenciar esse valor com competência, fazendo diferença com o seu conteúdo e identificando a sua imagem em todos os seus pontos de contato, ou melhor, em toda a sua rede de relacionamento.

A maior parte das decisões de compra se baseia na confiança e no sentimento de conexão, ou das emoções, que as pessoas sentem em relação a determinado produto, serviço ou indivíduo. Gerenciar esse processo exige habilidade do profissional e, por este motivo, o branding é essencial.

Sendo assim, vamos para algumas definições de marca, marca pessoal e gestão de marca pessoal, importantes para o entendimento do branding pessoal.

Marca

Vive-se uma Era em que uma brutal quantidade de informações é gerada e disponibilizada, mas se perdem no vasto campo em que são lançadas. O fomento desse bombardeio é atribuído não só aos canais midiáticos convencionais, mas também à cibercultura, que baseada em relacionamento e tecnologia, não esgota a evasão de mensagens, produtos ou ações de marcas.

O público atingido por esse “ataque”, naturalmente passa a selecionar o que realmente importa, e todo o resto se torna um cenário de pouco apelo junto às questões principais. São incontáveis escolhas e descartes feitos todos os dias, o tempo inteiro.

As ferozes batalhas do mercado – grandes segmentos ou nichos – fazem com que há séculos, empresas diferenciem seus produtos através das marcas. A necessidade surgiu por motivações bem mais simples, como por exemplo, a marcação de gados com ferro em brasa para que os proprietários pudessem identificar seus animais.

Esse raciocínio justifica claramente a definição de marca da American Marketing Association “Marca é um nome, termo, símbolo, desenho ou combinação de elementos que deve identificar os bens de serviço de um fornecedor ou grupo de fornecedores e diferenciá-los dos da concorrência”.

Com uma visão mais pragmática deste conceito, defenderia como o sentimento que o consumidor tem por uma empresa, produto, serviço, local ou até mesmo pessoa.

Portanto, em uma sociedade repleta de opções e commodities, representar uma palavra única na mente das pessoas, que eleve uma marca a uma posição distinta e de maior visibilidade é o maior dos desafios.

Marca pessoal

Alcançar distinção quando a marca em questão traduz um profissional também representa um enorme desafio. A marca pessoal pode ser essencialmente trabalhada do mesmo modo que as grandes marcas empresariais, uma vez que é o maior ativo intangível de um indivíduo. 

Na definição simples, o termo marca pessoal é uma percepção ou emoção mantida por alguém em relação a você.

No mercado de trabalho, geração de valor de marca também se apoia em diferenciação. É preciso criar uma identidade rica e relevante para que sua imagem se destaque entre os prospects.

Demanda um plano estratégico profundo de autoconhecimento, no qual atitudes coerentes e ativos pessoais são costurados aos objetivos determinados pelo profissional. Inicia-se deste modo, uma gestão assertiva de uma marca pessoal.

Gestão de marca pessoal

Quando se fala em gestão de marca, fala-se em branding. Este conceito pode ser definido de muitas maneiras, mas branding nada mais é que uma postura empresarial, ou uma filosofia de gestão que coloca a marca no centro de todas as decisões da empresa.

Todos os profissionais são responsáveis por definir a imagem que quer passar no mercado e mais importante ainda é verificar se esta imagem está sendo percebida nos seus pontos de contato.

Isso ajuda a compreender a necessidade da gestão estratégica para que uma marca pessoal obtenha alto valor intangível, racional e capacidade de retorno. Essas conquistas dependem primeiramente de onde se quer chegar. Sem essa certeza não há caminhos, e os destinos serão frutos da sorte e do acaso.

Definindo-se o ponto a ser alcançado, o trabalho passa a ser essencialmente estratégico. Arthur Bender em seu livro Personal Branding esclarece que devem ser adotados, então, objetivos classificados em uma hierarquia baseada em prazo:

Objetivos maiores – Visão maior de marca que deve nortear todos os movimentos profissionais ou pessoais ao longo do tempo. Por dependerem de um conjunto de ações e seus resultados, são objetivos de longo prazo.

Objetivos específicos e metas de curto prazo – Pequenos objetivos e movimentos variáveis que farão possível o cumprimento do alvo estratégico. Além de prazos rígidos, mas possíveis, todas as ações precisam ser bastante específicas e dependem de foco, mantendo em mente os grandes objetivos.

Refletir sobre a trajetória profissional que levou uma marca pessoal até certo ponto, também é um passo de muita importância para a descoberta de falhas e pontos positivos que ajudarão a definir novos objetivos. Assim, é importante reconhecer as forças e fraquezas de uma marca pessoal, sendo que:

As fraquezas não devem ser acobertadas ou ignoradas, ao contrário, precisam de atenção e ações imediatas para que deixem de representar ameaças.

As fortalezas devem ser valorizadas e lapidadas de modo que simbolizem algo singular perante a concorrência e gerem boas oportunidades.

Tendo os objetivos e as potencialidades bem esclarecidas em um plano de branding pessoal, o foco se volta às ações diárias de rentabilização. Esses movimentos, à curto prazo, servem como uma preparação direcionada ao alcance dos objetivos finais que darão ao profissional o posicionamento estratégico desejado, o qual, com foco estreitado assume sua missão, sua visão e sua imagem através de valores diferenciais.

No mercado de trabalho, a geração de valor de marca também se apoia em diferenciação. É preciso criar uma identidade rica e relevante para que sua imagem se destaque entre os prospects (candidatos).

Demanda um plano estratégico profundo de autoconhecimento, no qual atitudes coerentes e ativos pessoais são costurados aos objetivos determinados pelo profissional. Inicia-se deste modo, uma gestão assertiva de uma marca pessoal.

Marca pessoal e marketing pessoal

É importante não confundir marca pessoal com marketing pessoal. Marca é a reunião dos talentos e atributos bons e ruins do profissional. Marketing é como o profissional mostra ao mercado tais características, é como ele adota estratégias para refletir o diferencial do seu produto e o valor da sua marca pessoal.

Marketing pessoal é uma estratégia atual cujo objetivo é orientar os profissionais de qualquer categoria a manter sua posição no emprego que têm ou a conquistar nova posição no mercado de trabalho, utilizando técnicas adequadas e atuais, que sejam esclarecidas, competitivas e levem, de fato, à vitória desejada.

Essas técnicas incluem sua formação profissional, experiência, uma boa apresentação de seu currículo e de sua forma de se vestir, de falar, sua postura, sua naturalidade na entrevista com o selecionador, refletida no seu comportamento pessoal.

Sendo marketing a ciência que estuda as necessidades e desejos de uma determinada demanda no mercado, com o objetivo de oferecer produtos e serviços que os atendam, as estratégias de marketing focam em otimizar as ofertas para que sejam o mais bem sucedidas possível em determinado mercado.

Assim, estratégias de marketing bem planejadas alavancam o sucesso de produtos, serviços, empresas. Quanto mais consistente e alinhado com o mercado, maiores as chances de sucesso de um plano. Não basta apenas que o produto seja bom, ele precisa estar alinhado com as necessidades de mercado para ter sucesso.

Marketing pessoal, então, está focado nas ações estratégicas (produto, preço, ponto de venda e promoção) para construção de um produto diferenciado. Isso resulta na construção de uma marca de valor: VOCÊ S/A.

Tudo começa com o propósito, com algo que conduza à marca pessoal. É um pensar mais além, mais abrangente, é a motivação que alimenta um sonho, é a força que move a pessoa em relação à sua vida profissional e pessoal.

A determinação do propósito é o ponto de partida, pois quando ela assume a vida apoiada por um desejo ardente de transformar o objetivo, com certeza o resultado é alcançado.

A maioria das pessoas vive em uma corrida insana com suas responsabilidades, compromissos, metas profissionais, questões financeiras, esquecendo que o sucesso é resultado deste propósito.

Um propósito de vida claramente definido e planejado ajuda a encontrar ou concretizar a razão de ser da sua marca pessoal. Quando o profissional sabe o que quer, fica mais fácil definir a sua missão de vida, a sua visão no longo prazo e os valores governantes que irão conduzí-lo ao melhor caminho a seguir, a fim de atingir suas metas e objetivos. Como consequência ele define seu espaço.

Toda marca precisa revelar a sua ambição pessoal que é a alma, o ponto de partida, a intenção central e os princípios orientadores de sua marca pessoal. É o combustível de sua marca. Inclui a visão pessoal, a missão e os papéis-chave que devem estar em equilíbrio: visão interna, visão externa, conhecimento, aprendizado e aspectos financeiros. Tudo para criar equilíbrio à sua marca pessoal e à sua vida.

A gestão da marca é essencial para o desenvolvimento da carreira. É uma ferramenta eficaz que ajuda a designar quem somos, em que acreditamos, o que nos torna únicos, especiais e diferentes. Explica como somos ótimos e por que devemos ser contratados. A pergunta é: Como começar? E a resposta é: Com planejamento estratégico da marca pessoal.

Planejamento é pensar detalhadamente antes de fazer alguma coisa. A finalidade é criar um guia de ações para direcionar a administração da marca pessoal, visando atingir resultados com o máximo de eficiência dentro de um tempo pré-determinado.

É fundamental que o profissional tenha sempre em mente que ele é o gestor da sua marca e que o plano é essencial e representa o caminho a perseguir para atingir as suas metas anuais, e, no longo prazo, o objetivo estratégico da marca pessoal.

O objetivo principal na gestão da marca pessoal é a percepção da mesma no mercado. É importante verificar se o mercado está percebendo o posicionamento da sua marca frente ao plano estratégico de sua marca pessoal.

Como foi dito anteriormente, para ter a marca reconhecida no mercado, torna-se necessário estabelecer a visão interna e verificar se a visão externa, ou seja, se todos os seus pontos de contato estão percebendo o seu posicionamento estratégico: o seu DNA!

Com um posicionamento claro e objetivo e com metas definidas o próximo passo é colocar em prática todas as ações estratégicas para que a marca pessoal seja percebida no mercado. Traduzindo é: “Arregaçar as mangas” e “Começar a trabalhar duro para que o sonho pessoal e estratégico do longo prazo seja alcançado”.

Basicamente é preciso que se transfira a essência da marca e todos os diferenciais para todos os seus pontos de contato. Uma má execução deste processo transforma a marca pessoal em algo que não se quer ser.

Por outro lado, ações bem aplicadas trarão força e reputação à imagem da marca pessoal que, de forma natural, é reforçada e passará a gerar maior retorno. Assim, pode-se concluir que a diferenciação de marca pessoal depende de relevância, que acarretará em reconhecimento, e, por fim, trará a diferenciação e o retorno financeiro desejado por todo profissional.