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Como as dinâmicas podem identificar líderes

As dinâmicas de liderança são excelentes oportunidades de identificar lideranças dentro da organização e valorizar os profissionais.

As dinâmicas de liderança são excelentes oportunidades de identificar lideranças dentro da organização e valorizar os profissionais.

Muitos profissionais têm características de liderança marcantes, mas nem sempre suas funções desempenhadas na empresa permitem que eles as mostrem.

Isso pode ser uma oportunidade perdida pela companhia, que pode estar buscando lideranças de fora, sem ao menos perceber os talentos que já têm dentro da organização, e as dinâmicas de liderança são uma ótima forma de identificar esses líderes em potencial.

As dinâmicas de liderança fazem com que os funcionários mostrem, na prática, suas competências e habilidades para gerir um time e por isso é uma ótima alternativa para um processo seletivo interno.

Listo abaixo alguns fatores importantes a serem observados durante uma dinâmica que tem como finalidade identificar líderes. Confira:

Que tipo de liderança sua empresa ou setor precisa?

Antes de saber qual profissional é o líder certo para o cargo, é preciso analisar com cuidado o momento da empresa ou do setor, e definir o perfil de liderança necessário no momento.

O gestor escolhido deve alinhado com as necessidades da companhia, que podem variar bastante durante o seu ciclo de vida e objetivos. O que a sua empresa ou setor precisa agora é de um líder mais focado em metas? Um mais enérgico? Um mais humanizado e focado no desenvolvimento do colaborador? Antes de iniciar o processo, tenha isso em mente!

O profissional demonstra empatia?

Durante a realização da dinâmica, veja quais são os profissionais que realmente se preocupam com o que os outros têm a dizer e levam a opinião de todos em consideração. Afinal, essa é uma característica importante para um cargo de chefia.

Pessoas que colocam o ego à frente, e não sabem se colocar no lugar do outro, dificilmente estão preparadas para liderar uma equipe.

O profissional tem inteligência emocional?

Um colaborador que tem inteligência emocional sabe controlar suas emoções e não deixa sua vida pessoal afetar a sua vida profissional. Além disso, ele lida bem em situações de pressão e crise, onde deve tomar atitudes rápidas e ainda sabe gerenciar possíveis conflitos em sua equipe com maestria.

Assim como as demais habilidades, a inteligência emocional também pode ser desenvolvida por meio de treinamentos e capacitações e até mesmo pelo dia a dia na função, mas em uma dinâmica de grupo essa característica pode destacar um candidato ao cargo de liderança.

Durante a dinâmica, proponha situações onde os colaboradores tenham que resolver problemas em equipe e rapidamente, e avalie os que tiverem a proatividade de organizar o caos e planejar a ação com calma e sem conflitos com os demais participantes.

O profissional sabe ouvir os outros?

Saber ouvir e respeitar as opiniões alheias é fundamental para um bom líder. Afinal, esse profissional vai lidar com as expectativas e anseios dos membros de seu time e deve trabalhar para beneficiar tanto seus colaboradores quanto a empresa.

Sendo assim, existem diversos exercícios de dinâmicas que favorecem a observação dessa questão, que não pode deixar de ser avaliada.

Os outros participantes concordam com os pontos de vista dele?

Para alguém obter sucesso em um cargo de liderança, essa pessoa deve inspirar confiança em seu time e ter seus pontos de vista respeitados. Portanto, durante a execução de uma dinâmica, preste muita atenção nas opiniões e reações que os candidatos têm uns com os outros. Eles se deixam ser liderados com facilidade por algum dos participantes?

Pode ser que essa pessoa já esteja desempenhando o papel de líder naturalmente dentro da empresa.

Além disso, avalie se os pontos de vista, argumentação e oratória de seus candidatos são concisos, objetivos, coerentes e motivadores. Quando a equipe não acredita nas ideias e nos discursos de um líder, é muito difícil gerar o engajamento necessário para o crescimento de uma organização.

Esses são os principais pontos a serem avaliados durante dinâmicas com o objetivo de identificar líderes, porém, todo o histórico do candidato dentro da empresa deve ser averiguado.

Pesquise também sobre a reputação do colaborador e seu poder de influência dentro da equipe, mas não leve apenas isso em consideração.

As dinâmicas de grupo e liderança são apenas algumas das formas de identificar os líderes de uma organização.