Experiência de Marca

Conselhos para um jovem empresário

Este texto foi feito originalmente nos anos 70 e apenas atualizado agora em relação aos tempos de Internet, e, em minha opinião, continua tão válido como quando foi feito.

Por Silvio Freire.

Este texto foi feito originalmente nos anos 70 e apenas atualizado agora em relação aos tempos de Internet, e, em minha opinião, continua tão válido como quando foi feito.

1. Escolha um bom contador – avalie seu caráter, veja se você confiaria nele como pessoa, avalie sua capacidade de interação virtual e como ele vai trocar informações com você e que tipos de dados ele irá lhe fornecer, avalie sua equipe conversando informalmente com eles quando possível, avalie seus clientes, se possível conversando com um ou dois deles, seja sincero quando houver problemas e dúvidas.

2. Esqueça seu crédito pessoal – separe um capital e faça a empresa viver desse capital e dos negócios que fecha. Não misture dinheiro da empresa com dinheiro dos sócios.

3. Racionalize e controle seus horários:

– Para clientes – dificilmente um cliente atende antes das 9h e depois das 17h, leve isso em conta em sua agenda. Apesar disso, chegue mais cedo e saia mais tarde.

– Para a administração – há coisas na administração que não dependem de horário comercial, podem até ser feitas da meia-noite às seis. Só não se esqueça de fazer.

4. Disponibilize sua empresa pela internet – use todas as ferramentas adequadas e disponíveis na internet para divulgar sua empresa e dizer a que fim veio. Além de formas de divulgação via mídia social, você tem uma gama muito grande de aplicativos e softwares profissionais gratuitos para todos os fins, que pode usar até poder fazer um upgrade para uma versão mais avançada como, por exemplo, antivírus.

5. Trabalhe duro – avise sua família de que você vai precisar trabalhar muito, pelo menos no início da empresa, peça a colaboração deles; só contrate mais uma pessoa quando você realmente não aguentar mais, só contrate outra pessoa quando a primeira estiver atolada em trabalho e assim sucessivamente…

6. Confie, ouse, acredite – crie o hábito de pensar no seu negócio, por alguns minutos, todos os dias, anotando o que você pensou. Evite a solidão profissional, tenha sempre alguém para discutir essas ideias, um sócio, um amigo/amiga, seu companheiro/a, confie na sua intuição. Tente fazer além do que a sua concorrência faz, destaque-se da multidão. Não permita que sua autoestima seja abalada, cuidado com opiniões de pessoas negativas.

7. Atenção aos custos – apenas R$ 50,00 por mês pode ser um dinheirão, tão importante quanto valores mais altos. Anote todas as suas despesas mensais e projete seus custos. Se não tiver um software de controle, use uma planilha. No início, compre somente as coisas realmente importantes e pesquise na internet para achar o melhor negócio. Segure seus gastos, você pode, por exemplo, trabalhar muito tempo com telefones comuns, deixando para comprar mais tarde aquele PABX moderno com aparelhos telefônicos de sonho. E é mais barato comprar um armário e uma mesa de reunião e trabalhar nela, pelo menos inicialmente.

8. Pague seus impostos em dia – impostos são os custos mais fáceis de abandonar em uma emergência financeira, porque não afetam seu crédito imediatamente, como um boleto, por exemplo, que pode ser protestado. Mas custam muito caro, geralmente 20% de multa mais juros de 1% ao mês mais correção monetária. Se atrasar um imposto, que seja de forma consciente. Para pagá-lo com atraso, fique atento às anistias periódicas, consulte seu contador.

9. Selecione seus clientes – “Tempo é dinheiro”. Planeje o perfil de seus clientes e faça listas daqueles que você quer conquistar prioritariamente. Guarde as listas de forma visível na primeira gaveta da sua mesa. Procure clientes dentro desse planejamento e revise periodicamente suas listas. Não disperse atendendo a clientes fora do perfil, seu tempo é precioso. Mas se mesmo assim conseguir um cliente abaixo do perfil, avalie seu potencial e considere atendê-lo desde que haja tempo sobrando e isso não prejudique suas atividades de expansão.

10. Estude o melhor horário de funcionamento da empresa – não adianta abrir às 7 para sair às 17, porque às 7 seu cliente está acordando. Para a elite da sua equipe o horário deverá ser apenas referência, cobrado somente nos dias com reunião interna.

O “home office” é uma realidade, planeje os canais de comunicação com todos, disponibilize individualmente os arquivos mais usados em HDs virtuais, sob pastas e senhas individuais.

Há muitas maneiras de contato gratuitas, e se forem muitas pessoas, crie dois horários individuais para falar com à empresa, o primeiro livre e o segundo obrigatório e um canal para apenas mandar mensagens que não exijam conversa. Existem aplicativos que permitem reunião via internet.

11. Conheça sua equipe – considere conhecimento, talento, dedicação e garra. Avalie os mais preparados para trabalhar sob pressão, avalie os que atravessariam melhor uma crise financeira, pense em quais são os que você poderá contar incondicionalmente, crie os seus “braços-direitos”.

12. Estimule o seu pessoal – a ler mais, a fazer melhor, a participar, a se interessar. Há maneiras eficientes de estimulação sem gastar um tostão. Crie torneios internos onde pessoas de todos os níveis e capacidades possam participar. Dê prêmios baratos como um chocolate pequeno. A disputa vai ser grande.

13. Não pechinche salário – se você não pode pagar, pechinchar é uma bomba-relógio. Procure alternativas que não armem essa bomba, como uma parte fixa (ou uma garantia mínima) e outra por resultados, onde a pessoa poderá até ganhar mais, por exemplo. Há pessoas que gostam de desafios. E pague salários em dia, aconteça o que acontecer.

14. Circule – frequente os lugares certos, perca a modéstia para falar de sua empresa, sem ser chato. Crie sua network e registre tudo a respeito dessas pessoas. Revise as fichas de algumas pessoas de vez em quando, refaça o contato por telefone ou internet. Chame para tomar um café ou convide-se para isso. Apareça.

15. Mantenha o seu nome em evidência no mercado – faça o seu marketing pessoal, considere um almoço como um investimento. Use a Internet e a mídia social para isso. Estude. Todas as principais mídias sociais têm uma boa ajuda, fóruns, vídeos de treinamento e outros tipos de suporte. E softwares grátis suficientes para um início, Contrate uma empresa especializada quando puder.

16. Organize seu CRM* pessoal – anote tudo, pessoal e profissional, nome, endereço, telefone, datas, particularidades, bobagens, detalhes, time de futebol, hobby, filhos, lance as informações que obtiver assim que for possível, enquanto a memória é recente.

Planilhe relações de e-mails dando pelo menos uma classificação inicial da importância para seus negócios, por exemplo, “Clientes importantes 1” ou “Clientes importantes 2”. Tenha planilhas para “Família” e para “Amigos”, eles também podem ser importantes para sua divulgação.

Planilhe “Fornecedores” e classifique cada um por tipo de serviço ou produto, por exemplo, “Habituais” e “Gráficas” e ainda fornecedoras oficiais, como empresas de água, luz e telefone, anotando os 0800 de suporte e seu número de cliente, para não ter que ficar procurando uma conta quando precisar.

Quando mandar algo por e-mail, use as listas seletivas para enviar apenas para as pessoas certas. Faça seu CRM pessoalmente, ao menos no início, e só delegue quando você tiver pleno domínio das classificações e seus detalhes. Quando oportuno, teste um software gratuito para escolher melhor o definitivo.

17. Selecione seus parceiros – parceiro é parceiro, ao menor sinal de desequilíbrio na parceria, tenha uma conversa franca com ele. Tenha sempre parceiros para suas principais necessidades fora da empresa, fornecedores, prestadores de serviço e outros. Ouvir é um talento, então fale quando for para falar e escute sem interrupções quando for para ouvir.

18. Selecione seus fornecedores – anote os bons e também os ruins no seu CRM*, anotando o que fizeram e dando nota para os resultados, para não entrar em fria. Mesmo que você não use um fornecedor, anote seus dados quando encontrar um verdadeiramente bom.

19. Seja humilde – elimine do seu vocabulário frases do tipo “Custei para chegar aonde eu cheguei…”.

20. Seja solidário – com clientes, parceiros, funcionários, fornecedores e os que trabalham com você, apoiando e divulgando os bons e ajudando a melhorar a todos.

21. Seja honesto.

CRM – Customer relationship management” – Gestão de relacionamento com (clientes, fornecedores e pessoas físicas e/ou jurídicas em geral), com o objetivo de conhecer melhor para atender e se relacionar melhor. Pode ser um software específico, o que seria melhor, ou uma planilha. Existem muitos softwares de CRM gratuitos no mercado.