O projeto que estuda as lendas e contos da Amazônia está de malas prontas para mais um “Seminário Embarcado”.
Em 2012, oito municípios serão visitados por pesquisadores e estudantes que descobrem os cenários das histórias da região e oferecem diversos serviços para a população destes lugares.
No período de 02 a 11/08 o projeto “O Imaginário nas Narrativas Orais Populares da Amazônia Paraense” (Ifnopap) da Universidade Federal do Pará (UFPA) visita as cidades de Salinópolis, Capanema,Bragança,São João de Pirabas,Tracuateua,Vigia,Castanhal e Viseu, além da ilha de Mosqueiro – distrito de Belém.
Para a coordenadora do evento, Maria do Socorro Simões, essa programação conta com intensa programação para os pesquisadores presentes e leva de barco serviços para as comunidades visitadas. “Nós ofereceremos serviços médicos, como aplicação de vacinas, e outras atividades lúdicas, como o xadrez, grafite e fotografia, abarcando ensino, pesquisa e extensão”,diz.
Nos dias 06 e 07/08, em Capanema, e 07 e 10/08, em Viseu, haverá expedição de documentos, como carteiras de identidade e de trabalho, RG, CPF e certidão de nascimento, com o apoio jurídico do Governo.
Mais informações sobre os serviços disponíveis no municípios visitados e a programação do XVI Ifnopap podem ser consultados no site do evento.