Experiência de Marca

Sustentabilidade Sob Medida

A Sob Medida é uma agência de comunicação e sustentabilidade que foca seu negócio na responsabilidade corporativa desde o tempo em que Flavia Goldenberg, sócia fundadora da empresa, era vista como ingênua e sonhadora. Hoje é mais fácil falar neste assunto, mas em 1999 não era bem assim. Há 11 anos atrás, esta atitude já era colocada em prática naturalmente pela agência, no próprio negócio e nos negócios de seus clientes, pois sempre fez parte de sua essência.

A Sob Medida é uma agência de comunicação e sustentabilidade que foca seu negócio na responsabilidade corporativa desde o tempo em que Flavia Goldenberg, sócia fundadora da empresa, era vista como ingênua e sonhadora. Hoje é mais fácil falar neste assunto, mas em 1999 não era bem assim. Há 11 anos atrás, esta atitude já era colocada em prática naturalmente pela agência, no próprio negócio e nos negócios de seus clientes, pois sempre fez parte de sua essência.

Ação de impacto no evento Votorantin Holding

Há anos a Sob Medida dedica-se ao desenvolvimento da cadeia de fornecimento de marketing para viabilizar o pensamento sustentável nas ações desenvolvidas pela empresa. Não por coincidência, os clientes que desfilam em seu portfólio são, em grande parte, institutos, fundações e empresas do terceiro setor.

A Sob Medida Comunicação começou atendendo a Fundação Nestlé, o Instituto Votorantim, Unicsul, Abrasta, Abraform e ABA, até tornar-se  a Sob Medida Comunicação e Sustentabilidade, cuja composição acionária conta hoje com Claudia Montefusco. O pensamento sustentável se fortaleceu e a Sob Medida também se desenvolveu, estendendo sua atuação e atendendo agora a Fundação Cargill, Fundação Telefônica, Ceats (Centro de Empreendedorismo e Administração do Terceiro Setor), Pfizer, CCR, Abrale, além de outros clientes preocupados com a responsabilidade corporativa e o investimento social privado.

Flavia Goldenberg e Claudia Montefusco.

A atuação da agência tem sido destacada por ações de marketing corporativo em várias áreas, como ações de voluntariado, endomarketing, eventos e concursos e desenvolvimento de campanhas, inclusive web e edição de livros.

O reconhecimento veio por intermédio de inúmeros prêmios de várias instituições na categoria sustentabilidade ou responsabilidade social, como o Ouro no FIP (Festival Ibero Americano de Promociones & Eventos); com a Corrida Light The Night e Prata no Globes internacional com o Concurso Retratos da Coragem, ambos para a Abrale (Associação Brasileira de Leucemia e Linfoma), cliente da Sob Medida desde 2001. No Festival de Embalagem, Design & Eventos o case Voluntários Telefônica, cliente da agência desde 2007, foi premiado com Ouro e Gran Prix.

Dinho Ouro Preto, do Capital Inicial, no evento de confraternização da KPMG, produzido pela Sob Medida

“O pensamento e atitude sustentável precisam ser encarados de forma estratégica e deve correr nas veias da organização”, diz Claudia Montefusco. Com tanta experiência na bagagem, a Sob Medida decidiu dividir com o mercado o conhecimento acumulado e criou uma área dedicada à sustentabilidade que, além de atuar como consultoria, também desenvolve e realiza projetos dedicados.

Visando multiplicar os resultados, as ações são sempre ancoradas nas melhores práticas de comunicação. O destaque de hoje fica para o desenvolvimento de soluções de marketing que ajudem as empresas a lidarem com a lei de resíduos sólidos que entrará em vigor em 2011.

Outra importante atuação desta área é o desenvolvimento de um modelo sustentável para que as empresas de trade, eventos e de outras disciplinas de marketing promocional possam atuar em sintonia com conceitos de responsabilidade sócioambiental. Além disso, apoia e prepara as empresas que desejam buscar certificações de sustentabilidade nacionais e internacionais para suas ações de marketing e eventos.

O grande diferencial da Sob Medida é ter em seu DNA a sustentabilidade e a comunicação, composto fundamental na orientação, informação e conscientização de públicos internos e externos nos processos de mudança.

Votorantim Siderurgia – Inauguração

Evento para a Votorantim.

A Votorantim Siderurgia inaugurou em 2009 sua segunda usina siderúrgica no Brasil, que demandou investimentos de R$ 850 milhões na primeira fase e R$ 150 milhões na segunda. Para a implantação deste projeto as mais avançadas tecnologias disponíveis foram utilizadas, com objetivo de tornar esta unidade um modelo internacional em sustentabilidade, com eficiência econômica, social e ambiental.

Colaboradores da Votorantim.

Ao pensar em um programa de relacionamento que estivesse em sintonia com esta filosofia, a Votorantim escolheu a Sob Medida Comunicação e Sustentabilidade para traçar a estratégia da inauguração deste empreendimento e dar continuidade a este trabalho por meio de um cronograma de feiras ao longo de 2010. Neste final de ano, o programa será coroado com uma ação de marketing direto proposto pela agência, visando reforço de marca  e consolidação do relacionamento com mais de 500 clientes da siderúrgica.

Concurso Causos do ECA – Fundação Telefônica

O Concurso Causos do ECA é um projeto cultural incentivado pelo Ministério da Cultura, com iniciativa da Fundação Telefônica e promovido pelo Portal Pró-Menino. Ele foi desenvolvido no ano de 2005, com  o objetivo de dar maior visibilidade e  disseminar as práticas e direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O Concurso se realiza anualmente e premia histórias verídicas que relatam como o Estatuto da Criança e do Adolescente ajudou a transformar a vida de meninos e meninas.

Causos do ECA.

Desde 2007 a Sob Medida participa deste Projeto e recebeu o desafio de atrair o maior número de pessoas e gerar maior visibilidade para o Concurso. A agência reformulou parte do Projeto para torná-lo mais atrativo e assim aumentar sensivelmente o número de pessoas impactadas.

O evento, que normalmente acontecia no período diurno e de forma reservada, ganhou ares de grande acontecimento passando para o período noturno. Para reforçar esta grandiosidade, a realização da premiação ocupou locais com forte apelo, como patrimônios históricos ou espaços inusitados. Atenção especial também foi dedicada à escolha das atrações artísticas que primavam pela coerência com a causa, explorando a diversidade cultural de nosso País.

Inovações tecnológicas se somam ano a ano, desde a transmissão on-line do evento ao vivo por intermédio do Portal Pró-Menino, até votações on-line, tanto para eleger ganhadores nas categorias, como para decidir os filmes que são exibidos no evento. A participação de espectadores on-line e ao vivo enriquecem o conteúdo dos eventos por meio do envio de mensagens que são citadas pelo mestre de cerimônias.

Para reforçar a sintonia com a marca Telefônica as atrações seguem o mesmo tom aliando arte a tecnologia. Existem estratégias menos visíveis, mas profundamente relacionadas ao sucesso do projeto, como é o caso do planejamento da célula de R.S.V.P.. O estabelecimento de metas de público a cada ano é imprescindível para planejar metas excedentes de confirmação de presença compatíveis com o espaço.

O sucesso do projeto pode ser avaliado por meio da comparação dos números, desde o início até a sexta edição do Concurso Causos do ECA realizada em 2010:

•      Crescimento de 942% no número de histórias enviadas de todo o território nacional;

•      Aumento de 667% no número de pessoas presentes no evento de premiação;

•      750% de crescimento nos acessos ao Portal Pró-Menino.

Evento do Causos ECA.

O Segredo da Sob Medida – Sob Medida Celebration Week

A Sob Medida Comunicação completou dez anos em 2009 e, com o objetivo de fortalecer sua imagem e estreitar o relacionamento com seus principais clientes e fornecedores, desenvolveu uma ação surpreendente, totalmente vip, que garantiu a presença de praticamente 95% do mailing de convidados confirmados.

O suspense foi mantido até a chegada ao evento.

O conceito, em clima de mistério, tinha intenção de manter aguçada por todo o tempo a curiosidade dos convidados. O tema “O Segredo da Sob Medida” foi desenvolvido em várias peças eletrônicas, animadas e interativas, que de maneira inusitada instigavam todos a descobrirem qual era o segredo da Sob Medida, aonde seria a celebração dos dez anos e o que aconteceria lá.

Para manter a dinâmica do segredo, o endereço do convite levava os convidados para um lugar “fictício” e aparentemente “absurdo”: um mercado de frutas, verduras e flores. Lá eram recebidos por equipe uniformizada e identificada que os encaminhava para uma van, onde eram vendados e levados até o misterioso local de celebração.

O espaço secreto era um misto de casa e restaurante, que envolveu os convidados no clima de mistério e exotismo até o final da festa. Esta era apenas a moldura para os elementos e ações surpresas que se desenvolveram naquela noite, desde o menu inusitado, drinks exóticos, música dos trópicos até o grande momento da revelação do segredo do sucesso da Sob Medida, desvendado por meio de pergaminhos nominais e personalizados que os convidados encontravam pendurados nas árvores do jardim.

Os convidados se emocionavam ao encontrar o pergaminho.

Para garantir o máximo de participação do público corporativo, conhecido por suas agendas muito complicadas, a agência optou por realizar o “Sob Medida Celebration Week”, uma semana de celebração, onde cada convidado pôde escolher o melhor dia entre quatro opções naquela semana. Para propiciar relacionamento de qualidade os grupos eram pequenos e compostos de maneira a ter um representante da Sob Medida para cada quatro clientes.

Todo o cuidado com os detalhes no Celebration Week da Sob Medida

O sucesso foi incrível. Estiveram presentes os 75 principais clientes e prospects. Além disso a campanha teve um imenso recall com reforço de marca junto a mais 250 pessoas entre clientes e parceiros.

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